CBO nº 2236-55 (fisioterapeuta esportivo):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

22: Profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins

SubGrupo:

223: Profissionais da medicina, saúde e afins

Família:

2236: Fisioterapeutas

Ocupação:

2236-55: Fisioterapeuta esportivo

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2236-55 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (aplicar avaliação tecnológica fisioterapêutica): aplicar técnicas fisioterapêuticas para distúrbios músculo-esqueléticos; aplicar técnicas fisioterapêuticas para distúrbios vasculares; determinar condições de performance esportiva; montar equipamentos; operar equipamentos, materiais e dispositivos; recondicionar atleta de alto rendimento; testar equipamentos;

Grade B (atender clientes e pacientes): acompanhar evolução clínica; adaptar instrumentos de facilitação; capacitar clientes e pacientes a usar órteses, próteses e adaptações; criar instrumentos de facilitação; dar alta a clientes e pacientes; desenvolver habilidades dos clientes e pacientes; ensinar técnicas para independência funcional; identificar potencialidades dos clientes e pacientes; prescrever órteses, próteses e adaptações; prestar consultoria; readaptar clientes e pacientes nas avd (atividades de vida diária) nas avde (atividades de vida diária/esportiva); reeducar postura; reorientar conduta terapêutica; restaurar funções neuro-sensório-cognitivo-motoras; selecionar equipamentos e materiais;

Grade C (avaliar clientes e pacientes): aplicar critérios de elegibilidade; avaliar condições ergonômicas; avaliar funções cinética-funcionais; avaliar funções músculo-esqueléticas; avaliar funções neuro-sensório-cognitivo-motoras; avaliar funções sensório-perceptivas e de dor; avaliar órteses, próteses e adaptações; avaliar qualidade de vida;

Grade D (estabelecer diagnóstico fisioterapêutico): coletar dados dos clientes e pacientes (anamnese); encaminhar clientes e pacientes a outros profissionais; estabelecer nexo de causa cinesiológica funcional ergonômica; estabelecer nexo de causa traumo-ortopédico; estabelecer prognóstico; interpretar exames complementares; prescrever terapêutica; solicitar exames complementares;

Grade E (planejar estratégias de intervenção): definir condutas e procedimentos; definir estratégias; definir indicadores epidemiológicos e índices de acidentes e incidentes; definir objetivos; orçar serviços, equipamentos e materiais; preparar programas de atividades físicas funcionais;

Grade F (implementar ações de intervenção): adequar ambiente de trabalho; adequar fluxo de trabalho; implementar ações de conscientização, correção e concepção; interpretar indicadores epidemiológicos e índices de acidentes e incidentes; organizar rodízios de tarefas; prestar assessoria; programar pausas compensatórias; promover melhora de performance morfo-funcional; reavaliar estratégias de intervenção; reintegrar trabalhador ao trabalho;

Grade G (educar em saúde): desenvolver programas preventivos e de promoção em saúde; ministrar palestras e cursos; propor mudanças de hábito de vida;

Grade H (gerenciar serviços de saúde): adaptar ambiente ao tratamento; adaptar estruturas aos pacientes e clientes; analisar custos; avaliar processos seletivos; coordenar equipes; elaborar critérios de elegibilidade; elaborar processos seletivos; elaborar projetos; emitir pareceres técnico-administrativos; especificar capacidade de atendimento; estabelecer parâmetros de alta; estipular equipamentos e materiais de uso padrão; mediar reuniões clínicas; supervisionar equipes; supervisionar estágios;

Grade I (exercer atividades tecnico-científicas): apresentar trabalhos técnico-científicos; coordenar grupos de estudos; elaborar protocolo de avaliação e tratamento; organizar eventos técnico-científicos; participar de discussão técnica interdisciplinar; participar de eventos técnico-científicos; realizar pesquisa prática;

Grade J (trabalhar com segurança): identificar situações de risco; minimizar riscos;

Grade Y (comunicar-se): emitir atestados; emitir laudo técnico-funcional; emitir pareceres técnicos; emitir relatórios; orientar profissionais da equipe de trabalho; registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes; solicitar manutenção de equipamentos; solicitar reposição de materiais;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de percepção; demonstrar capacidade motora fina; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar equilíbrio emocional; demonstrar habilidade de comunicação; demonstrar habilidade manual; demonstrar habilidade para lidar com cavalo; demonstrar iniciativa; demonstrar perseverança; estimular adesão e continuidade do tratamento; lidar com público; trabalhar em equipe; transmitir segurança;

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