CBO nº 2236-35 (fisioterapeuta traumato-ortopédica funcional):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

22: Profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins

SubGrupo:

223: Profissionais da medicina, saúde e afins

Família:

2236: Fisioterapeutas

Ocupação:

2236-35: Fisioterapeuta traumato-ortopédica funcional

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2236-35 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (aplicar avaliação tecnológica fisioterapêutica): aplicar técnicas fisioterapêuticas para distúrbios músculo-esqueléticos; aplicar técnicas fisioterapêuticas para distúrbios vasculares; montar equipamentos; operar equipamentos, materiais e dispositivos; realizar recondicionamento cardiorrespiratório; testar equipamentos;

Grade B (atender clientes e pacientes): acompanhar evolução clínica; adaptar instrumentos de facilitação; capacitar clientes e pacientes a usar órteses, próteses e adaptações; criar instrumentos de facilitação; dar alta a clientes e pacientes; desenvolver habilidades dos clientes e pacientes; ensinar técnicas para independência funcional; identificar potencialidades dos clientes e pacientes; prescrever órteses, próteses e adaptações; prestar consultoria; readaptar clientes e pacientes nas avd (atividades de vida diária) nas avde (atividades de vida diária/esportiva); reeducar marcha; reeducar postura; reorientar conduta terapêutica; restaurar funções neuro-sensório-cognitivo-motoras; selecionar equipamentos e materiais;

Grade C (avaliar clientes e pacientes): aplicar critérios de elegibilidade; avaliar funções cinética-funcionais; avaliar funções músculo-esqueléticas; avaliar funções sensório-perceptivas e de dor; avaliar funções tegumentares; avaliar órteses, próteses e adaptações; avaliar qualidade de vida;

Grade D (estabelecer diagnóstico fisioterapêutico): coletar dados dos clientes e pacientes (anamnese); encaminhar clientes e pacientes a outros profissionais; estabelecer nexo de causa traumo-ortopédico; estabelecer prognóstico; interpretar exames complementares; prescrever terapêutica; solicitar exames complementares;

Grade E (planejar estratégias de intervenção): definir condutas e procedimentos; definir estratégias; definir frequência e tempo da intervenção; definir indicadores epidemiológicos e índices de acidentes e incidentes; definir objetivos; orçar serviços, equipamentos e materiais; participar na elaboração de programas de qualidade de vida; preparar programas de atividades físicas funcionais;

Grade F (implementar ações de intervenção): implementar ações de conscientização, correção e concepção; interpretar indicadores epidemiológicos e índices de acidentes e incidentes; prestar assessoria; reavaliar estratégias de intervenção;

Grade G (educar em saúde): desenvolver material educativo; desenvolver programas preventivos e de promoção em saúde; ensinar procedimentos para mobilidade independente e semi dependente; implementar cultura ergonômica; ministrar palestras e cursos; organizar grupos de educação; orientar clientes, pacientes, familiares e cuidadores; participar da elaboração de políticas públicas de saúde; participar da implementação das políticas públicas em saúde; propor mudanças de hábito de vida;

Grade H (gerenciar serviços de saúde): adaptar ambiente ao tratamento; adaptar estruturas aos pacientes e clientes; analisar custos; avaliar processos seletivos; coordenar equipes; elaborar critérios de elegibilidade; elaborar processos seletivos; elaborar projetos; emitir pareceres técnico-administrativos; especificar capacidade de atendimento; estabelecer parâmetros de alta; estipular equipamentos e materiais de uso padrão; identificar indicadores de desempenho; mediar reuniões clínicas; supervisionar equipes; supervisionar estágios;

Grade I (exercer atividades tecnico-científicas): apresentar trabalhos técnico-científicos; coordenar grupos de estudos; elaborar protocolo de avaliação e tratamento; organizar eventos técnico-científicos; participar de discussão técnica interdisciplinar; participar de eventos técnico-científicos; realizar pesquisa prática;

Grade J (trabalhar com segurança): avaliar conformidade dos materiais; descartar materiais contaminados; descartar material perfuro-cortante; identificar situações de risco; minimizar riscos; realizar desinfecção de instrumental; usar epi;

Grade Y (comunicar-se): emitir atestados; emitir pareceres técnicos; emitir relatórios; orientar profissionais da equipe de trabalho; registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes; solicitar manutenção de equipamentos; solicitar reposição de materiais;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de percepção; demonstrar capacidade motora fina; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar equilíbrio emocional; demonstrar habilidade de comunicação; demonstrar habilidade manual; demonstrar habilidade para lidar com cavalo; demonstrar iniciativa; demonstrar perseverança; estimular adesão e continuidade do tratamento; lidar com público; trabalhar em equipe; transmitir segurança;

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