Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
22: Profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins
221: Biólogos e afins
2211: Biólogos e afins
2211-05: Biólogo
Código | Sinômino |
---|---|
2211-05 | Analista de micróbios |
2211-05 | Biologista |
2211-05 | Citologista |
2211-05 | Hidrobiologista |
2211-05 | Histologista |
2211-05 | Insetologista |
2211-05 | Microbiologista |
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Grade A (estudar seres vivos): estudar aspectos bioquímicos, biofísicos e moleculares; estudar ciclos de vida; estudar função e estrutura dos seres vivos; estudar genética e evolução dos seres vivos; estudar origem dos seres vivos; estudar relação dos seres vivos e ambiente (biótico e abiótico);
Grade B (exercer docência em ciências e ciências biológicas): acompanhar projetos pedagógicos; avaliar desempenho dos alunos; elaborar currículo; elaborar emendas e programas de disciplinas; elaborar material didático; elaborar projetos pedagógicos; ministrar aulas; orientar pesquisa científica, trabalhos técnicos e didáticos; preparar aulas teóricas e práticas;
Grade C (desenvolver pesquisa em biologia, biologia molecular, biotecnologia, ambiental e epidemologia): administrar recursos financeiros; analisar dados da pesquisa; aplicar resultados de pesquisa; avaliar resultados da pesquisa; coordenar equipes; definir cronograma de atividades; definir metodologia; definir objetivos; definir parceiros executivos; divulgar informações sobre projeto; documentar através de fotos, filmagem, ilustração e material científico; elaborar diagnóstico preliminar para desenvolvimento de pesquisas; fixar metas; formular hipóteses; identificar demanda; orientar pesquisas; redigir trabalhos científicos para publicação;
Grade D (inventariar biodiversidade): analisar a distribuição espacial e temporal; classificar amostras; delimitar área de amostragem; elaborar banco de dados; quantificar espécies e espécimes; realizar levantamentos nos diferentes biomas;
Grade E (realizar consultoria e assessoria na área biológica e ambiental): atuar como responsável técnico em empresas, ongs, fundações e instituições públicas; avaliar projetos; definir indicadores de avaliação; elaborar planos estratégicos; elaborar prognósticos (manejo, preservação, recuperação do meio ambiente, desenvolv. sócio-econ.); emitir relatórios de impacto ambiental; executar levantamentos sócio - econômicos e ambientais; gerenciar projetos; monitorar projetos; participar da operacionalização de projetos; realizar perícia;
Grade F (organizar coleções biológicas): assessorar tecnicamente museus e exposições temáticas; atuar em jardins botânicos e zoológicos; atuar em unidades de conservação; manter bancos de material biológico; manter coleções biológicas; manter criadouro; montar bancos de material biológico; montar coleções biológicas; montar criadouro; preparar material para coleções;
Grade G (manejar recursos naturais): desenvolver programas de controle de pragas, doenças, parasitas e vetores; desenvolver projetos de reflorestamento; elaborar projetos de desenvolvimento sustentável; estabelecer medidas de conservação de recursos naturais renováveis; estabelecer medidas de manejo de recursos naturais renováveis; executar projetos de desenvolvimento sustentável; manejar espécies silvestres e exóticas; manejar recursos florestais; manejar recursos hídricos; manejar recursos pesqueiros;
Grade H (desenvolver atividades de educação ambiental): desenvolver atividades de integração do homem com a natureza; desenvolver projeto para manejo de lixo doméstico, industrial e hospitalar; desenvolver projetos de reaproveitamento de água servida; divulgar informações sobre qualidade da água de abastecimento; elaborar materiais de divulgação de educação ambiental; elaborar projetos de educação ambiental para área rural; organizar atividades de reciclagem de materiais; organizar atividades sobre higiene, educação sanitária e degradação ambiental; organizar oficinas, cursos e palestras; orientar ecoturismo para educação ambiental; orientar junto a sociedade trabalhos de manejo, preservação e conservação; prestar informações sobre conservação de recursos naturais; treinar professores em educação ambiental;
Grade I (realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais): analisar amostras; classificar espécies; coletar amostras; elaborar relatórios técnicos; emitir laudos de diagnósticos; identificar espécies; interpretar variáveis bióticas e abióticas; realizar ensaios;
Grade J (realizar análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas): controlar qualidade do processo de análise; emitir laudos de análises; interpretar resultados de análises; operar instrumentos e equipamentos de análise; preparar amostras para análise; realizar aconselhamento genético; realizar exames;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstar iniciativa; demonstrar adaptabilidade; demonstrar capacidade crítica; demonstrar capacidade de discernimento; demonstrar capacidade de formular questões; demonstrar capacidade de investigação; demonstrar capacidade de observação; demonstrar criatividade; demonstrar meticulosidade; demonstrar objetividade; demonstrar perseverança; desenvolver ética; desenvolver senso crítico; evidenciar capacidade de ponderação; revelar senso de organização; trabalhar em equipe;