CBO nº 2145-05 (engenheiro químico):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

21: Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia

SubGrupo:

214: Engenheiros, arquitetos e afins

Família:

2145: Engenheiros químicos e afins

Ocupação:

2145-05: Engenheiro químico

Sinônimos:

Código Sinômino
2145-05 Engenheiro de desenvolvimento químico
2145-05 Engenheiro de processamento químico
2145-05 Engenheiro químico (alimentos e bebidas)
2145-05 Engenheiro químico de processos
2145-05 Engenheiro químico de produção
2145-05 Engenheiro químico de projetos
2145-05 Engenheiro químico, em geral

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (controlar processos químicos, físicos e biológicos): analisar amostras; coletar amostras; definir materiais e equipamentos; definir nível de estoque de materiais; definir padrões e métodos analíticos; definir parâmetros de controle de processos; definir procedimentos operacionais; definir sistema de amostragem; efetuar análise estatística de dados; gerenciar custos de processos; modificar variáveis de processos; registrar ocorrências; validar processos; verificar conformidade de resultados; verificar conformidade e funcionamento de equipamentos;

Grade B (desenvolver processos e sistemas): alterar fluxograma de processos; avaliar custo benefício de processos; calcular balanços de massa, energia e quantidade de movimento; desenvolver simuladores de processos; monitorar implantação de processos, sistemas e equipamentos; participar do desenvolvimento de automação de processos; pesquisar processos, materiais e equipamentos; prospectar soluções tecnológicas; realizar testes e ensaios de materiais; realizar testes em plantas industriais; selecionar fornecedores de equipamentos, instalações e insumos; simular processos;

Grade C (projetar sistemas e equipamentos): consultar normas técnicas, de segurança e legislação; detalhar projeto construtivo; dimensionar equipamentos e sistemas; elaborar cronograma físico-financeiro de projetos; gerar projeto conceitual; gerar projetos de engenharia básica; mensurar viabilidade técnica e econômica de projeto; supervisionar implantação de projetos;

Grade D (implantar sistemas de gestão ambiental): analisar aspectos e impactos ambientais; elaborar planos ambientais de contigência e emergência; especificar ações de controle ambiental; implantar ações de controle ambiental; implementar processo de reutilização de rejeitos; quantificar impactos ambientais; recuperar rejeitos e efluentes (sólidos, líquidos e gasosos);

Grade E (coordenar equipe e atividades de trabalho): assessorar a elaboração de planos de carreiras; avaliar consultorias e assistências técnicas; avaliar cumprimento de metas; avaliar desempenho individual e de equipe; avaliar relatórios; coordenar qualificação técnica de equipe; delegar tarefas; divulgar planos, metas e resultados; estabelecer metas de trabalho; participar de perícias técnicas e auditorias; prestar consultorias e assistências técnicas; programar atividades de trabalho; promover eventos e seminários técnicos; requisitar manutenção de equipamentos; selecionar equipe de trabalho;

Grade F (implementar segurança de processos e procedimentos de trabalho): classificar perigos e riscos de segurança; diagnosticar causas de acidentes de trabalho; elaborar planos de segurança de trabalho; estabelecer procedimentos de segurança; fiscalizar procedimentos e utilização de equipamentos de segurança; realizar inspeções periódicas;

Grade G (elaborar documentação técnica): elaborar ficha de segurança de materiais e produtos químicos; elaborar mapa de riscos ambientais e de segurança; emitir laudos técnicos; emitir normas técnicas; padronizar documentos técnicos; preparar documentação legal; redigir relatórios e manuais; registrar memória técnica; submeter pedido de patentes de produtos e processos;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar acuidade sensorial; demonstrar atenção focada; demonstrar capacidade de persuasão; demonstrar capacidade de raciocínio dedutivo; demonstrar capacidade de raciocínio indutivo; demonstrar capacidade de raciocínio lógico; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar liderança; demonstrar senso crítico; tomar decisões; trabalhar em equipe;

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