Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
21: Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
213: Físicos, químicos e afins
2134: Geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins
2134-10: Geólogo de engenharia
Código | Sinômino |
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A ocupação nº 2134-10 não possui sinônimo(s). |
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Grade A (estudar ambientes terrestres e aquáticos): caracterizar a geomorfologia; caracterizar materiais geológicos; coletar dados geológicos, geofísicos, meteorológicos, oceanográficos e batimétricos; coordenar projetos; elaborar mapas e cartas; elaborar perfis geológicos e geofísicos; elaborar relatórios técnicos e científicos; estimar geometria e distribuição espacial de corpos e estruturas geológicos; interpretar dados geológicos, geofísicos, oceanográficos e batimétricos; interpretar fotos aéreas e imagens de sensoriamento remoto; inventariar recursos minerais, hídricos e combustíveis fósseis; medir parâmetros físicos, químicos e mecânicos de materiais geológicos; planejar estudos; realizar diagnósticos e prognósticos;
Grade B (explorar recursos vivos (pescado, algas e fitoplâncton) e não vivos - minerais (rochas, água, combustíveis fósseis)): construir poços e furos de sonda; descrever testemunhos de sondagem; desenvolver técnicas de exploração; executar ensaios de bombeamento em aqüíferos; gerenciar prospecção/exploração; integrar resultados analíticos de testemunhos de sondagem e de perfilagem; proceder perfilagem geológica e geofísica; testar equipamentos;
Grade C (pesquisar natureza geológica, geofísica e oceanográfica): adaptar métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo; classificar minerais, rochas e fósseis; criar programas computacionais aplicados à geologia, geofísica e oceanografia; descrever minerais, rochas e fósseis; descrever processos naturais em curso; desenvolver métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo; identificar minerais, rochas e fósseis; identificar sítios e monumentos geológicos e paleontológicos; modelar processos e produtos geológicos e oceanográficos; pesquisar métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo; pesquisar processos geodinâmicos e oceanográficos; supervisionar laboratórios de pesquisa;
Grade D (gerir atividades de proteção, conservação e reabilitação ambiental): avaliar passivos e impactos ambientais; avaliar vulnerabilidade dos ecossistemas e/ou seus recursos; delimitar áreas de proteção de sítios e monumentos geológicos e paleontológicos; estabelecer zoneamentos ambientais e/ou geotécnicos; preparar avaliações e cartas de risco naturais e antrópicos; preparar projetos de disposição de resíduos; preparar relatórios ambientais e/ou geotécnicos; propor medidas de prevenção de contaminação de aqüíferos; propor medidas de proteção, conservação e reabilitação dos ecossistemas e/ou suas partes; propor medidas de reabilitação de áreas degradadas; propor medidas e ações de prevenção e mitigação de impactos ambientais;
Grade E (controlar serviços de geologia, geofísica e oceanografia): auditorar resultados; controlar amostragem e resultados de ensaios físicos, mecânicos e químicos de amostras; controlar aproveitamento de recursos hídricos subterrâneos; controlar obra geotécnica experimental; controlar qualidade dos procedimentos;
Grade F (efetuar serviços geotécnicos): avaliar resultados de instrumentação hidrogeotécnica; determinar propriedades físicas, mecânicas e químicas de rocha, solo e água; instalar poços de monitoramento de aqüíferos; preparar plano de instrumentação hidrogeotécnica; propor medidas de estabilização de maciços;
Grade H (prestar assessoria e consultoria): assessorar a regulação, licenciamento e fiscalização ambiental das atividades e empreendimentos; assessorar em assuntos legais de mineração; assessorar órgãos de gestão quanto ao suporte geológico de cidades; assessorar órgãos públicos na elaboração de políticas ambientais; definir modelos de gestão para recursos hídricos; emitir pareceres e laudos técnicos; prestar assessoria em projetos de economia mineral; realizar perícia e arbitramento técnicos;
Grade I (difundir conhecimento geológico, geofísico e oceanográfico): organizar coleções e exposições; organizar encontros científicos e técnicos; organizar material informativo e educativo; organizar roteiros e expedições científicas; orientar programas de turismo, geoturismo e turismo ecológico;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar adaptabilidade; demonstrar capacidade de agir sob pressão; demonstrar capacidade de lidar com situações de risco; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de visão sistêmica; demonstrar criatividade; demonstrar pró-atividade; demonstrar senso crítico; demonstrar tolerância ao isolamento; demonstrar visão espacial; demonstrar visão temporal; trabalhar com segurança; trabalhar em equipe;
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