Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
21: Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
213: Físicos, químicos e afins
2133: Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia
2133-10: Geofísico espacial
Código | Sinômino |
---|---|
A ocupação nº 2133-10 não possui sinônimo(s). |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (realizar pesquisas científicas): analisar dados de simulação; analisar dados experimentais; avaliar resultados; definir metodologia; documentar resultados; formular modelos físicos e matemáticos; identificar oportunidade científica em geofísica espacial; revisar bibliografia;
Grade B (prognosticar fenômenos meteorológicos, astronômicos e de geofísica espacial): analisar efeitos da circulação atmosférica; analisar parâmetros solares e de geofísica espacial; avaliar influência das irregularidades ionosféricas nos sistemas de comunicação; classificar periodicidade e intensidade dos fenômenos meteorológicos e geofísicos espaciais; comparar resultados de modelos com dados observados; confrontar resultados de modelos; diagnosticar fenômenos meteorológicos e de geofísica espacial; elaborar previsões de fenômentos de geofísica espacial (buraco cam. ozônio, tempestades magnéticas); quantificar intensidade dos fenômenos meteorológicos e geofísicos espaciais;
Grade C (obter dados astronômicos, meteorológicos e de geofísica espacial): obter dados de bóias oceânicas; obter dados de estações meteorológicas; obter dados de radares ionosféricos e meteorológicos; obter dados de satélites; obter dados de sensores em balões; obter dados de sondagem de foguetes; obter dados de sondas espaciais; obter dados de variáveis ionosféricas e atmosféricas a partir da superfície; obter dados em aeronaves e navios;
Grade D (tratar dados astronômicos, meteorológicos e de geofísica espacial): corrigir efeitos atmosféricos; corrigir efeitos do meio interestelar; corrigir efeitos gravitacionais; corrigir efeitos instrumentais; criar banco de dados; gerenciar banco de dados; padronizar dados; reduzir dados; verificar consistência dos dados;
Grade E (disseminar informações das áreas de astronomia, meteorologia e de geofísica espacial): atender consultas do público; conceder entrevistas; confeccionar material de divulgação; disponibilizar banco de dados; divulgar documentos informativos direcionados a clientes específicos; elaborar laudos técnicos; emitir pareceres científicos; ministrar palestras e cursos; organizar eventos técnicos e científicos; orientar teses, dissertações e estágios; participar de eventos técnicos e científicos; prestar consultoria técnica; publicar trabalhos técnicos e científicos; recepcionar visitantes; treinar equipe de trabalho;
Grade F (desenvolver sistemas computacionais nas áreas de astronomia, meteorologia e geofísica espacial): codificar programas computacionais; definir linguagem de programação; definir plataforma; definir protocolo de comunicação; delimitar problema; documentar programas computacionais; testar programas computacionais; validar programas computacionais;
Grade G (desenvolver instrumentação científica nas áreas de astronomia, meteorologia e geofísica espacial): calibrar instrumentos; construir instrumento; definir procedimentos de calibração; detalhar projeto técnico do instrumento; elaborar manual de operação e características técnicas; formular projeto conceitual; identificar grandezas de interesse; integrar instrumentos em sistemas; integrar partes de instrumentos; testar instrumentos segundo condições técnicas e ambientais de uso;
Grade H (gerenciar projetos nas áreas de astronomia, meteorologia e geofísica espacial): adquirir materiais; captar recursos financeiros; contratar serviços; coordenar execução de projetos; definir metas; especificar recursos humanos; montar cronograma; orçar projeto; produzir relatório final; requerer patentes;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): comunicar-se com diversos públicos; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar criatividade; demonstrar curiosidade científica; demonstrar raciocínio lógico; demonstrar raciocínio matemático; trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.