CBO nº 2122-10 (engenheiro de equipamentos em computação):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

21: Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia

SubGrupo:

212: Profissionais da informática

Família:

2122: Engenheiros em computação

Ocupação:

2122-10: Engenheiro de equipamentos em computação

Sinônimos:

Código Sinômino
2122-10 Engenheiro de hardware computacional
2122-10 Engenheiro de sistemas computacionais - equipamentos

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (projetar soluções em tecnologia de informação): avaliar custo e benefício de soluções; criar protótipos; definir cronograma de trabalho; dimensionar recursos físicos, financeiros e humanos; identificar equipamentos e sistemas; identificar problemas e oportunidades; identificar restrições e dificuldades de projeto; projetar aplicativos em linguagem de baixo nível; projetar módulos de equipamentos; realizar pesquisas técnicas; validar novas tecnologias e aplicabilidade de pesquisas técnicas;

Grade B (implementar soluções em tecnologia de informação): alocar recursos; conectar aplicativos e equipamentos; definir transdutores; implantar solução projetada; montar equipamentos (hardware); testar solução projetada;

Grade C (gerenciar ambiente operacional): atualizar equipamentos; configurar ambiente operacional; definir ações de controle operacional e de recursos; monitorar nível de utilização de recursos; realizar manutenção técnica (preventiva e corretiva);

Grade D (elaborar documentação): descrever métodos e processos de trabalho; descrever solução projetada; elaborar manuais técnicos (uso, funcionamento, instalação e manutenção); elaborar relatórios técnicos; registrar problemas, soluções e eventos (processos e intervenções);

Grade E (fornecer suporte técnico): acionar suporte de terceiros; classificar problemas; corrigir falhas no sistema; definir prazos e prioridades de atendimento; orientar usuários;

Grade F (organizar treinamento de usuários): avaliar eficácia de treinamento; elaborar material didático; especificar recursos necessários para treinamento; ministrar treinamento; preparar testes para avaliação de treinandos;

Grade Y (comunicar-se): desenvolver compreensão escrita; desenvolver compreensão oral; desenvolver expressão escrita; desenvolver expressão oral; negociar; trabalhar em equipe;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): cultivar a curiosidade; demonstrar objetividade; demonstrar orientação para detalhes; demonstrar persistência; desenvolver raciocínio abstrato; desenvolver raciocínio lógico; evidenciar criatividade;

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