Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
21: Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
211: Matemáticos, estatísticos e afins
2112: Profissionais de estatística
2112-05: Estatístico
Código | Sinômino |
---|---|
2112-05 | Amostrista |
2112-05 | Estatístico - analista |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (desenhar amostras): calcular precisão da amostra; compor cadastro; definir cadastro; definir fator de expansão do resultado; definir tamanho da amostra; desenhar plano amostral; dimensionar universo da pesquisa; identificar objetivo da pesquisa; revisar plano amostral; selecionar amostra;
Grade B (analisar dados): adotar modelo para análise estatística; analisar dados segundo técnicas estatísticas; aprimorar técnicas estatísticas; auxiliar na interpretação interdisciplinar dos dados; calcular números índices; construir indicadores; fazer análise descritiva; fazer relatório de análise; interpretar resultados estatísticos da análise; projetar resultados; realizar controle estatístico de processo; validar resultados fornecidos pelos indicadores;
Grade C (processar dados): criticar dados (validade, consistência e estatística); definir processo de tabulação; elaborar métodos de imputação de dados; elaborar programas de processamento, tabulação de dados; elaborar sistema de entrada de dados; preparar apresentação dos resultados (gráficos, cartogramas e outros); tabular dados;
Grade D (construir instrumentos de coleta de dados): escolher forma de coleta; estruturar instrumentos de coleta; ordenar variáveis segundo estratégia de coleta; realizar teste piloto; redigir instruções de coleta e preenchimento; redigir material de divulgação da pesquisa; selecionar variáveis; treinar entrevistador e pesquisador;
Grade E (criar banco de dados): acrescentar variáveis ao banco de dados; atualizar dados; avaliar qualidade do banco de dados; criar dicionário de dados; dar suporte na utilização dos bancos de dados; descrever conteúdo dos dados (meta-dados); estabelecer nível de agregação a ser disponibilizado; selecionar variáveis componentes do banco de dados;
Grade F (desenvolver sistemas de codificação de dados): atualizar livro de códigos; criar livro de códigos; definir nível de agregação dos dados; definir plano de classificação; estabelecer codificação de identificação do questionário;
Grade G (planejar pesquisa): definir tipo de pesquisa (amostral, censitária, experimental etc.); elaborar cronograma; listar equipamentos; listar recursos humanos; listar suprimentos; planejar trabalho de campo (coleta, supervisão etc.);
Grade Y (comunicar-se): adaptar liguagem; desenvolver capacidade de expressão escrita; desenvolver capacidade de expressão oral; trabalhar em equipe;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade de síntese; demonstrar objetividade; demonstrar organização; desenvolver capacidade analítica; desenvolver perspicácia; desenvolver raciocínio lógico; desenvolver raciocínio matemático;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.