CBO nº 1422-05 (gerente de recursos humanos):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes

SubGrupo principal:

14: Gerentes

SubGrupo:

142: Gerentes de áreas de apoio

Família:

1422: Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

Ocupação:

1422-05: Gerente de recursos humanos

Sinônimos:

Código Sinômino
1422-05 Coordenador de rh
1422-05 Gerente de planejamento de salários e benefícios
1422-05 Gerente de relações de recursos humanos
1422-05 Gerente de relações humanas
1422-05 Gerente de relações industriais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (gerenciar atividades do departamento de pessoal): analisar contratos de trabalho; consultar fontes jurídicas; elaborar procedimentos para cumprir as convenções coletivas; gerenciar ações trabalhistas; gerenciar contratação de pessoal e rescisão contratual; gerenciar contratos de estagiários e terceiros; gerenciar custo de mão-de-obra; gerenciar documentações legais; gerenciar folha de pagamento; gerenciar movimentação de pessoal; negociar acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas; prestar informações à fiscalização do trabalho; providenciar o recolhimento de encargos sociais; supervisionar rotinas administrativas;

Grade B (administrar cargos e salários): administrar descrição de cargos; administrar estrutura de remuneração; administrar número efetivo de funcionários (headaccount); administrar organograma de cargos; administrar pesquisa salarial; analisar proposta de promoção de funcionários; analisar resultados de pesquisa salarial; criar organograma de cargos; desenvolver plano de carreira; implantar plano de carreira; preparar relatório à diretoria;

Grade C (controlar benefícios): atender funcionários e dependentes; controlar benefícios junto a órgãos públicos; controlar contratos com fornecedores; negociar contratos com fornecedores; organizar plano de benefícios; pesquisar internamente satisfação dos usuários do benefício; pesquisar planos de benefícios; promover programas prevencionistas;

Grade D (gerir atividades de treinamento e desenvolvimento): avaliar potencial de funcionários para aproveitamento interno; conduzir reuniões, palestras e treinamentos; consolidar plano de treinamento; contratar consultorias de treinamento; coordenar levantamento de necessidades de treinamento; disponibilizar recursos didático-pedagógicos; elaborar normas e procedimentos organizacionais para treinamento; elaborar planos de incentivo e motivacionais; elaborar programas para desenvolvimento educacional; medir resultados e custos de treinamento;

Grade E (coordenar recrutamento e seleção de pessoal): avaliar processo de seleção; contratar consultorias para recrutamento e seleção; coordenar análise curricular; coordenar aplicação de testes e provas para candidatos; definir formas de divulgação para recrutamento; desenvolver alternativas de recrutamento e seleção; elaborar relatório estatístico; emitir parecer do perfil do candidato; entrevistar candidatos; identificar necessidade de contratação de pessoal;

Grade F (assessorar diretoria e setores da empresa): assessorar chefia em problemas psicossociais dos funcionários; assessorar eventos de outras áreas; assessorar na elaboração das metas orçamentárias; assessorar na elaboração e implantação do plano estratégico da empresa; assessorar outras áreas sobre a legislação pertinente a rh; efetuar análise da relação custo-benefício em recursos humanos; fazer parte do programa para certificação de qualidade total; fornecer à diretoria informações relacionadas a pessoal; mediar relação entre funcionários e empresa; participar de reuniões com diretoria ou gerência; representar empresa publicamente;

Grade G (atuar em eventos): participar de grupos de discussão na área de rh; participar de seminários na área; planejar reuniões com a comunidade; planejar reuniões com outras entidades; programar eventos corporativos; promover campanhas sociais;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar assertividade; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar capacidade empreendedora; demonstrar ética profissional; demonstrar facilidade de comunicação; demonstrar habilidade de negociação; desempenhar papel facilitador; desenvolver empatia; dominar informática; reciclar-se constantemente; revelar espírito de liderança; transformar-se em agente de mudança;

Busque outras ocupações (CBO):

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.