Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
14: Gerentes
142: Gerentes de áreas de apoio
1421: Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
1421-25: Analista de compliance
Código | Sinômino |
---|---|
1421-25 | Analista de integridade (compliance) |
1421-25 | Assistente de compliance |
1421-25 | Especialista em compliance |
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Grade A (gerir rotinas administrativas e financeiras): acompanhar a solução de não-conformidades apontadas pela auditoria; acompanhar indicadores de desempenho; aperfeiçoar fluxo de trabalho; arquivar documentos confidenciais; assegurar cumprimentos de normas internas e externas; verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados;
Grade B (planejar processos administrativos, financeiros de compliance e de riscos): dar suporte no desenvolvimento dos planos de ação para mitigação de riscos; definir critérios de avaliação de riscos; estabelecer indicadores de desempenho; participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos; participar de projetos específicos; planejar ações de comunicação sobre temas relacionados a políticas e código de ética da empresa; planejar treinamentos sobre temas relacionados a políticas e código de ética da empresa;
Grade C (gerenciar riscos): analisar probabilidade de ocorrência e impacto dos riscos; auxiliar as áreas no tratamento dos riscos; criar matri zde riscos; dimensionar riscos; elaborar plano de prevenção de perdas; identificar riscos; monitorar riscos; participar da elaboração de planos de contingência; recomendar alternativas para mitigação de riscos;
Grade D (gerenciar pessoas): analisar casos de possíveis conflito de interesse; avaliar o perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção; identificar público alvo para treinamento de compliance;
Grade E (administrar recursos materiais e serviços terceirizados): avaliar prestadores de serviços e fornecedores;
Grade F (administrar contratos de transferência de riscos): analisar cláusulas de compliance e anticorrupção;
Grade H (participar da implementação do programa de complaince): auxiliar na elaboração das atribuições; colaborar na definição das metodologias de investigação; desenvolver processos de gestão do canal de denúncias; implementar canal de denúncia; implementar normas de compliance; opinar na contratação do canal de denúncia; participar da definição dos mecanismos de melhoria contínua; participar da definição dos mecanismos de monitoramento; participar da elaboração de políticas de controles internos; participar da elaboração do código de ética; participar da estruturação do programa;
Grade I (monitorar o programa de compliance): ajustar políticas, normativas internas e código de ética; analisar demandas de compliance; analisar indicadores de desempenho do programa; avaliar o cumprimento dos procedimentos de controles internos; avaliar treinamentos realizados; corrigir desvios de conduta; identificar necessidade de ações corretivas e preventivas; monitorar os planos de ações oriundos de auditorias; organizar auditorias; revisar políticas, normativas internas e código de ética;
Grade J (administrar canal de denúncia): analisar documentos; avaliar denuncia recebida; classificar denúncia (grau de risco); determinar penalidade; encaminhar denúncia para tratamento interno; entrevistar testemunhas; fornecer resposta ao denunciante; solicitar documentos;
Grade K (avaliar parceiros de negócios (due diligence)): assessorar as áreas de negócio na decisão sobre contratação de parceiros; avaliar situação de antecedentes de integridade e financeiro; classificar parceiros de negócios (grau de risco); orientar parceiros de negócios sobre procedimentos e situação de risco; pesquisar antecedentes de integridade e financeiro;
Grade Y (comunicar-se): atender auditoria interna e externa; conduzir reuniões e apresentações; desenvolver campanhas de conscientização; disseminar cultura de compliance (canal de denúncia, políticas...); elaborar material de treinamento e comunicação; elaborar relatórios; interagir com demais áreas da empresa; interagir com empresas e instituições; ministrar treinamentos e workshops; participar de grupos de trabalho, comissões e comitês internos; participar de reuniões; redigir documentos e registros; revisar documentos e instrumentos de regulação e comunicação;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade analítica; demonstrar capacidade de antever cenários; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de decisão; demonstrar capacidade de gerenciar conflitos; demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade; demonstrar capacidade de objetividade; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar capacidade investigativa; demonstrar empatia; demonstrar flexibilidade; demonstrar liderança; demonstrar pensamento crítico e questionador; demonstrar persuasão; demonstrar proatividade; demonstrar resiliência; demonstrar versatilidade; demonstrar visão organizacional global;
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