Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
14: Gerentes
142: Gerentes de áreas de apoio
1421: Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
1421-20: Tecnólogo em gestão administrativo- financeira
Código | Sinômino |
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1421-20 | Tecnólogo em gestão de cooperativas |
1421-20 | Tecnólogo em gestão pública |
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Grade A (gerir rotinas administrativas e financeiras): acompanhar a solução de não-conformidades apontadas pela auditoria; acompanhar execução orçamentária; acompanhar indicadores de desempenho; aperfeiçoar fluxo de trabalho; arquivar documentos confidenciais; assegurar cumprimentos de normas internas e externas; conduzir processo de implantação de normas de qualidade; controlar conciliação de pagamentos e depósitos bancários; controlar contas a pagar; controlar contas contábeis; controlar contratos de fornecedores; controlar custos; controlar inadimplência; controlar receitas; liberar crédito; liberar verba para despesas de pequeno vulto; negociar parcelamento de débitos; participar da elaboração de contratos; validar documentos; verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados;
Grade B (planejar processos administrativos, financeiros de compliance e de riscos): analisar contexto conjuntural; analisar relatórios gerenciais; definir metas do setor; elaborar estudos de viabilidade financeira; estabelecer critérios de seleção de parceiros; estabelecer diretrizes administrativas; estabelecer diretrizes financeiras; estabelecer estratégias; estabelecer indicadores de desempenho; estabelecer plano de contingência; participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos; participar de projetos específicos; planejar implantação de normas de qualidade; traçar plano orçamentário;
Grade C (gerenciar riscos): contratar seguros; negociar garantias; participar da elaboração de planos de contingência;
Grade D (gerenciar pessoas): avaliar desempenho de funcionários; decidir sobre desligamento de funcionários; determinar perfil de funcionários da área; distribuir tarefas; escalar férias, compensação, folgas e horas extras; gerenciar assiduidade e pontualidade; identificar necessidade de novas funções; participar do processo de contratação de funcionários; realocar funcionários; sugerir promoção de funcionários;
Grade E (administrar recursos materiais e serviços terceirizados): administrar estoques de materiais; atestar recebimento de materiais e serviços; avaliar prestadores de serviços e fornecedores; cadastrar fornecedores; contratar serviços terceirizados; efetuar pagamentos e repasses para terceiros; inventariar imobilizados; levantar cotação de materiais e serviços; requisitar instalação de equipamentos; requisitar manutenção de instalações e equipamentos; selecionar parceiros e fornecedores; verificar regularidade fiscal de fornecedores;
Grade F (administrar contratos de transferência de riscos): monitorar o cumprimento de exigências contratuais;
Grade G (atender cliente e/ou cooperado): identificar necessidades do cliente e/ou cooperado; inspecionar condições de atendimento; oferecer produtos e serviços; orientar cliente e/ou cooperado; receber reclamações de cliente e/ou cooperado; solucionar problemas de cliente e/ou cooperado;
Grade L (zelar pela segurança, higiene e saúde no trabalho): cooperar na definição de leiaute; inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança; providenciar condições ambientais (luz, ar condicionado); supervisionar comunicação visual; supervisionar cumprimento de normas de segurança/preservação do meio ambiente; zelar pela limpeza;
Grade Y (comunicar-se): atender auditoria interna e externa; conduzir reuniões e apresentações; divulgar código de ética da empresa; divulgar metas e objetivos para funcionários; divulgar resultados da equipe; elaborar relatórios; emitir instruções de serviço; interagir com demais áreas da empresa; interagir com empresas e instituições; participar de reuniões;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade analítica; demonstrar capacidade de antever cenários; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de decisão; demonstrar capacidade de gerenciar conflitos; demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade; demonstrar capacidade de objetividade; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar capacidade investigativa; demonstrar empatia; demonstrar flexibilidade; demonstrar liderança; demonstrar pensamento crítico e questionador; demonstrar persuasão; demonstrar proatividade; demonstrar resiliência; demonstrar versatilidade; demonstrar visão organizacional global;
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