CBO nº 1421-05 (gerente administrativo):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes

SubGrupo principal:

14: Gerentes

SubGrupo:

142: Gerentes de áreas de apoio

Família:

1421: Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins

Ocupação:

1421-05: Gerente administrativo

Sinônimos:

Código Sinômino
1421-05 Gerente administrativo e financeiro
1421-05 Gerente de sistemas administrativos e finanças
1421-05 Gerente de sistemas e métodos administrativos

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (gerir rotinas administrativas e financeiras): acompanhar indicadores de desempenho; aperfeiçoar fluxo de trabalho; arquivar documentos confidenciais; assegurar cumprimentos de normas internas e externas; conduzir processo de implantação de normas de qualidade; controlar contas a pagar; controlar contas contábeis; controlar contratos de fornecedores; controlar custos; controlar inadimplência; controlar receitas; delegar competências por níveis de responsabilidade; liberar verba para despesas de pequeno vulto; monitorar carteira de títulos em cobrança; monitorar operações de crédito; negociar parcelamento de débitos; organizar processo de cobrança judicial; validar documentos; validar processos de operações bancárias;

Grade B (planejar processos administrativos, financeiros de compliance e de riscos): analisar contexto organizacional; analisar relatórios gerenciais; definir metas do setor; definir processos operacionais; estabelecer diretrizes administrativas; estabelecer estratégias; estabelecer indicadores de desempenho; estabelecer plano de contingência; participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos; participar de projetos específicos; planejar implantação de normas de qualidade;

Grade D (gerenciar pessoas): avaliar desempenho de funcionários; criar canais de comunicação entre chefia e funcionários; criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho; decidir sobre desligamento de funcionários; determinar perfil de funcionários da área; distribuir tarefas; escalar férias, compensação, folgas e horas extras; gerenciar assiduidade e pontualidade; participar do processo de contratação de funcionários; promover treinamento e reciclagem de funcionários; realocar funcionários; sugerir promoção de funcionários;

Grade E (administrar recursos materiais e serviços terceirizados): administrar estoques de materiais; aprovar requisição de materiais e serviços; atestar recebimento de materiais e serviços; autorizar a compra de materiais e serviços; cadastrar fornecedores; contratar serviços terceirizados; efetuar pagamentos e repasses para terceiros; inventariar imobilizados; levantar cotação de materiais e serviços; requisitar instalação de equipamentos; requisitar manutenção de instalações e equipamentos; verificar regularidade fiscal de fornecedores;

Grade G (atender cliente e/ou cooperado): aferir tempo de atendimento; agilizar atendimento; disponibilizar coordenador de auto-atendimento para triagem; inspecionar condições de atendimento; orientar cliente e/ou cooperado; receber reclamações de cliente e/ou cooperado; solucionar problemas de cliente e/ou cooperado;

Grade L (zelar pela segurança, higiene e saúde no trabalho): cooperar na definição de leiaute; dispor seguranças em locais estratégicos; especificar móveis e acessórios; inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança; providenciar condições ambientais (luz, ar condicionado); supervisionar comunicação visual; supervisionar entrada e saída de funcionários; zelar pela limpeza;

Grade Y (comunicar-se): atender auditoria interna e externa; conduzir reuniões e apresentações; divulgar código de ética da empresa; divulgar metas e objetivos para funcionários; divulgar resultados da equipe; elaborar relatórios; emitir instruções de serviço; interagir com demais áreas da empresa; interagir com empresas e instituições; participar de reuniões;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade analítica; demonstrar capacidade de antever cenários; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de decisão; demonstrar capacidade de gerenciar conflitos; demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade; demonstrar capacidade de objetividade; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar capacidade investigativa; demonstrar empatia; demonstrar flexibilidade; demonstrar liderança; demonstrar pensamento crítico e questionador; demonstrar persuasão; demonstrar proatividade; demonstrar resiliência; demonstrar versatilidade; demonstrar visão organizacional global;

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