Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
14: Gerentes
141: Gerentes de produção e operações
1414: Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
1414-15: Gerente de loja e supermercado
Código | Sinômino |
---|---|
1414-15 | Administrador no comércio de mercadorias |
1414-15 | Gerente de balconista |
1414-15 | Gerente de empresas comerciais |
1414-15 | Gerente de magazine |
1414-15 | Gerente de mercearia |
1414-15 | Gerente de papelaria |
1414-15 | Gerente de posto de venda |
1414-15 | Gerente de supermercado |
1414-15 | Gerente de utilidades (operações comerciais) |
1414-15 | Gerente de varejo |
1414-15 | Subchefe de loja (operações comerciais) |
1414-15 | Subgerente de loja (operações comerciais) |
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Grade A (atender aos clientes): encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca; fazer orçamentos; negociar preços e condições de pagamento; orientar clientes; pesquisar a satisfação dos clientes; resolver reclamações de clientes; supervisionar os serviços de reparação e consertos;
Grade B (planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica): analisar tendências do mercado; averiguar comportamento dos concorrentes; definir estratégias de terceirização; definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade); definir perfil do consumidor final; definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento); elaborar normas e instruções; elaborar plano de investimentos; planejar compras e locações; planejar o envio de mercadorias para assistência técnica; planejar promoção de venda de mercadorias e serviços; planejar racionalização do uso de recursos; revisar manuais de procedimentos; revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
Grade C (administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo): administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos); administrar conflitos entre funcionários; administrar horas trabalhadas, horas extras; administrar remanejamentos; avaliar desempenho; avaliar nível de satisfação das equipes; cobrar resultados; delegar atribuições; estabelecer escala de férias e de folgas; estimular a motivação das equipes; formular incentivos de produtividade; informar funcionários sobre seus desempenhos; instruir subordinados; mediar relação entre funcionário e empresa; realizar reuniões com a equipe; recomendar promoção de funcionários;
Grade D (estruturar equipes de trabalho): apreciar inovações organizacionais; detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento; determinar perfis profissionais; entrevistar candidatos; examinar currículos; identificar necessidade de contratação de pessoal; implantar técnicas de vendas; implementar reciclagem de funcionários; medir resultados de treinamento; programar treinamento e desenvolvimento profissionais; providenciar contratação e desligamento de funcionários; providenciar integração de funcionários; transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
Grade E (gerir recursos materiais e financeiros): acompanhar a execução orçamentária; acompanhar auditoria interna e externa; acompanhar indicadores de eficiência e eficácia; acompanhar rotinas adminstrativas; autorizar pagamentos e recebimentos; captar recursos; coordenar inventário de mercadorias para balanço; gerir compras; gerir custos; gerir estoques; inspecionar as condições das mercadorias expostas; liberar mercadorias para entrega; otimizar o espaço físico da loja (modulação); propor compra de novos itens; recepcionar mercadorias; remanejar leiaute; transferir numerário para o banco;
Grade F (gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços)): contratar serviços; cooperar na definição de projetos; designar equipe para projeto; divulgar mercadorias e serviços; gerenciar contratos de serviços; monitorar o andamento de projetos; qualificar fornecedores; supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
Grade G (promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade): colaborar na definição de epi e epc; controlar o cumprimento de normas; estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços; ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis; promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho; promover programas prevencionistas; prover ações de preservação ambiental; zelar pela organização do local de trabalho;
Grade H (assessorar diretoria e setores da empresa): atender agentes de fiscalização; opinar sobre condições e prioridades de projetos; organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários; participar de reuniões; preparar relatórios para a diretoria; redigir comunicados e normas; representar a empresa; sugerir desenvolvimento de novas mercadorias; sugerir inovações; sugerir investimentos; sugerir melhoria em mercadorias;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com dinamismo; argumentar com convicção (persuasão); buscar atualização profissional; demonstrar capacidade de expressão escrita (redação); demonstrar motivação; evidenciar equilíbrio emocional; exercer liderança; exercitar a autonomia; expressar-se gestualmente; expressar-se oralmente; manter apresentação pessoal; operar equipamentos de informática;
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