Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
13: Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
131: Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
1312: Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde
1312-25: Sanitarista
Código | Sinômino |
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A ocupação nº 1312-25 não possui sinônimo(s). |
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Grade A (planejar ações de saúde): adequar funcionamento da unidade assistencial às normas; analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde; analisar indicadores de saúde; analisar indicadores sociodemográficos; analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos; aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...); aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais; definir instruções de serviços internos; dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde; elaborar indicadores de saúde; elaborar instrumentos de avaliação; estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial; estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde; operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias; participar do planejamento de políticas públicas; planejar ações de capacitação; planejar ações de educação permanente; planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde; planejar ações de sensibilização; planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores; planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde; realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
Grade B (coordenar ações de saúde): acompanhar processos de assistência à saúde; coordenar projetos de cunho biopsicossocial; coordenar projetos de qualidade em atendimento; coordenar projetos e/ou programas de saúde; elaborar projetos de pesquisa; elaborar relatórios; estabelecer critérios para otimização de atendimento; estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras; estabelecer políticas de gestão; estabelecer protocolos de atendimento; fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária; gerenciar risco em farmacovigilância; gerenciar risco em hemoderivados; gerenciar risco em tecnovigilância; gerenciar serviços de assistência à saúde; implementar ações de sensibilização; implementar programas de atendimento biopsicossocial; implementar programas de saúde; investigar surtos e emergências em saúde pública; mapear riscos de acidentes de trabalho; monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais; operacionalizar campanhas de saúde; organizar fluxo de atendimento aos usuários; organizar fluxo de serviços e ações de saúde; produzir material técnico-científico; promover atividades científicas; viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
Grade C (definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde): analisar demanda dos serviços de saúde; avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços; definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos; definir capacidade operacional da instituição; definir instalação física em função dos serviços; definir investimentos e custeio; definir padrão de qualidade do serviço de saúde; definir público alvo para serviços e ações de saúde; elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica; elaborar plano estratégico; participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares; participar das discussões estratégicas para unidades de saúde; participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde; realizar pesquisas;
Grade D (realizar atendimento biopsicossocial): aplicar instrumentos de avaliação complementar; discutir casos com equipe interdisciplinar; encaminhar para outros profissionais ou equipamentos; executar atividades socioculturais e educacionais; monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários; orientar usuários, familiares e cuidadores; realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
Grade E (avaliar ações de saúde): acompanhar processos de ação de saúde; acompanhar resultados de ação de saúde; avaliar ações de vigilância de saúde; avaliar desempenho dos equipamentos de saúde; avaliar desempenho dos profissionais; avaliar o impacto das ações de saúde; avaliar programas implementados; avaliar resultados de campanhas; definir estratégias de avaliação; estabelecer critérios de avaliação; monitorar indicadores de saúde; monitorar processos e resultados de ações de saúde; verificar qualidade do atendimento;
Grade F (administrar recursos financeiros): acompanhar fluxo financeiro; analisar estudos de custo de serviços de saúde; avaliar resultados financeiros; calcular custo de tratamentos; levantar custo da prestação de serviços; levantar custo por departamento; promover estudos de custo de serviços de saúde; viabilizar captação de recursos;
Grade G (gerenciar recursos humanos): dimensionar necessidade de contratação; estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde; identificar necessidades de capacitação e qualificação; identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades; implementar ações de saúde e segurança do trabalhador; promover programa de qualidade de vida no trabalho; propor contratações e/ou demissões; propor diretrizes para organograma funcional;
Grade H (coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais): conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde; fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde; mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde; participar de conferência de saúde; participar em conselhos; prestar assessoria; prestar consultoria; propor auditorias; realizar convênios e parcerias; representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais; supervisionar convênios e parcerias;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; delegar funções; demonstrar capacidade analítica; demonstrar capacidade de administrar conflitos; demonstrar capacidade de administrar o tempo; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de comunicação não verbal; demonstrar capacidade de escuta; demonstrar capacidade de estabelecer vínculos; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de tomar decisão; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar capacidade retórica; demonstrar criatividade; demonstrar empatia; demonstrar iniciativa; evidenciar acessibilidade; evidenciar capacidade crítica; liderar pessoas;
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