CBO nº 1312-20 (gerontólogo):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes

SubGrupo principal:

13: Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais

SubGrupo:

131: Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais

Família:

1312: Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Ocupação:

1312-20: Gerontólogo

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 1312-20 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (planejar ações de saúde): adequar funcionamento da unidade assistencial às normas; analisar indicadores de saúde; analisar indicadores sociodemográficos; aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...); definir instruções de serviços internos; dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde; elaborar instrumentos de avaliação; participar do planejamento de políticas públicas; planejar ações de capacitação; planejar ações de sensibilização; planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores; planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;

Grade B (coordenar ações de saúde): acompanhar processos de assistência à saúde; coordenar projetos de cunho biopsicossocial; coordenar projetos de qualidade em atendimento; elaborar projetos de pesquisa; elaborar relatórios; estabelecer critérios para otimização de atendimento; estabelecer protocolos de atendimento; implementar ações de sensibilização; implementar programas de atendimento biopsicossocial; organizar fluxo de atendimento aos usuários; planejar eventos gerontológicos;

Grade C (definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde): avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços; definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos; participar das discussões estratégicas para unidades de saúde; participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde; realizar pesquisas;

Grade D (realizar atendimento biopsicossocial): aplicar instrumentos de avaliação complementar; aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese); discutir casos com equipe interdisciplinar; encaminhar para outros profissionais ou equipamentos; executar atividades socioculturais e educacionais; monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários; orientar adaptação do ambiente ao usuário; orientar usuários, familiares e cuidadores; prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc); realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;

Grade E (avaliar ações de saúde): avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais); avaliar desempenho dos profissionais; avaliar o impacto das ações de saúde; avaliar programas implementados; avaliar resultados de campanhas; definir estratégias de avaliação; estabelecer critérios de avaliação; verificar qualidade do atendimento;

Grade F (administrar recursos financeiros): levantar custo da prestação de serviços; levantar custo por departamento; viabilizar captação de recursos;

Grade G (gerenciar recursos humanos): capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento; dimensionar necessidade de contratação; identificar necessidades de capacitação e qualificação; identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades; propor contratações e/ou demissões;

Grade H (coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais): conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde; participar em conselhos; prestar auditoria; prestar consultoria; realizar convênios e parcerias; representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais; supervisionar convênios e parcerias;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; delegar funções; demonstrar capacidade analítica; demonstrar capacidade de administrar conflitos; demonstrar capacidade de administrar o tempo; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de comunicação não verbal; demonstrar capacidade de escuta; demonstrar capacidade de estabelecer vínculos; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de tomar decisão; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar capacidade retórica; demonstrar criatividade; demonstrar empatia; demonstrar iniciativa; evidenciar acessibilidade; evidenciar capacidade crítica; liderar pessoas;

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