CBO nº 1237-05 (diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes

SubGrupo principal:

12: Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)

SubGrupo:

123: Diretores de áreas de apoio

Família:

1237: Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Ocupação:

1237-05: Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)

Sinônimos:

Código Sinômino
1237-05 Diretor de tecnologia (pesquisa e desenvolvimento)
1237-05 Diretor técnico (pesquisa e desenvolvimento)
1237-05 Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (participar do planejamento estratégico da instituição): analisar o comportamento do mercado e da concorrência; avaliar fatores de impacto; definir estratégias; definir missão; definir objetivos permanentes e atuais; delinear visão; estudar cenários e conjuntura; identificar necessidades de mudança; participar da definição dos planos estratégicos;

Grade B (traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão): acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos; aprovar plano de ação de projeto; avaliar planos e projetos elaborados pela equipe; avaliar resultados dos projetos; definir grandes linhas de p&d; definir portfólio de projetos; estabelecer políticas de parcerias; harmonizar linhas de p&d;

Grade C (promover a inovação tecnológica e científica): coordenar proteção da propriedade intelectual; identificar demandas científicas e tecnológicas; identificar fontes de financiamento; identificar fornecedores; identificar tecnologias críticas e estratégicas; monitorar desenvolvimento científico e tecnológico; negociar financiamento para pesquisa; otimizar a alocação de recursos; promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção; promover condições para a geração de idéias inovadoras;

Grade D (definir planos táticos): analisar portfólios de projetos, atividades e produtos; aprovar metas para os indicadores; avaliar execução do plano tático; definir indicadores de desempenho; negociar com os gerentes as metas dos indicadores;

Grade E (gerir recursos humanos e materiais): acompanhar desempenho do processo produtivo; acompanhar orçamento; analisar resultados de pesquisas de clima organizacional; autorizar a aplicacão de recursos; avaliar desempenho dos recursos; definir sistemas de reconhecimento e recompensa; dimensionar recursos; elaborar orçamento; priorizar o uso dos recursos; promover a capacitação de recursos humanos; promover a formação de grupos multidisciplinares; propor orçamento;

Grade F (estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d): analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente; analisar resultados das pesquisas de opinião; definir ações de melhoria; estabelecer canais de comunicação com o usuário; estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores; garantir a análise crítica e periódica; garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais; implantar novas metodologias de gestão; melhorar a gestão das interfaces interna e externa;

Grade G (coordenar política de comunicação e divulgação na área de p&d): definir política de divulgação interna e externa; exercer ações de ´endo-marketing´; exercer ações de ´marketing´ tecnológico; facilitar a interação entre setores; participar de comitês; participar de eventos (seminários, congressos, feiras).; representar a instituição;

Grade Y (comunicar-se): cuidar do relacionamento interpessoal; cultivar a capacidade de ouvir; desenvolver capacidade de síntese; desenvolver expressão escrita; desenvolver expressão verbal; desenvolver habilidade de negociação; desenvolver habilidade para lidar com conflito; trabalhar em equipe;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): cultivar auto-conhecimento; demonstrar capacidade de delegar; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar espírito crítico; demonstrar habilidade de tomar decisões; demonstrar liderança; demonstrar objetividade; demonstrar persistência; desenvolver pensamento estratégico; desenvolver visão holística; evidenciar vivência em p&d;

Busque outras ocupações (CBO):