Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
12: Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
123: Diretores de áreas de apoio
1236: Diretores de tecnologia da informação
1236-05: Diretor de tecnologia da informação
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 1236-05 | Diretor de informática |
| 1236-05 | Diretor de infraestrutura de tecnologia da informação |
| 1236-05 | Diretor de processos de tecnologia da informação |
| 1236-05 | Diretor de serviços de informática |
| 1236-05 | Diretor de serviços de tecnologia da informação |
| 1236-05 | Diretor de tecnologia |
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Grade A (planejar atividades de tecnologia da informação): acompanhar tendências tecnológicas; analisar tendências do mercado e inovações tecnológicas; avaliar vulnerabilidades e riscos do negócio; definir certificação de profissionais e processos; definir missão da área da tecnologia da informação; definir objetivos; definir visão da área da tecnologia da informação; estabelecer organograma; estabelecer parcerias estratégicas; estabelecer prioridades; fixar metas e indicadores; identificar necessidades dos clientes e do negócio; participar da definição dos planos estratégicos; validar planejamento da operação; validar planejamento de projetos (custos, prazos, escopo, recursos tecnológicos, etc);
Grade B (gerenciar equipes): administrar equipe gerencial; administrar recursos humanos; avaliar desempenho da equipe; controlar indicadores de performance; definir competências da equipe; definir plano de desenvolvimento; estruturar áreas de ti; formar sucessores; gerenciar fornecedores; promover capacitação dos times; selecionar gestores e líderes; validar fornecedores;
Grade C (gerenciar área de tecnologia da informação): acompanhar indicadores de desempenho; alinhar plano estratégico com os projetos; definir cronograma de projetos; desenhar processos; determinar uso dos recursos humanos e materiais; estabelecer escopo; estabelecer metodologias; monitorar orçamento do projeto;
Grade D (implementar serviços e produtos): administrar parcerias; administrar recursos materiais e financeiros; aprovar liberação de verbas; buscar "feedback" da equipe; buscar "feedback" do cliente; validar consultoria; validar escopo dos serviços e produtos; validar prazos; validar valores;
Grade E (gerenciar qualidade e eficiência do serviço): acompanhar indicadores de desempenho e de qualidade; acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo; acompanhar resultados; analisar impacto de mudanças; analisar pareceres de auditoria; avaliar desempenho de fornecedores; avaliar prioridades; cobrar resultados; estabelecer indicadores de desempenho e de qualidade; monitorar cumprimento das diretrizes tecnológicas da organização; monitorar planos estratégicos;
Grade F (promover inovação tecnológica): aplicar melhores metodologias e tecnologias; avaliar soluções tecnológicas e ideias inovadoras; identificar demandas tecnológicas; identificar tecnologias novas, críticas e estratégicas; monitorar desenvolvimento científico e tecnológico; promover condições para a geração de ideias inovadoras; propor utilização de novas tecnologias nos processos e serviços ofertados ao cliente;
Grade G (interagir com diretores e acionistas): assessorar diretorias e setores afins; estabelecer parceria com diretorias; evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial; fornecer subsídios para tomada de decisão; participar na definição da missão da instituição; participar na definição da visão da instituição; reportar andamento dos projetos estratégicos; reportar resultados; reportar resultados de pesquisas de satisfação; reportar riscos; solicitar subsídios;
Grade Y (comunicar-se): conceder entrevista à mídia; divulgar estratégia empresarial; estabelecer interface com demais setores; estabelecer rede de relacionamento de assuntos afins; executar ações de endomarketing; executar marketing de relacionamento; participar de eventos (seminários, congressos, feiras); participar de reuniões; publicar conteúdo da área de ti; representar a empresa/instituição; veicular informações da instituição para a equipe;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): antever impacto de mudanças e riscos; assumir riscos; combinar competências/talentos complementares; contornar situações adversas; delegar autoridade (empowerment); demonstrar capacidade de construir cenários futuros; demonstrar capacidade de identificar sucessão; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar flexibilidade; demonstrar fluência em língua estrangeira; demonstrar habilidade de comunicação; demonstrar iniciativa; demonstrar liderança; demonstrar raciocínio lógico; identificar líderes; identificar potencial de "networking" informal; multiplicar talentos; tomar decisões; trabalhar em equipe; trabalhar sob pressão; usar intuição;