Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
12: Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
123: Diretores de áreas de apoio
1233: Diretores de comercialização e marketing
1233-10: Diretor de marketing
| Código | Sinômino |
|---|---|
| 1233-10 | Superintendente de marketing |
| 1233-10 | Vice-presidente de marketing |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (atuar na definição do planejamento estratégico): aproveitar oportunidades; atuar na definição de linhas de produto; avaliar exeqüibilidade de projetos; avaliar resultados (negócios e processos); definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo); definir metas e padrões de qualidade; definir plano de investimento com grupo gestor; dimensionar recursos; fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor; manipular tendência de mercado; participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho; prospectar formadores de opinião; prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
Grade B (definir plano de marketing e vendas): analisar plano de marketing e vendas; analisar viabilidade econômica; elaborar plano de contigência; especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento); fixar metas de vendas (objetivos e prazos); instituir metodologia de trabalho; revisar plano de marketing e vendas;
Grade C (executar plano de marketing e vendas): acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos); acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros; aprovar contratação de terceiros; disseminar plano de marketing; implantar novas metodologias de trabalho; orientar planejamento da produção; realizar ações preventivas e corretivas;
Grade D (gerir qualidade da venda): desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho; gerenciar custos e prazos logísticos; gerir pós-venda; identificar novos fornecedores e prestadores de serviço; minimizar rupturas de vendas; monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores; promover rastreabilidade do produto; realizar pesquisas (top of mind); validar métodos; verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
Grade E (participar na definição de políticas de recursos huanos): aprovar normas e instruções; avaliar desempenho da equipe; avaliar nível de satisfação da equipe; contribuir na elaboração de descrição de cargos; definir perfil de qualificação do pessoal; diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal; gerenciar salários, promoções, admissões e demissões; promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
Grade Y (comunicar-se): dialogar com públicos de interesse da empresa; disseminar informações ao público de interesse da empresa; estimular processo de comunicação; expor idéias em público; fazer exposições na mídia; redigir relatórios; transformar dados em informação; utilizar tecnologia da informação;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; delegar responsabilidades; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar respeito a chefes e subordinados; demonstrar visão de futuro; focalizar na busca de resultados; implementar planos de marketing e vendas; mostrar coerência; mostrar criatividade; mostrar otimismo; mostrar versatilidade; motivar equipe; promover campanhas internas de conscientização; promover inovação; tomar decisões; trabalhar com ética; trabalhar com responsabilidade social; trabalhar em equipe; zelar pela apresentação pessoal;