Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
12: Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
122: Diretores de produção e operações
1227: Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
1227-30: Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário)
Código | Sinômino |
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A ocupação nº 1227-30 não possui sinônimo(s). |
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Grade A (aprovar operações financeiras): adequar operações às necessidades dos clientes; avaliar capacidade de pagamento de clientes; avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional; avaliar propostas de crédito; avaliar qualidade dos ativos de clientes; avaliar ramos de atividades de clientes; avaliar relatórios de inspeção de clientes; avaliar riscos das operações; decidir taxas; decidir tipos de garantias; disponibilizar canais de crédito; submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
Grade B (participar de comitês de decisão): apresentar propostas ao comitê de crédito; homologar novos produtos; homologar rotinas operacionais; opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências); opinar sobre políticas de créditos e investimentos; participar da análise de dossiê de clientes;
Grade C (definir políticas e diretrizes): definir características de garantias contratuais; definir modelos de análise e de concessão de crédito; definir necessidades de novos produtos; definir políticas de alçadas para agências; definir segmentos de mercado; determinar parâmetros para classificação de clientes; estabelecer regras de segregação de funções; estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
Grade D (estabelecer estratégias operacionais): analisar mercado financeiro nacional e internacional; analisar relatórios de tendências; analisar situação política, interna e externa; determinar público alvo; estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo); estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos; estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito; fixar metas; programar preparação da equipe;
Grade E (desenvolver produtos e serviços): adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas; avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços; identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços; propor inovações e melhorias de produtos e serviços; solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
Grade F (dirigir equipes): avaliar desempenho; conceder bonificações; dispensar gerentes; entrevistar candidatos à gerência; promover pessoal; transferir pessoal; treinar equipes;
Grade G (controlar operações financeiras): apontar deficiências; avaliar rentabilidade das operações de crédito; controlar tramitação de dossiê de cliente; corrigir desvios; cumprir normas e legislação; garantir consistência dos ratings; monitorar clientes de alto risco; monitorar créditos concedidos; monitorar desempenho de produtos e serviços; monitorar operacionalização de produtos e serviços; monitorar portfólio em atraso; monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito; monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
Grade H (assegurar conformidade da instituição frente a normas): classificar níveis de riscos; criar intrumentos de avaliação de riscos; identificar conflitos de interesses; identificar principais áreas de risco; identificar situações adversas à instituição; monitorar implantação de mecanismos de controle; orientar mitigação de riscos;
Grade I (comunicar-se): conduzir reuniões; consultar meios de comunicação; divulgar aprovação de operações financeiras; divulgar decisões dos comitês; divulgar estratégias, políticas e procedimentos; divulgar metas; ministrar palestras; participar de seminários e eventos; preparar relatórios; representar a instituição em fóruns; visitar clientes;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar-se a situações adversas; antecipar-se às tendências de mercado; demonstrar agilidade; demonstrar comprometimento; demonstrar criatividade; demonstrar disciplina; demonstrar fluência verbal; demonstrar habilidade de negociação; demonstrar habilidade interpessoal; demonstrar poder de persuasão; demonstrar segurança; demonstrar sensibilidade a riscos; demonstrar transparência nas ações; exercer liderança; tomar decisões;
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