CBO nº 1227-05 (diretor comercial em operações de intermediação financeira):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes

SubGrupo principal:

12: Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)

SubGrupo:

122: Diretores de produção e operações

Família:

1227: Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Ocupação:

1227-05: Diretor comercial em operações de intermediação financeira

Sinônimos:

Código Sinômino
1227-05 Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira
1227-05 Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira
1227-05 Diretor regional em operações de intermediação financeira

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (aprovar operações financeiras): adequar operações às necessidades dos clientes; avaliar capacidade de pagamento de clientes; avaliar concorrentes e fornecedores de clientes; avaliar propostas de crédito; avaliar qualidade dos ativos de clientes; avaliar ramos de atividades de clientes; avaliar relatórios de inspeção de clientes; avaliar riscos das operações; decidir tipos de garantias; submeter propostas de crédito a instâncias superiores;

Grade B (participar de comitês de decisão): apresentar propostas ao comitê de crédito; homologar novos produtos; homologar rotinas operacionais; opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas; opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências); opinar sobre políticas de créditos e investimentos; participar da análise de dossiê de clientes;

Grade C (definir políticas e diretrizes): definir campanhas de incentivo à produção; definir características de garantias contratuais; definir necessidades de novos produtos; definir políticas de alçadas para agências; definir segmentos de mercado; estabelecer regras de segregação de funções;

Grade D (estabelecer estratégias operacionais): analisar mercado financeiro nacional e internacional; analisar relatórios de tendências; analisar situação política, interna e externa; desenvolver estratégias de aumento de base de clientes; determinar público alvo; dimensionar equipes para atendimento; estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo); estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos; estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação; estabelecer ponto de retorno; fixar metas; identificar mercados potenciais para instalação de agências; identificar necessidades de campanhas para captação de recursos; planejar campanhas de incentivo para as equipes; programar preparação da equipe;

Grade E (desenvolver produtos e serviços): identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços; identificar segmentos de mercado;

Grade F (dirigir equipes): assessorar gerentes no relacionamento com clientes; avaliar desempenho; conceder bonificações; dispensar gerentes; entrevistar candidatos à gerência; orientar equipes; promover pessoal; transferir pessoal; treinar equipes;

Grade G (controlar operações financeiras): acompanhar avaliação de atendimento; acompanhar fidelização de clientes; apontar deficiências; avaliar rentabilidade da captação de recursos; avaliar rentabilidade das operações de crédito; controlar tramitação de dossiê de cliente; corrigir desvios; cumprir normas e legislação; monitorar desempenho de produtos e serviços; monitorar operacionalização de produtos e serviços; monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;

Grade H (assegurar conformidade da instituição frente a normas): classificar níveis de riscos; criar intrumentos de avaliação de riscos; identificar conflitos de interesses; identificar principais áreas de risco; identificar situações adversas à instituição; monitorar implantação de mecanismos de controle;

Grade I (comunicar-se): conduzir reuniões; consultar meios de comunicação; divulgar aprovação de operações financeiras; divulgar decisões dos comitês; divulgar estratégias, políticas e procedimentos; divulgar metas; ministrar palestras; participar de seminários e eventos; preparar relatórios; representar a instituição em fóruns; visitar clientes;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar-se a situações adversas; antecipar-se às tendências de mercado; demonstrar agilidade; demonstrar comprometimento; demonstrar criatividade; demonstrar disciplina; demonstrar fluência verbal; demonstrar habilidade de negociação; demonstrar habilidade interpessoal; demonstrar poder de persuasão; demonstrar segurança; demonstrar sensibilidade a riscos; demonstrar transparência nas ações; exercer liderança; tomar decisões;

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