Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
12: Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
122: Diretores de produção e operações
1225: Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação
1225-20: Turismólogo
Código | Sinômino |
---|---|
1225-20 | Analista de turismo (turismólogo) |
1225-20 | Consultor em turismo (turismólogo) |
1225-20 | Gestor em turismo (turismólogo) |
1225-20 | Planejador de turismo (turismólogo) |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (definir planos, políticas e diretrizes): analisar legislação pertinente; decidir políticas de comissionamento; definir estratégias de marketing; definir estratégias de vendas; definir indicadores de desempenho; definir objetivos; definir políticas de qualidade; definir políticas de segurança; definir prioridades; definir tipos e quantidade de auditorias; elaborar planos de desenvolvimento local; elaborar planos de turismo; elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo; fixar metas; fomentar o envolvimento da sociedade;
Grade B (traçar plano operacional): calcular retorno de investimento; coordenar elaboração de planos de uso público; elaborar cronogramas de viagens; elaborar orçamentos; elaborar plano de marketing turístico; elaborar plano de negócios; elaborar planos de lazer e entretenimento; elaborar programas turísticos; elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais; escolher formas de divulgação; escolher produtos para promoção; escolher produtos para veiculação; estabelecer formas de pagamento; estabelecer parcerias; estabelecer preços de produtos e serviços; gerir informação turística; participar da elaboração de planos de manejo; participar de processo de licenciamento ambiental; planejar eventos; planejar logística terrestre, aérea e aquaviária; planejar roteiros turísticos; programar eventos; programar promoções;
Grade C (executar planos de negócios): acompanhar desenvolvimento das viagens; aprovar campanhas de marketing; aprovar orçamentos; articular com os atores sociais envolvidos; assessorar a realização de eventos; avaliar desempenho dos parceiros; captar eventos; captar recursos, patrocínios e apoio; contatar fornecedores; controlar divulgação de produtos; coordenar programas de sensibilização em comunidades; firmar contratos de compras; firmar contratos de seguros; gerir custos; gerir recursos materiais e financeiros; implementar parcerias; implementar projetos; negociar com fornecedores, clientes e parceiros; organizar eventos; pesquisar fornecedores;
Grade D (produzir resultados): adequar estratégias e planos; alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final; avaliar comportamento dos resultados; avaliar margem de lucros; avaliar relatórios; avaliar vendas; monitorar eventos; monitorar indicadores de desempenho; monitorar metas; monitorar projetos; prestar consultoria e auditoria; prestar contas a superiores; supervisionar contratos de serviços turísticos;
Grade E (coordenar equipes): avaliar desempenho de equipes; capacitar equipes; gerir reuniões participativas; orientar equipes; selecionar equipes;
Grade F (garantir qualidade de produtos e serviços): analisar pesquisa de satisfação do cliente; capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo; classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos; cobrar padronização de produtos e serviços; corrigir desvios; elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo; informar-se da situação da organização; realizar visitas de inspeção; solicitar pesquisa de satisfação do cliente; supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos; zelar pela imagem da organização; zelar pelo funcionamento da organização;
Grade G (analisar mercado): acompanhar concorrência; analisar localidades nacionais e internaconais, do ponto de vista turístico; analisar oferta e demanda turística; analisar pontos turísticos; comparar condições da concorrência; detectar tendências de mercado;
Grade H (realizar pesquisas): avaliar impactos sócioambientais e econômicos; identificar nichos de mercado; identificar os atores sociais envolvidos; identificar público alvo; inventariar oferta turística; realizar diagnósticos turísticos;
Grade Y (comunicar-se): atender a franqueados e parceiros; conceder entrevistas; coordenar cerimonial; emitir declaração de interesse e relevância turística; emitir pareceres e laudos técnicos; estabelecer relações institucionais; participar de feiras nacionais e internacionais; receber visitantes; representar empresa em eventos; visitar parceiros;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar agilidade; demonstrar confiabilidade; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar flexibilidade; demonstrar fluência em outro idioma; demonstrar liderança; demonstrar objetividade; demonstrar poder de convencimento; demonstrar proatividade; demonstrar visão de mercado; tomar decisões; trabalhar em equipe; visualizar futuro;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.