CBO nº 1224-05 (diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes

SubGrupo principal:

12: Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)

SubGrupo:

122: Diretores de produção e operações

Família:

1224: Diretores de operações em empresa do comércio

Ocupação:

1224-05: Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 1224-05 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (estabelecer diretrizes de operações do comércio): adequar estratégias conforme resultados alcançados; analisar a dinâmica dos mercados; analisar cenário político-econômico; analisar demanda de novos produtos; analisar tendências de consumo; elaborar orçamento; estabelecer cenários futuros, em conjunto com marketing; estabelecer estratégia de comercialização, por região geográfica; estabelecer estratégia de comercialização, por segmento de mercado; estabelecer estratégia de participação em eventos; estabelecer indicadores de resultado; fixar metas; fixar políticas de comercialização; situar concorrentes;

Grade B (coordenar recursos humanos): aprovar normas e instruções relativas ao pessoal da equipe; avaliar desempenho da equipe; colaborar na definição de critérios da remuneração variável; colaborar na seleção de pessoal; contratar pessoal para a equipe; decidir sobre contratação e desligamento de pessoal da equipe; decidir sobre promoção e transferência de pessoal da equipe; delinear organograma da equipe; delinear perfil de pessoal da equipe de vendas; dimensionar necessidade de pessoal na equipe; estabelecer indicadores de desempenho; estruturar equipe; gerir conflitos; identificar talentos; implementar programas de incentivo à produtividade; levantar necessidades de treinamento da equipe; promover treinamento de clientes e operadores; promover treinamento de vendedores;

Grade C (administrar recursos materiais e financeiros): atender auditoria; controlar orçamento; definir diretrizes e normas de controle administrativo e financeiro; definir fornecedores; definir recursos materiais e financeiros; expor relatórios de resultados; negociar aquisição de recursos materiais; submeter à diretoria, plano de investimento na área;

Grade D (dirigir operações do comércio): acompanhar desempenho de vendas por região; acompanhar desempenho de vendas por segmento de mercado; acompanhar resultados das vendas; assegurar cumprimento de objetivos e metas; definir abertura de filiais, novos mercados e novos produtos; definir critéros básicos de comercialização; definir descontos aplicáveis às listas; definir formas de comercialização; definir metodologia de vendas; definir preço e condições de fornecimento (prazos, transporte, forma de entrega); determinar parcerias; executar as políticas de comercialização; firmar contratos de aquisição; firmar contratos de fornecimento; fixar política de estoques; negociar condições de fornecimento com fornecedores; participar da ação de venda; propor listas de preços; representar a empresa em negociações comerciais; verificar condições especiais de venda; verificar níveis de preços a praticar;

Grade E (participar de atividades de marketing): decidir sobre meios de comunicação com o mercado; decidir sobre participação em eventos; decidir sobre promoção de produtos; divulgar novos produtos; estabelecer parcerias promocionais; formular linhas gerais de campanhas de vendas; organizar seminários e palestras; participar de eventos (feiras, seminários, congressos...); participar de pesquisas de mercado; prospectar novos segmentos de mercado; sugerir campanhas mercadológicas; sugerir desenvolvimento de novos produtos; sugerir melhoria em produtos atuais; validar campanhas mercadológicas; verificar resultados de campanhas de vendas;

Grade F (implantar filiais e representações comerciais): autorizar criação de filiais e representações comerciais; especificar recursos humanos e materias para abertura de filiais; extinguir filiais e representações comerciais; identificar necessidade e oportunidade de abertura de filiais e representações; monitorar desempenho de filiais e representações comerciais; orientar pesquisa para implantação de filiais e representações;

Grade Y (comunicar-se): apresentar idéias e inovações; apresentar planos de comercialização; atuar em reuniões com demais diretores; conceder entrevistas; contatar clientes e distribuidores; discutir resultados obtidos; negociar soluções comerciais; realizar seminários e palestras; solicitar aprovação de plano de investimentos na área;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstar equilíbrio emocional; demonstrar automotivação; demonstrar capacidade de comunicação verbal; demonstrar comprometimento com a missão da empresa; demonstrar convivência; demonstrar cultura geral; demonstrar empatia; demonstrar interesse em atualização profissional; exercer comando; exercer liderança; procurar inovação;

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