Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
11: Membros superiores e dirigentes do poder público
113: Chefes de pequenas populações
1130: Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras
1130-10: Líder de comunidade caiçara
Código | Sinômino |
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A ocupação nº 1130-10 não possui sinônimo(s). |
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Grade A (organizar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras): acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade; coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros; decidir sobre penalidades coletivamente; definir mutirão por grupos; definir prazos para a execução das tarefas; discutir problemas da aldeia; encaminhar membros para a justiça em caso de delito; executar as tarefas com o grupo; fomentar a organização da comunidade; indicar o agente de saúde da comunidade; nomear as lideranças por grupos de atividades; organizar encontro intercomunitário; pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
Grade B (preservar usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade): auxiliar os anciãos na educação tradicional; comercializar o artesanato; ensinar a valoração do artesanato para a comercialização; ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca; ensinar o artesanato; ensinar técnicas de confeção e reparo de instrumentos de trabalho; ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos; ensinar técnicas de construção de casas e ranchos; ensinar técnicas de venda; incentivar o resgate dos valores e práticas culturais; incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola; incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho; ouvir histórias dos mais velhos; recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias; transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
Grade C (cobrar providências para demarcação e manejo da área indígena, quilombola e caiçara): pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais; solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas; solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra; solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins; solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;
Grade D (articular questões políticas): acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes; apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras; organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara; participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras; participar dos conselhos distritais e municipais de saúde; pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade; reivindicar acesso aos direitos previdenciários; reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras; sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras; tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
Grade E (reivindicar melhorias para a educação e saúde): discutir a política da educação diferenciada; fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação; participar de reuniões para promoção do ensino universitário; participar do conselho municipal de educação; reinvindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade; reivindicar a construção de escolas; reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades; reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos); reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
Grade F (buscar recursos junto a órgãos competentes): apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos; apresentar pretação de contas ao órgão financiador; assinar responsabilidade da execução do projeto; buscar a participação da comunidade nosprojetos; elaborar projetos de auto-sustentação; elaborar projetos de preservação da cultura indígena; elaborar projetos de preservação do meio-ambiente; elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda); firmar parcerias; providenciar correção ortográfica dos projetos; solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas; solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos; solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
Grade H (realizar a manutenção e a preservação da medicina tradicional): consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes; ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata; ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros); ensinar o reconhecimento das plantas nas matas; ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.; incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos; orientar a comunidade na preservação do meio ambiente; providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
Grade I (cobrar a implantação do plano de gestão de recursos naturais): cadastrar pontos de cerco dos caiçaras; cobrar a garantia da prática da pesca tradicional; cobrar a titulação de terra das autoridades competentes; cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio; cobrar implantação do plano de manejo caiçara; cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais; envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar; incentivar a comunidade no repovoamento da mata; informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades; lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio; organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios; participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; buscar consenso na comunidade; demonstrar capacidade de administração de recursos; demonstrar capacidade de articulação política; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de resolução de problemas; demonstrar espírito guerreiro; demonstrar honestidade; demonstrar responsabilidade; incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade; partilhar as informações com a comunidade; servir como exemplo de conduta;
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