Postado em: - Área: IRPJ e CSLL.
Como deve ser calculada a depreciação a ser contabilizada mensalmente?
A quota de depreciação dedutível na apuração do Imposto de Renda será determinada por meio da aplicação da taxa anual de depreciação sobre o custo de aquisição do Ativo Imobilizado.
Registra-se que a quota anual de depreciação será ajustada proporcionalmente na hipótese de período de apuração com prazo de duração inferior a 12 (doze) meses e de bem acrescido ao ativo, ou dele baixado, no curso do período de apuração.
A depreciação poderá ser apropriada em quotas mensais, dispensado o ajuste da taxa para os bens postos em funcionamento ou baixados no curso do mês.
Nota VRi Consulting:
(1) A quota de depreciação, registrável em cada período de apuração, dos bens aplicados exclusivamente na exploração de minas, jazidas e florestas, cujo período de exploração total seja inferior ao tempo de vida útil desses bens, poderá ser determinada, opcionalmente, em função do prazo da concessão ou do contrato de exploração ou, ainda, do volume da produção de cada período de apuração e a sua relação com a possança conhecida da mina ou com a dimensão da floresta explorada.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.