Postado em: - Área: FGTS.
Como deve ser efetuado o depósito do FGTS incidente sobre o 13º Salário?
Antes de qualquer coisa, registramos que conforme a Lei nº 4.090/1962, com as modificações trazidas pela Lei nº 4.749/1965, a "Gratificação Natalina" (ou 13º Salário) deverá ser paga pelo empregador em 2 (duas) parcelas, da seguinte forma:
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por sua vez, é devido por todos os empregadores que ficam obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês (1), em conta bancária vinculada, a importância correspondente à aplicação do percentual de 8% (oito por cento) sobre a remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluindo-se ai, além de outras verbas, o 13º Salário. Na prática, isso quer dizer que o depósito do FGTS é devido por ocasião do pagamento de cada uma das parcelas (Regime de Competência).
Portanto, no caso da 1ª (primeira) Parcela do 13º Salário ser paga no mês de novembro, o correspondente depósito para o FGTS deve ser efetuado até o dia 7 (sete) de dezembro. Já o FGTS devido sobre a 2ª (segunda) Parcela do 13º Salário, deve ser efetuado até o dia 7 (sete) de janeiro do ano seguinte.
Nota VRi Consulting:
(1) Se no dia 7 (sete) não houver expediente bancário, o depósito deve ser antecipado para o dia útil imediatamente anterior.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.