Postado em: - Área: Lançamentos Contábeis.
Como deve ser contabilizado os adiantamentos feitos a fornecedores para aquisição de Ativo Imobilizado?
Os valores correspondentes aos adiantamentos feitos aos fornecedores para compra ou construção de bens do Ativo Imobilizado (máquinas e equipamentos, imóveis, etc.) deverão ser classificados à "débito" em conta intitulada "Imobilizado em Andamento" do subgrupo "Ativo Imobilizado (AI)", no Ativo Não Circulante (ANC), pois representam uma expectativa futura de se transformar nesse tipo de bem. Esse lançamento contábil terá como contrapartida (à crédito) uma conta de disponibilidade, na qual o numerário adiantado ao fornecedor deu saída, qual seja: "Caixa (AC)" ou "Bco. c/ Mvto. (AC)".
Assim, tendo como base essa classificação, sugerimos o seguinte lançamento contábil:
Pela registro do adiantamento feito ao fornecedor ____________:
D - Imobilizado em Andamento (ANC)
C - Caixa (AC) ou Bco. c/ Mvto. (AC)
Legenda:
AC: Ativo Circulante; e
ANC: Ativo Não Circulante.
Registra-se que o valor adiantado ficará nessa conta até que o negócio seja realizado, em outras palavras, o adiantamento somente será baixado por ocasião da entrada do bem do Ativo Imobilizado no estabelecimento adquirente, ou do término de sua construção, no caso de imóveis, por exemplo. Para tanto, sugerimos o seguinte lançamento contábil:
Pela baixa "total ou parcial" do adiantamento feito ao fornecedor ____________:
D - Duplicatas a Pagar (PC ou PNC)
C - Imobilizado em Andamento (ANC)
Legenda:
ANC: Ativo Não Circulante;
PC: Passivo Circulante; e
PNC: Passivo Não Circulante.
Já a Nota Fiscal (NF), ou documento equivalente, correspondente à compra deverá ser registrada a débito da conta contábil correspondente ao Ativo Imobilizado adquirido (Máquinas e Equipamentos, Móveis e Utensílios, imóveis, etc.) e a crédito da conta "Duplicatas a Pagar".
Nota VRi Consulting:
(1) Leia nosso Roteiro intitulado "Adiantamentos a fornecedores" e veja o tratamento contábil que os profissionais da Contabilidade deverão observar ao registrar os adiantamentos feitos aos fornecedores para compra de bens, serviços ou pela obtenção de direitos que serão entregues ou transmitidos futuramente.
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.