Postado em: - Área: Nota Fiscal Eletrônica - NF-e.

Dúvidas técnicas (SP): Solução para o erro 217

1) Pergunta:

Qual o procedimento para solucionar o erro 217 (NF-e não consta na base de dados da SEFAZ)?

2) Resposta:

O erro 217 - Rejeição: NF-e não consta na base de dados da SEFAZ, ocorre porque a NF-e não foi recepcionada pela SEFAZ (foi rejeitada). Neste caso a nota rejeitada não é armazenada no Banco de dados e, ao clicar em “Consultar na SEFAZ”, a aplicação não encontra o arquivo e corretamente retorna o erro indicado. Vale apontar que este erro somente ocorre durante a consulta ou cancelamento do documento eletrônico.

Orientamos que aguarde 3 minutos para o processamento da nota após a efetiva transmissão do arquivo. Ultrapassado este período, favor selecionar a nota no painel Gerenciar Notas e após clicar em “Consultar na SEFAZ”. Caso a situação da nota não seja atualizada para ‘Autorizada’ significa que a nota foi rejeitada. Neste caso deverá clicar na nota, após em detalhar / editar / validar / assinar / transmitir. Aguardar 3 minutos, que o Emissor de NF-e buscará os retornos e trará o código de erro juntamente com a descrição dele dentro da Aba “Dados da NF-e”. Conhecendo o motivo causador do erro, basta corrigir e transmitir novamente.

Base Legal: Perguntas Frequentes da NF-e do Estado de São Paulo (Checado pela VRi Consulting em 13/07/25).

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