São Sebastião do Paraíso/MG

Cidades brasileiras: São Sebastião do Paraíso/MG.

São Sebastião do Paraíso é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais, situado na divisa com o Estado de São Paulo. O município tem como principal atividade a produção de café.

Abaixo apresentamos algumas informações úteis a respeito do município de São Sebastião do Paraíso, que está localizado no Estado de Minas Gerais (cuja capital é: Belo Horizonte). Observe que São Sebastião do Paraíso possui 814,93 km2, que corresponde a 0,13894% da área do Estado e 0,009576% da extensão territorial do Brasil. Em termos de território, a cidade é a número 1.704 entre 5.570 municípios existentes no país.

Quanto ao número de habitantes, segundo o censo de 2022 o município de São Sebastião do Paraíso possui 71.796 pessoas, que corresponde a 0,34954% dos habitantes do Estado e 0,035353% da população do Brasil. Em termos de habitantes, a cidade é a número 462 entre 5.570 municípios existentes no país.

Aqui no Portal VRi Consulting você pode conferir desde a data de aniversário de São Sebastião do Paraíso até algumas informações cadastrais, como os códigos IBGE e Siafi, códigos muito importantes para os que militam nas áreas contábil e tributária.

Descrição Informação
Município São Sebastião do Paraíso
Estado Minas Gerais (MG)
Macro região Sudeste
Área
(em 2022)
Da Cidade:
Do Estado:
Do Brasil:
814,93
586.513,98
8.510.417,77
km2
km2
km2
População
(em 2022)
Da Cidade:
Do Estado:
Do Brasil:
71.796
20.539.989
203.080.756
pessoas
pessoas
pessoas
Gentílico Nascido na Cidade é: paraisense
Nascido no Estado é: mineiro
Nascido no Brasil   é: brasileiro ou brasiliano
Aniversário Da Cidade: 25 de outubro
Do Estado: 16 de julho
Código IBGE 3164704
Código Siafi 5293
CNPJ 18.241.349/0001-80
Código DDD 35 (Segundo a Anatel, esse DDD pertence a região de Poços de Caldas)
Click aqui e veja outros Municípios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Viu que legal, quem nasce em São Sebastião do Paraíso é chamado de paraisense.

No rol de informações acima também incluímos o código DDD (Discagem Direta a Distância) para ligações interurbanas para o município de São Sebastião do Paraíso. Registra-se que o DDD somente é utilizado para realizar chamada para um telefone que possua dígito DDD diferente do seu, o que caracteriza uma ligação de longa distância. Assim, para fazer uma ligação para São Sebastião do Paraíso você precisa discar:

Buscar município no Portal:

Informações históricas

São Sebastião do Paraíso é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais, situado na divisa com o Estado de São Paulo. O município tem como principal atividade a produção de café.

No século XVIII, com a corrida provocada pela descoberta de minas de ouro no sul de Minas Gerais, surgiu Jacuí (no ano de 1750), cidade precursora de todas as cidades dessa região.

Com o declínio da mineração, cujos vestígios ainda podem ser vistos, nos limites do perímetro urbano desta cidade, seus moradores se dedicaram tanto à agricultura quanto à pecuária, numa adaptação natural. Daí surgiram inúmeras fazendas, e dentre essas, a Fazenda da Serra, de propriedade da abastada família Antunes Maciel, constituída de descendentes de destemidos sertanistas e minerados, ora transformados em conceituados criadores de gado.

Registra-se que foi justamente a família Antunes Maciel que compôs o primeiro patrimônio de São Sebastião. Em 25/10/1821, Antônio Antunes e os demais parentes doaram uma sorte de terra de 5 (cinco) alqueires para edificação da capela e patrimônio a São Sebastião, que se constituiu num ponto de partida para a formação de um povoado que, aos poucos tomou aspecto de Vila, até se transformar na crescente e pujante Cidade dos Ipês, da atualidade.

Paralelamente à expansão do café da região de Campinas para o oeste paulista, impulsionou a cafeicultura em Ribeirão Preto e toda a região. Esta proximidade com a zona cafeicultora paulista e a vocação agrícola, fez de Paraíso uma das maiores produtoras de café do Estado de Minas Gerais, chegando a colher, no final do século XIX, 12 (doze) milhões de sacas anuais.

Participar do surto cafeeiro do Segundo Reinado fez com que a cidade fosse beneficiada com a vinda das primeiras levas de imigrantes, que chegavam na região ainda em carros de boi, depois de desembarcar na última estação da Cia. Ferroviária São Paulo e Minas, em Mococa/SP.

No começo de 1870, crianças de pais italianos já haviam sido registradas no Cartório Local.

Registre-se, porém, que as primeiras estações de trem só chegaram em 1910, apesar de preencherem desde 1901 as atas da Câmara dos Vereadores.

Em meados de 1893 em diante, a cidade recebeu cerca de 500 colonos italianos, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Visto a grande contribuição dos imigrantes italianos para a cidade foi criado pelo então prefeito Luiz Calafiori, um monumento que homenageasse os italianos e seus descendentes. O artista tcheco Johann Musil foi o responsável pela criação da peça em bronze Monumento aos Imigrantes localizada na Praça dos Imigrantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geograficamente, conforme divisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vigente desde 2017, o município de São Sebastião do Paraíso pertence às regiões geográficas intermediária de Varginha e imediata de São Sebastião do Paraíso. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, o município fazia parte da microrregião de São Sebastião do Paraíso, que por sua vez estava incluída na Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas.

Formação Administrativa:

Primeiramente, através da Lei Provincial nº 714/1855 e da Lei Estadual nº 2/1891, foi criado o distrito com a denominação de São Sebastião do Paraíso. Posteriormente, foi elevado à categoria de vila com denominação de São Sebastião do Paraíso pela Lei Provincial nº 1.641/1870, com sede na povoação de São Sebastião do Paraíso. Constituído do distrito sede instalada em 12/09/1871.

A elevação à categoria de cidade se deu através da Lei Provincial nº 2.042/1873, sede de um vasto município, reconhecimento do Governo Provincial do Dr. Venâncio José Oliveira Lisboa, do franco desenvolvimento e da influência liderativa da cidade dedicada a São Sebastião do Paraíso.

Através das legislações abaixo foram criados os distritos abaixo, os quais foram anexados ao município de São Sebastião do Paraíso:

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município era constituído de 4 (quatro) distritos, a saber: São Sebastião do Paraíso, Espírito Santo do Prata, Peixotos (1) e São Tomaz de Aquino. Já nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 01/11/1920 o município é constituído de 4 (quatro) distritos, a saber: São Sebastião do Paraíso, São Tomaz de Aquino, Goianases e Espírito Santo do Prata.

Através da Lei Estadual nº 843/1923 o distrito de São Tomaz de Aquino foi desmembrado do município de São Sebastião do Paraíso e, por via de consequência, foi elevado à categoria de município. Nessa mesma Lei foram criados os distritos de Guardinha e Capetinga, ambos anexados ao município de São Sebastião do Paraíso.

Assim, em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído de 5 (cinco) distritos, a saber: São Sebastião do Paraíso, Capetinga, Espírito Santo do Prata, Guardinha e Gioanases. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31/12/1936 e 31/12/1937.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Decreto-lei Estadual nº 148/1938 desmembrou do município de São Sebastião do Paraíso os distritos de Capetinga e Goianases, para formarem o novo município de Capetinga. Nessa mesma Lei o distrito de Espírito Santo da Prata passou a denominar-se Pratápolis.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o município é constituído de 3 (três) distritos, a saber: São Sebastião do Paraíso, Guardinha e Pratápolis.

O Decreto-lei Estadual nº 1.055/1943 desmembrou do município de São Sebastião do Paraíso o distrito de Pratápolis, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 01/07/1960 o município é constituído de 2 (dois) distritos, a saber: São Sebastião do Paraíso e Guardinha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Nota VRi Consulting:

(1) Registra-se que através da Lei Estadual nº 622/1914, o distrito de Peixotos passou a denominar-se Goianases.