Parnaíba/PI

Cidades brasileiras: Parnaíba/PI.

Parnaíba é um município brasileiro localizado no Piauí, o segundo mais populoso do Estado e grande referência econômica do Nordeste, bem como do Brasil. Situado no litoral piauiense, é o portal de entrada para o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, tornando-se popularmente conhecida como a Capital do Delta.

Abaixo apresentamos algumas informações úteis a respeito do município de Parnaíba, que está localizado no Estado do Piauí (cuja capital é: Teresina). Observe que Parnaíba possui 436,91 km2, que corresponde a 0,17354% da área do Estado e 0,005134% da extensão territorial do Brasil. Em termos de território, a cidade é a número 2.696 entre 5.570 municípios existentes no país.

Quanto ao número de habitantes, segundo o censo de 2022 o município de Parnaíba possui 162.159 pessoas, que corresponde a 4,95717% dos habitantes do Estado e 0,079850% da população do Brasil. Em termos de habitantes, a cidade é a número 184 entre 5.570 municípios existentes no país.

Aqui no Portal VRi Consulting você pode conferir desde a data de aniversário de Parnaíba até algumas informações cadastrais, como os códigos IBGE e Siafi, códigos muito importantes para os que militam nas áreas contábil e tributária.

Descrição Informação
Município Parnaíba
Estado Piauí (PI)
Macro região Nordeste
Área
(em 2022)
Da Cidade:
Do Estado:
Do Brasil:
436,91
251.755,48
8.510.417,77
km2
km2
km2
População
(em 2022)
Da Cidade:
Do Estado:
Do Brasil:
162.159
3.271.199
203.080.756
pessoas
pessoas
pessoas
Gentílico Nascido na Cidade é: parnaibano
Nascido no Estado é: piauiense
Nascido no Brasil   é: brasileiro ou brasiliano
Aniversário Da Cidade: 14 de agosto
Do Estado: 19 de outubro
Código IBGE 2207702
Código Siafi 1153
CNPJ 06.554.430/0001-31
Código DDD 86 (Segundo a Anatel, esse DDD pertence a região de Teresina)
Click aqui e veja outros Municípios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Viu que legal, quem nasce em Parnaíba é chamado de parnaibano.

No rol de informações acima também incluímos o código DDD (Discagem Direta a Distância) para ligações interurbanas para o município de Parnaíba. Registra-se que o DDD somente é utilizado para realizar chamada para um telefone que possua dígito DDD diferente do seu, o que caracteriza uma ligação de longa distância. Assim, para fazer uma ligação para Parnaíba você precisa discar:

Buscar município no Portal:

Informações históricas

Parnaíba é um município brasileiro localizado no Piauí, o segundo mais populoso do Estado e grande referência econômica do Nordeste, bem como do Brasil. Situado no litoral piauiense, é o portal de entrada para o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas e o 3º (terceiro) maior do mundo (1), tornando-se popularmente conhecida como a Capital do Delta. A cidade apresenta grande valor histórico para o Piauí com inúmeros monumentos históricos tombados pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), principalmente nas proximidades do Porto das Barcas.

Historicamente, a região onde hoje se localiza o Município Parnaíba era povoada pelo índios tremembes (2). Padres jesuítas e pesquisadore chegaram pra desbravar essa região entre o rio Igaraçu e Serra da Ibiapaba e relataram a grandiosidade do rio e do seu delta, muito antes da chegada dos bandeirantes paulistas, desbravadores e colonizadores do Piauí.

Em 1669, século XVII, a região foi desbravada por Leonardo de Sá e seus companheiros que lutaram contra os Tremembés - guerreiros e nadadores que dominavam toda região do delta, parte do litoral do Maranhão e do Ceará, e permaneceram na região defendendo suas aldeias durante muitos anos. Dois núcleos deram origem à cidade de Parnaíba:

Testa Branca era uma grande fazenda de gado e que mais tarde, tornou-se um arraial com poucos habitantes e poucas possibilidades de desenvolvimento. Segundo alguns historiadores, o termo "testa branca" foi designado pela existência de uma rês com a testa branca que vivia ali e que simbolizava as areias brancas presentes no povoado. A escolha da sede da nova vila recai sobre a povoação de Testa Branca (povoado com quatro residências, oito brancos livres e onze escravos).

Leonardo de Sá e seus companheiros obtiveram uma sesmaria às margens do rio Igaraçu e a Serra da Ibiapaba

Porto das Barcas (antes denominado Porto Salgado), situado à margem direita do rio Igaraçu, prosperou devido ao grande números de embarcações que o utilizavam. Tornou-se uma próspera feitoria onde o comércio teve notável impulso, administrado pelo português João Paulo Diniz, proprietário de oficinas de carnes secas, situadas a 80 léguas da foz do rio Parnaíba. Ele possuía várias fazendas e trazia em suas barcas, os gêneros alimentícios e charque para enriquecer o comércio de Parnaíba.

Posteriormente, em 1711, o Coronel Pedro Barbosa Leal e alguns moradores construíram uma pequena capela para Nossa Senhora de Mont Serrat, que foi escolhida para ser a padroeira daquele feitoria.

Já em 1758, o português procedente do Rio Grande do Sul Domingos Dias da Silva chegou a região e adquiriu grandes quantidades de terras e logo depois começou a produzir charque, exportando para Lisboa e importando produtos pra feitoria. Pioneiro na região, principalmente nos setores comercial e agrícola, foi Domingos Dias da Silva quem construiu o porto da Barcas.

Em 1762, foi criada a Vila de São João da Parnaíba, no local chamado Testa Branca, que se transformou em entreposto de transações da carne e couramas.

A localização da sede municipal em Testa Branca não agradou à população do lugar, que apelou para o Governador e não foi atendida. Apesar das recomendações oficiais, o povo abandonou Testa Branca e passou a migrar para Porto das Barcas. O distrito criado recebeu o nome de Parnaíba. Em 1817, Simplício Dias da Silva, um escravocrata que possuía cerca de 1.800 escravos, construiu a Alfândega, para estabelecer o controle dos escravos que chegavam à vila e dos que estavam na região há tempos.

Em 14/08/1844, a vila de São Joao da Parnaíba foi elevado a categoria de cidade pelo presidente da Província do Piauí, José Ildefonso de Sousa Ramos. Ainda em 1844 foi construída a Igreja de Nossa Senhora das Graças (atual Catedral), padroeira da cidade, uma construção em estilo barroco.

Nota Valor Consulting:

(1) Os outros 2 (dois) são o Delta do Rio Nilo, no Egito, e Mekong, no sudeste asiático.

(2) Sob a denominação de Parnaíba, topônimo que surgiu, segundo uns, do desejo dos primeiros exploradores do Piauí de homenagear o então distrito paulista de Parnaíba (de onde partiram as Bandeiras e cidade natal do bandeirante Domingos Jorge Velho), e, segundo outros, da palavra tupi que significa "grande rio não navegável".

Formação Administrativa

Distrito criado, com a denominação de Parnaíba, pela Resolução Régia de 25/09/1801.

Elevado à categoria de município e distrito, com a denominação de Parnaíba, pela Provisão Régia de 19/06/1761. Sede na antiga povoação de Testa Branca. Instalado em 18/08/1762.

Elevado à condição de cidade, com a denominação de Parnaíba, pela Resolução Provincial nº 166/1844.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede.

Pelo Decreto Estadual nº 1.279/1931, o município de Parnaíba adquiriu o extinto município de Amarração.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído de 2 distritos: Parnaíba e Amarração.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 6/1935, o distrito de Amarração passou a denominar-se Luiz Correia.

Em divisões territoriais datadas de 31/12/1936 e 31/12/1937: o município é constituído de 2 distritos: Parnaíba e Luiz Correia.

Pelo Decreto Estadual nº 147/1938, é desmembrado do município de Parnaíba o distrito de Luiz Correia, elevado à categoria de município.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948 o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o município é constituído distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.