Manual: ECD (Sped-Contábil).
A maior parte dos problemas atuais de validação da ECD referem-se à mudança do plano de contas durante o exercício. Nesse caso, o registro I057 é utilizado para efetuar o mapeamento do plano de contas antigo (constante na ECD anterior) com o novo (constante na ECD que efetua a recuperação da ECD anterior).
Muitas vezes uma conta contábil é “zerada” (aparece com saldo zero) antes da alteração do plano. Frequentemente, essas contas, exatamente por estarem zeradas, não são mapeadas para contas do novo plano.
Isso ocasiona um efeito indesejado. Essas contas foram zeradas, mas movimentadas durante o exercício social. Sem o mapeamento, não é possível gerar ou verificar demonstrações contábeis expressas no plano de contas atual da entidade. Assim, por exemplo, o próprio contribuinte que não mapeou essas contas pode enfrentar problemas de validação na ECF, onde em certos casos é necessário gerar as demonstrações de resultado mensais.
Nesse contexto, no caso de mudança de plano de contas, se houver contas “zeradas” (1) no último mês da ECD anterior (plano de contas antigo) ou (2) contas “zeradas” em meses anteriores e não mais movimentadas em meses subsequentes (até o último mês da ECD anterior), essas contas deverão ser mapeadas, isto é, constar no registro I157 da ECD posterior, no “de-para” do plano antigo para o plano, mesmo tendo saldo final zero na ECD anterior.
Portanto, todas as contas contábeis do plano antigo com alguma movimentação na ECD anterior (constante no I155 da ECD anterior, ainda que não apareçam em todos os meses), deverão constar no registro I157 da ECD que efetuou a recuperação da ECD anterior.