Responsável: Ministério da Fazenda
Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 9026.20.90, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.
Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").
Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.
Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".
Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".
Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:
No caso da classificação fiscal (NCM) nº 9026.20.90, temos as seguintes alíquotas de II:
Alíquota TEC | 18,00% |
Alíquota efetiva | 18,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC). |
Ex (*) | Descrição da NCM nº 9026.20.90 | II (%) |
---|---|---|
003 |
Sensor de restrição por vácuo que indica saturação do elemento filtrante, com estrutura em plástico polipropileno, suportando temperaturas de trabalho entre -40 graus Celsius até 125 graus Celsius com voltagem máxima de quebra de 450VDC e amperagem máxima de 5 AMP, com terminais revestidos em níquel não polarizados com ligação normalmente fechada (NC – “Normally Closed”) com uma junta de viton, pressão de abertura do sistema de 30 a 55kpa, utilizado em módulos e cabeçotes do filtro de combustível e filtro de separação de agua/combustível para motores a diesel com combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
004 |
Transdutor de pressão para circuitos de ar condicionados operação em 4,5V a 15V, resolução 0,1ms e abertura de saída em 0,7V. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
005 |
Transdutores de pressão utilizados no sistema de ar-condicionado de veículos, com base de alumínio com usinagem de precisão, com conexão plástica para ligação com o chicote do veículo, e no seu interior contém um "microswitch", ou sensor piezo-resistivo linear, para leitura do sistema de ar-condicionado, sendo todas as peças com vedação. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
006 |
Sensor de pressão na galeria de combustível de alta pressão entre 0 e 500 bar, com tecnologia de micro medidores de tensão, de silício, fixado em estrutura de aço inox por processo de solda a vidro. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
007 |
Sensor de detecção da quantidade de etanol presente no combustível, composto por detector interno de temperatura, conexões hidráulicas e elétricas resistentes à corrosão e protegidas contra penetração de água para veículos leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
008 |
Sensor de pressão para módulo ESP, com faixa de trabalho de 0 a 280bar, opera em temperaturas que variam de -40 a 120 graus Celsius, com massa de até 15 gramas e comprimento de até 40mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
009 |
Transdutor para leitura de pressão pneumática para o controle do sistema de freio de veículos comerciais, composto por placas presas em diafragma cerâmico com vedação rígida de vidro, com pressão de trabalho de 0 a 12 bar, e picos de pressão de até 16bar, tensão de alimentação de 5+/-0,25Vcc e corrente máxima de 10mA, com precisão de saída de +/-3% da tensão nominal e temperatura de operação de -40 graus Celsius até 135 graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
010 |
Sensor de pressão para monitoramento da pressão no interior dos pneus de veículo automóvel com transmissor de rádio frequência. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
011 |
Sensor de pressão, equipado com cabo elétrico, com soquete-conector 3 pinos, tensão 5 volts, para controle do filtro do sistema de exaustão, utilizado em veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
012 |
Transdutores de pressão utilizados no sistema de ar-condicionado de veículos, com base de alumínio com usinagem de precisão, com conector plástico para ligação com chicote do veículo, e no seu interior contém um elemento sensor capacitivo para leitura da pressão do sistema de ar-condicionado, sendo todas as peças com vedação. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
013 |
Sensor de pressão piezoresistivo aplicado na unidade de processamento de ar eletrônico (E-APU) do sistema de freio para veículos comerciais, tensão nominal de 12V, temperatura de operação entre -40 graus Celsius e 100 graus Celsius, pressão entre 0 e 16 bar e consumo de corrente menor que 10 mA. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
014 |
Sensor de pressão do óleo de veículos automotor do tipo interruptor ON/OFF, com sinal de saída 0 V com pressão de 19.6 + - 4,90 kPa a temperatura de 80 graus Celsius, e sinal de saída de 13,5 +/- 0,5V para demais pressões. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
015 |
Sensor de detecção de pressão e temperatura de gás natural para motores a combustão de uso automotivo em veículos comerciais e ônibus alimentados a gás natural; composto de materiais diversos (aço e plástico); para transmissão de sinal elétrico para diagnostico de funcionamento do motor; pressão medida por meio de membrana de silicone, cuja deformação é medida por meio de uma ponte resistiva; temperatura medida por NTC (Negative temperature coefficient) por meio de conexão com circuito eletrônico; sinal de temperatura e pressão transmitido de forma analógica; curva característica de tensão 0,5 V até 4,5V; pressão máxima 2 MPa; intervalo de temperatura de funcionamento entre - 40 Graus Celsius e 140 Graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
016 |
Conector para linha de combustível com sensor de pressão de combustível incorporado, constituído por um corpo em Nylon, trava de contra peça em PA6.12, trava do anel O-ring em PA12 condutivo, anel O-ring em contato com o ambiente em fluorsilicone, espaçador entre os anéis O-ring em PA12+23% de fibra de vidro, anel O-ring em contato com o combustível em fluorcarbono, anel O-ring de retenção com o tubo Nylon em fluorsilicone, sistema eletrônico de leitura constituído por sensor de pressão, conector elétrico fêmea incorporado, com a função de enviar à central eletrônica do veículo a informação da pressão de combustível na linha de alimentação principal do veículo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
017 |
Sensor de pressão, componente do sistema de alimentação de combustível automotivo, aplicado em tubos inox para condução e monitoramento da quantidade de combustível enviada ao motor de veículos automotores, composto de: i. conector elétrico fabricado em PPE+PA na cor preta mais terminais elétricos de latão UNS 26000 estanhado com 2,5 a 4,0 mícron; ii. base de latão UNS 36000; iii. alojamento do circuito elétrico fabricado em PA injetado; iv. diafragma de composto cerâmico; v. módulo do circuito; vi. anel O-ring HNBR para vedação interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
018 |
Sensor de pressão para tubulações de combustível de veículos automotores, com a função de enviar à central eletrônica do veículo a informação da pressão do combustível na linha de alimentação principal, composto por um corpo plástico, componentes eletrônicos e cerâmicos, anel O-ring de vedação interna em fluorsilicone, fluorcarbono e silicone, anel O-ring externo em fluorcarbono, fixação do corpo em alumínio e terminais elétricos em Cu, Ni e Sn. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
019 |
Sensor para medida de pressão, composto de componentes eletrônicos e invólucro em plástico injetado; próprio para detectar e informar através de sinal elétrico a variação de valores para controle de pressão (vácuo) dentro do servo freio, utilizado em sistemas de freio para veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
020 |
Indicador visual de restrição de passagem de ar para o motor, ativado internamente por atuador composto por mola e membrana que permite a leitura continua em incrementos (a) ou binário (b), mesmo com motor ligado, por conta de um sistema de trava que permite memorizar o último e máximo valor de restrição medido, composto por botão "Press to Reset" de ativação manual para zerar a medição. Composto de duas modalidades visuais para indicação da restrição: (a) indicação visual por incrementos fixos, e (b) binário em duas cores, amarelo (na faixa de restrição permissível) e vermelho (para restrição final que sugere a troca imediata do elemento filtrante). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
021 |
Sensor manométrico, com ou sem leitura de temperatura, faixa de trabalho de 0 a 8000 kPa ou de 50 a 600 kPa ou de 0 a 12000 kPa e temperatura de trabalho de -40 Graus Celsius a + 125 Graus Celsius ou mais, para aplicação em sistema hidráulico, do tipo usado em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
022 |
Sensor de pressão de combustível utilizado na flauta do sistema de injeção direta de combustível de motores de combustão interna ciclo Atkinson, com pressão de operação de 0 a 27 MPa e pressão máxima de 40 Mpa, com tensão de operação de 5,0 mais ou menos 0,25 Volts, com temperatura de operação de -35 Graus Celsius a + 120 Graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
023 |
Sensor de pressão de óleo (válvula de alívio), para monitoramento da pressão de óleo do motor durante o funcionamento e com faixa de operação de 0 a 10 bar. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
024 |
Transdutor piezo elétrico para sistemas pneumáticos com alimentação de 24 V e sinal de tensão de saída de 0,5 V a 4,5 V, proporcional à pressão da linha pneumática entre 0 e 16 bar, montado em carcaça metálica com conector plástico em PBT reforçado com fibra de vidro, que atenda aplicação automotiva. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
025 |
Sensor de detecção da quantidade de etanol presente no combustível, dotado de sensor de temperatura integrado internamente e conexões hidráulicas e elétricas robustas para suportar corrosão excessiva de etanol e proteção contra penetração de água em conexões elétricas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
026 |
Transdutor de pressão piezo resistivo com resistividade variada, fabricado em latão, utilizado no sistema de controle de suspensão em veículo equipados com suspensão pneumática, responsável por converter grandezas mecânicas (pressão) [bar] em tensão elétrica [V] e por manter constante a altura do chassi do veículo de acordo com as variações de carga. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
027 |
Interruptor de pressão eletrônico do tipo piezo elétrico para sistemas pneumáticos com alimentação de 24 V e sinal resistivo de saída inferior a 12 ohm quando ligado e superior a 100 kohm quando desligado, montado em carcaça metálica com conector plástico em PBT reforçado com fibra de vidro, que atenda aplicação automotiva, conforme norma IATF vigente. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
028 |
Sensor de detecção de pressão de óleo para motores a combustão de uso automotivo; composto de materiais diversos (aço e plástico); com pressão de trabalho até 0,6 bar; com acionamento hidráulico, de duas posições (aberto/fechado); com contadores para transmissão de sinal elétrico para diagnostico de funcionamento do motor. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
029 |
Regulador de pressão de gás, em aço, para veículo movido a gás natural liquefeito, com pressão de entrada entre 5,5 e 20 bar, pressão de saída entre 7,3 e 8 bar e vazão máxima de 80 kg/hora. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
030 |
Sensor de pressão de combustível utilizado na flauta do sistema de injeção direta de combustível de motores de combustão interna ciclo Otto, com pressão de operação máxima de 35 MPa, com tensão de operação de 5 V podendo variar para mais ou para menos 0,25 V, com temperatura de operação de -30 Graus Celsius a + 130 Graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
031 |
Sensor de pressão para controle de malha do sistema do freio motor instalado no coletor de exaustão, faixa de medição de pressão entre 0 bar (g) a 8 bar (g) e tensão de trabalho de 0,3 V a 4,7 V. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
032 |
Sensor eletrônico de monitoramento da pressão de combustível/líquido de arrefecimento do motor com pressão de trabalho de 0 a 15 bar, temperatura de trabalho de -40 Graus Celsius a 125 Graus Celsius, para aplicações em motores diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
033 |
Sensor eletrônico para medição do nível de óleo e temperatura do cárter de motores diesel, temperatura de trabalho de -40 Graus Celsius a 150 Graus Celsius e faixa de medição de nível a partir de 70 mm de comprimento na haste. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
034 |
Sensor piezoresistivo de pressão diferencial, temperatura de trabalho entre -40 a +150 graus Celsius, tempo de resposta menor que 1ms, pressão de trabalho de 0 a 100 kPa e comprimento de 75 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
035 |
Sensor de medição de pressão relativa e temperatura da entrada de ar para veículos pesados de transporte de cargas e pessoas, operando em uma faixa de temperatura de -40 Graus Celsius a 125 Graus Celsius, em uma faixa de pressão de 10 a -150 mbar (vácuo), com consumo máximo de corrente de 20 mA, voltagem de 5 +/- 0.1 V, tempo para iniciar máximo de 10 ms, com resistência de saída de 10 mil Ohms "pull down" para o sinal de pressão e 750 Ohms "pull up" para o sinal de temperatura. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
036 |
Sensor de pressão de gás natural comprimido (CNG), para medição da pressão absoluta do sistema, com operação em uma faixa de pressão entre 0 e 250 bar, faixa de temperatura entre -40 Graus Celsius e 125 Graus Celsius, voltagem entre 4,75 V e 5,25 V, corrente máxima de 10 mA, aplicado em veículos comerciais pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
037 |
Sensor de pressão de óleo do motor, com cabo múltiplo com 4 circuitos AWG18, isolamento em PUR, tensão de operação de 5 V (+ - 0,25 V), proteção EMI de acordo com STD SCA TB1700 e temperatura de operação de -40 Graus Celsius a 140 Graus Celsius próprio para aplicação no chicote do motor de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
038 |
Sensor de pressão de óleo do motor, com cabo múltiplo com 4 circuitos (AWG18), isolamento em PUR, tensão de entrada e saída mínima de 4,8 V e faixa de medição de 0,5 a 4 bar próprio para aplicação no chicote do motor de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
039 |
Sensor eletrônico de monitoramento da pressão de ar de admissão, para sistemas de alta pressão do tipo turbo alimentados, para medição de pressão auxiliar BPV em motores do ciclo diesel, construído com base de metal e latão com 30 mm de diâmetro, instalação em bloco de motor com interface de acoplamento mecânico fixo, área de conexão elétrica de acordo com normas (DIN72585-A4-4.1- Sn/K2), em conformidade com ISO 15170, cor preta, base construída em mistura de polímeros plásticos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
040 |
Sensor de pressão diferencial para operação entre 70 kPa a 600 kPa e temperaturas entre -40 Graus Celsius a 125 Graus Celsius com uma tensão nominal de alimentação equivalente a 5 V, aplicado em sistemas de recirculação de gases de exaustão (EGR) de motores de combustão interna por compressão (diesel) de veículos comerciais pesados, possui impedância máxima do sinal de saída de 180 ohms, corrente máxima de saída de 20 mA e massa entre 85g e 90g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
041 |
Interruptor de pressão de óleo do motor, comutando a 0,2 bar de pressão, massa de 42 g, dimensões de comprimento de 49 mm e diâmetro de 26 mm, utilizado para motores de ignição por centelha com cilindrada de 999 cm3 ou 1.598 cm3. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
042 |
Sensor para medição de pressão da admissão de ar e reaproveitamento de gases do sistema EGR de pós tratamento, operando com pressão diferencial entre 70 kPa a 600 kPa e temperaturas de -40 graus C a 125 graus C, possui tensão nominal de alimentação equivalente a 5 V, aplicado em sistemas eletrônicos de controle motores do ciclo diesel, com impedância máxima do sinal de saída de 180 ohms, corrente máxima de saída de 20 miliamperes (mA), e massa entre 85g e 90g, aplicado em veículos comerciais médios e pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
043 |
Sensor de pressão do airbag lateral de veículos automotores, que envia sinal elétrico com atraso máximo de 1 milissegundo ao detectar deformação das portas durante colisão lateral para ECU do airbag, com faixa de operação de 44,9 até 132,8 kPa absoluto, com massa inferior a 30 gramas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
044 |
Sensor para medição da pressão de óleo aplicado em motores de combustão interna; composto por três terminais de material CuSn4 com tratamento superficial em prata, sendo dois terminais para alimentação e um terminal para output; conector composto por material NORYL GTX 830, corpo metálico em Al 6061 e anel de vedação em AISI 430 + HNBR; range de pressão entre 0,57 e 9,39 bar, temperatura de operação entre -40 e 150 graus Celsius e tensão de alimentação entre 4,75 e 5,25 volts com tensão nominal de 5 volts; dimensões aproximadas de 50 mm x 26 mm x 24 mm (altura x largura x hexágono) e peso aproximado de 30 gramas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
045 |
Sensor de pressão dos gases do escapamento, carcaça em plástico com reforço em fibra de vidro, dimensões máximas de 57 mm x 59 mm x 20 mm, peso máximo de 40 gramas, pressão de trabalho de -15 a 45 kPa, tensão de trabalho de 4,75 V a 5,25 V, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a 125 graus Celsius, aplicado em sistemas de escape de caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
046 |
Sensor para medição da pressão de ar da entrada do conjunto de admissão de ar de veículos automóveis de passageiros, composto por corpo termoplástico, um conector de 4 terminais, com pressão de trabalho de 13,332 kPa (abs) a 300,000 kPa (abs), tensão máxima de 6 V e com peso de até 13 gramas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
047 |
Sensor eletrônico para monitoramento das pressões de combustível em sistemas de alta pressão do tipo common Rail em motores do ciclo diesel aplicado a veículos comerciais pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
048 |
Sensor eletrônico para monitoramento da pressão de óleo lubrificante de motores do ciclo diesel aplicado a veículos comerciais médios e pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
049 |
Sensor de pressão, com princípio de medição elétrica piezo resistiva, com range de medição de 0 a 16 bar, temperatura de trabalho de -40 a 100 graus Celsius, tensão de trabalho 12V, célula de medição cerâmica monolítica de alta resistência a congelamento e comunicação com interface LIN, utilizado para medição de pressão em unidades de processamento de ar eletrônica veículos comerciais (caminhões e ônibus). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
050 |
Sensor de pressão absoluta montado no trem de força de veículos pesados de transporte de cargas e passageiros, aplicado à medição de gases de escape e do ar de admissão do motor, operando na faixa de temperatura de -40 graus Celsius até 140 graus Celsius, com requerimento de limpeza com tamanho máximo da partícula de 600 micrômetros e peso de 16 mg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
051 |
Sensor de pressão aplicado ao sistema de pós-tratamento de gases de escape de veículos comerciais pesados, montado na estrutura do chassi, que para medição da pressão absoluta na faixa de 0,5 a 1,8 bar e da pressão relativa na faixa de 0 a 0,8 bar, com envio destas informações em 2 sinais separados, com condições típicas de operação de 5 V de voltagem, 20 mA de corrente elétrica, faixa de temperatura de -40 graus Celsius até 125 graus Celsius e tempo de resposta menor de 100 ms. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
052 |
Sensor de pressão diferencial, componente eletrônico com circuitos integrados, composto por um único bloco na cor preta, com conector elétrico de 4 pinos, para ligação ao chicote do veículo e duas entradas para mangueira com diâmetro de 13 mm; construído em uma caixa de 88/22/36 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
053 |
Transdutor piezo elétrico para sistemas pneumáticos, com alimentação de 4,75 V a 5,25 V e sinal de tensão de saída de 0,5 V a 4,5 V, proporcional à pressão da linha pneumática entre 0,4 bar a 12,0 bar, montado em carcaça metálica com conector plástico em PPE + PA, que atenda aplicação automotiva, conforme norma IATF vigente. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
054 |
- Outros instrumentos e aparelhos para medida ou controle de pressão, exceto elétricos ou eletrônicos Vigência a partir de 01/02/2023. Ver observação (9) abaixo. |
10,00 |
055 |
- Elétricos Vigência a partir de 01/02/2023. Ver observação (9) abaixo. |
15,00 |
056 |
Sensor de pressão, para aplicação exclusiva em unidade de processamento de ar de veículos comerciais, tensão de alimentação de 5 V, intervalo de medição entre 0,85 bar e 14,85 bar, máxima pressão admissível de 20 bar, com sensibilidade de 250 mV / bar e erro total menor que 1,5% do fundo de escala e temperatura de aplicação entre -40 graus Celsius e 80 graus Celsius; dimensões máximas de 100 mm x 31mm x 40,4 mm e peso líquido de 0,078 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
057 |
Válvula de pressão com sensor e transmissor de rádio frequência entre 300 MHz e 450 MHz para monitoramento da pressão e temperatura dos pneus para veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
058 |
Sensor de pressão para tubulações de combustível de veículos automotores, com a função de enviar à central eletrônica do veículo a informação da pressão do combustível na linha de alimentação principal, composto por um corpo plástico, componentes eletrônicos e cerâmicos, anel do tipo O-ring e terminais elétricos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
059 |
Unidade eletrônica múltipla com sensor para medição de umidade relativa e temperatura do ar atmosférico, tensão de operação de 8 a 32 volts em corrente contínua, taxa de transmissão de dados de 250 kbps, dimensões: altura de 75 a 78 mm; largura de 64 a 66 mm; e profundidade de 55 a 57 mm, aplicado em motores do ciclo diesel de veículos comerciais pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
060 |
Sensor de pressão; contendo carcaça em poliamida (PA6/6T GF 35), pinos em liga de cobre (CuSn6) com galvanização, capa em plástico (PBT GF 30), membrana filtrante e esfera em aço inox; com comprimento total de 69,0 mm, comprimento da capa de 21,0 mm, largura máxima de 56,8 mm; usado na fabricação de componente para construção de tubulação de vapor de combustível; com função de medir a pressão do vapor do combustível; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
061 |
Sensor de pressão da linha de arrefecimento do motor, monitoramento da pressão do líquido de arrefecimento, selo do conector fabricado de PA 6.6 GF30, cor cinza segundo e conector ISO15170-A2-3.1, material Sn/K2; opera com pressão entre -0,5 bar (0,5 V) e 2 bar (4,5 V) de pressão relativa; tensão de 5 V com corrente máxima de 10 miliamperes, conforme ISO 20653, com temperatura de operação entre 40 graus Celsius e 125 graus Celsius; comprimento de 61,1 mm com diâmetro de 25 mm; aplicado em veículos comerciais. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
062 |
Sensor de pressão, com estrutura de aço inoxidável SAE 304, fios 3/8 NPT, tensão de entrada 5 volts e tensão de saída de 0,50 volts a 4,5 volts, pressão de 300 e 600 psi, com conector de 4 vias de plástico polibutileno tereeftalato (PBT), reforçado com 30% de fibra de vidro, com alta rigidez e tenacidade, próprio para aplicação no sistema de solução dos pulverizadores autopropulsados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
063 |
Sensor de pressão de óleo, dimensões máximas de 60 x 33 x 32 mm, carcaça em liga de cobre (CuZn36Pb2), cobertura do conector em polietersulfona, reforço em fibra de vidro (PES GF30), peso máximo de 0,1 kg, tensão de alimentação de 5 V, tolerância de mais ou menos 0,5 V , corrente de alimentação máxima de 20 mA, pressão de trabalho de 0,5 a 8 Bar, temperatura de trabalho de -40 a 130 graus Celsius, tempo de resposta menor ou igual à 10 ms, uma porta de conexão elétrica com até 3 pinos, furo de entrada de óleo com diâmetro máximo de 4 mm, aplicado em motores de ignição por compressão com volume superior a 4 litros de caminhões, chassis e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
064 |
Sensor de pressão de pneus, com carcaça fabricada em poliamida (PA6 GF35) e corpo cilíndrico fabricado em alumínio, para pressões de 0 a 8,925 bar, temperatura de operação de -40 graus Celsius a 120 graus Celsius, próprio para veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
065 |
Sensor de pressão do óleo hidráulico de máquinas escavadeiras, pressão de operação entre 0 e 4,9 MPa e pressão máxima de 7 MPa, trabalha com uma tensão de 5 V e em um ambiente com temperaturas que podem variar entre -40 e 110 graus Celsius, corrente de entrada de no máximo 10 mA e corrente de saída de 1,5 mA. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.
(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.
(9) Conforme Anexo VIII da Resolução Gecex nº 272/2021, o qual traz um lista de concessões tarifárias decorrentes de compromissos na Organização Mundial do Comércio (OMC). As importações provenientes de países com os quais o Brasil possua acordo comercial que estabeleça o livre comércio para os respectivos bens não poderão usufruir da quota estabelecida neste Anexo.
(12) Essa NCM consta do Anexo III da Resolução GECEX nº 272/2021, alterada pela Resolução GECEX nº 310/2022, que reduz a zero a alíquota do Imposto de Importação de produtos do setor aeronáutico. Verifique a legislação para saber se o seu produto está beneficiado!
Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 9026.20.90, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Área | Informação |
---|---|
NF-e | uTrib: UN (Unidade) |
PIS e Cofins | Sujeito ao adicional de 1% (um ponto percentual) a título de Cofins-Importação no período de 01/04/2022 a 31/12/2023 (artigo 8º, § 21 da Lei nº 10.865/2004 e artigo 3º e 5º da Lei nº 14.288/2021). |
PIS e Cofins | Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015). |
Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.