NCM nº 8537.10.90 - Com alíquotas de IPI e Imposto de Importação atualizadas

Responsável: Ministério da Fazenda

Estrutura da NCM e tributação do IPI

Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 8537.10.90, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.

NCM Ex Estrutura da NCM nº 8537.10.90 IPI (%)
XVI MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
85 Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e suas partes; aparelhos de gravação ou de reprodução de som, aparelhos de gravação ou de reprodução de imagens e de som em televisão, e suas partes e acessórios.
8537 Quadros, painéis, consoles, cabinas, armários e outros suportes com dois ou mais aparelhos das posições 85.35 ou 85.36, para comando elétrico ou distribuição de energia elétrica, incluindo os que incorporem instrumentos ou aparelhos do Capítulo 90, bem como os aparelhos de comando numérico, exceto os aparelhos de comutação da posição 85.17.
8537.1 - Para uma tensão não superior a 1.000 V
8537.10.90 Outros 9,75
Ir para a tabela completa de NCM.

Imposto de Importação do NCM 8537.10.90

Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").

Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.

Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".

Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".

Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:

  1. Alíquota TEC: é àquela constante na TEC, não sendo utilizada nas importações pelos brasileiros. Apresentamos ela apenas para fins informativos;
  2. Alíquota efetiva: é àquela efetivamente utilizada nas importações, a qual pode ser a mesma da TEC ou diferente, no caso de eventual majoração ou redução tarifária implementada pel Brasil; e
  3. Alíquota de exceção: no caso do Brasil ter adotado algum instrumento ou regra de exceção para o NCM, sendo que ela prevalecerá sobre a "alíquota efetiva".

No caso da classificação fiscal (NCM) nº 8537.10.90, temos as seguintes alíquotas de II:

Alíquota TEC 18,00%
Alíquota efetiva 18,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC).

Alíquota de exceção para o NCM 8537.10.90:

Ex (*) Descrição da NCM nº 8537.10.90 II (%)
001 Aletas de trocas de marchas fixadas ao comando de seta inteligente atrás do volante, ou no próprio volante, composto por módulo mecatrônico mais chicote, contendo uma placa eletrônica com sistema para realizar a aquisição de comandos do condutor e transmitir ao módulo de câmbio automático, aplicado a veículos automotores.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
002 Módulo composto de combinação, em invólucro único, de um ou mais interruptores de pressão, rotativos ou deslizantes, iluminação interna, com ou sem circuito de interface.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
003 Painel de controle eletrônico do sistema de ventilação e ar condicionado de veículos automóveis 12v com tecnologia de acionamento das funções através de tela sensível ao toque de tecnologia eletrostatic touch-style.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
004 Unidade de controle de ar-condicionado Single e/ou Dual Zone do sistema de ventilação de veículos automóveis, com ou sem visor digital e tecnologia de acionamento das funções através de botões eletrônicos de liga/desliga, direcionamento/temperatura/velocidade do ar-condicionado com ou sem comunicação com sensores de temperatura.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
005 Central de fusíveis, relês e temporizadores, montada em placa de circuito impresso de 2 ou 4 camadas, de tamanho reduzido com interface para chicote elétrico específico usado em cabinas de tratores agrícolas, de alta resistência a vibração (tecnologia de inserção de componentes por pressão de ajuste - Press-Fit), temperatura e poeira.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
006 Módulo eletrônico com interruptores iluminados por leds, para acessos a diversos sistemas do veículo e informações sobre o status do airbag do passageiro (ligado ou desligado), contém conector elétrico com 20 pinos, incluindo ligação à rede CAN Bus de baixa e alta velocidade com tensão de funcionamento de 13 V, dimensões do conjunto: 291,2mm (C ) x 76,5 mm (L) x 29,9 mm (A).
Ver observação (5) abaixo.
2,00
008 Alavanca eletrônica de câmbio, com indexação mecânica externa para cada posição, operada manualmente para movimentação do trator agrícola na direção selecionada, equipada com sensores de efeito Hall (sem contato elétrico direto) que por meio de níveis diferentes de tensão identificam as 4 posições possíveis da alavanca (frente, ré, neutro e segurança com trava) e equipada com chicote elétrico para envio do sinal eletrônico ao módulo de controle da transmissão da máquina.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
009 Módulo eletrônico controlador mestre de entretenimento, com placas de rádio AM/FM, TV digital, ethernet, navegação para envio e recebimento de sinais de comando da tela touch screen, amplificador de rádio, temperatura interna e informações de mídia.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
010 Módulo eletrônico de gerenciamento da coluna de direção, possui uma alavanca do lado direito e duas ou três alavancas do lado esquerdo, alavanca superior controla o farol e o limpador do para-brisa, a inferior a limitação de velocidade, terceira alavanca pode ou não estar inclusa, a qual é responsável pelo controle da coluna de direção elétrica.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
012 Unidade controladora do sistema de ar condicionado do veículo, com 2 zonas independentes de temperatura e visor digital, com 3 botões giratórios, 6 teclas, com dimensões de 251,0mm (+/- 0,1mm) x 81,25mm (+/- 0,1mm) x 61,1 mm (+/- 0,1mm) e peso de 315g (+/- 50g).
Ver observação (5) abaixo.
2,00
015 Módulo eletroeletrônico para controle de cargas de diversas naturezas, responsável pela pilotagem de antenas de acesso e partida mãos livres (“hands free”), pela segurança da partida via verificação de transponder, pelo diagnóstico centralizado do veículo e pelo gerenciamento das redes veiculares CAN e LIN.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
016 Conjunto de acionamento das palhetas do limpador de para brisas dianteiras, composto de motor elétrico, hastes para acionamento das palhetas lado motorista e passageiro, juntas e pivôs, os pontos de articulação estão distantes 491,6mm (+1,0mm) e peso total de 2,650Kg (+/- 0,2Kg).
Ver observação (5) abaixo.
2,00
017 Sistema de comando multifuncional integrado ao apoia-braço do assento do operador, equipado nas versões com uma ou duas alavancas do tipo “joystick”, botões de comando identificados pela função, seletor graduado do lado direito do apoia-braço para regulagem de profundidade do implemento e potenciômetro, lado esquerdo do apoia-braço para ajuste da rotação do motor, comandos nas alavancas e no braço para controle de sistemas hidráulicos frontal e traseiro, aceleração, transmissão, piloto automático dentre outros, conjunto composto por dispositivos eletrônicos, sensor de movimento, placas eletrônicas, chicote elétrico para conexão e comunicação com as interfaces dos módulos da máquina através da rede CAN, ergonomicamente desenvolvido para acomodação e interação do operador com o trator agrícola.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
018 Sistema de comando multifuncional integrado ao apoia-braço do assento do operador, equipado na versão com duas alavancas sendo uma formato “T” e outra tipo “joystick” ou na versão com uma alavanca formato “T”, ambas opções com botões de comando identificados pela função, seletor graduado ao lado direito do apoia-braço para regulagem de profundidade do implemento e potenciômetro ao esquerdo do apoia-braço para ajuste da rotação do motor, os comandos nas alavancas e no braço controlam sistemas como hidráulicos frontal e traseiro, aceleração, transmissão, piloto automático da máquina entre outros, o conjunto é composto por dispositivos eletrônicos, sensor de movimento, placas eletrônicas, chicote elétrico para conexão e comunicação com as interfaces dos módulos da máquina através da rede CAN, ergonomicamente desenvolvido para acomodação e interação do operador com o trator agrícola.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
019 Modulo inteligente de distribuição de potência, com carcaça plástica, possui 71 funções especificas, interface com chicote com 10 entradas de conectores, comunicação CAN, temperatura de operação entre -40 e +105 graus Celsius.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
020 Módulo eletromecânico aplicado na coluna de direção com objetivo de fornecer ao condutor acesso a comandos de troca de direção (seta), acendimento dos faróis, limpadores do para-brisa (vidro dianteiro e traseiro), eventualmente podendo conter o comando para acendimento de farol e luz de neblina.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
021 Chave de interrupção de circuito (elemento de coeficiente de temperatura positiva) localizada no painel do veículo, que possui uma resistividade que aumenta à medida que a temperatura aumenta, responsável por interromper o fornecimento de energia para determinados circuitos para proteção contra sobrecarga térmica, na tensão de operação de 9 ~ 16V, temperatura de operação de -30 até +60 graus Celsius.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
022 Sistema de comando multifuncional integrado ao apoia-braço direito do assento do operador, com alavanca tipo "joystick", com comandos de aceleração, configuração da transmissão, controle de funções hidráulicas e de automação da máquina agrícola, exibição de informações ao operador em monitor de cristal líquido acoplado ao apoia-braço, potenciômetro posicionado ao lado esquerdo do apoia-braço para ajuste da rotação do motor, controles para ajustes e configurações do equipamento em forma de botões e teclas, distribuídos de forma ergonômica, equipado com conector elétrico para interface de eletrônica embarcada, com alimentação padrão de 12 volts e comunicação em rede CANBus proprietária.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
023 Atuador elétrico com motor de travamento central que permitem o travamento/destravamento de portas de veículos automotores.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
024 Contator elétrico 1 ou 2 vias (9.0V~16.0V - 2,5A máx.), para detectar se a porta está aberta ou fechada.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
025 Régua de chaves (painel de controle) com iluminação interna, conector para interface do usuário com o sistema de telemática e concierge.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
026 Contator elétrico com 2, 4 ou 5 vias, com peso de 0,07 kg até 0,1 kg, composto por mola de bronze e aço, material plástico (POM, PBT, PA66 + 30%) e circuito elétrico, medindo 112 +/- 0,5 mm de comprimento, 48 +/- 0,5 mm de largura, com curso entre 16,7 mm e 29,4 mm.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
028 Unidade de controle de múltiplas funções do console central, construído em plástico PA66 rígido e circuitos eletrônicos, tomada USB 12V, acendedor de cigarros, interruptores e botões, aplicado a veículos automotores.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
029 Unidade controladora do sistema de ar condicionado do veículo, com 1 zona de temperatura, com 3 botões giratórios, 2 teclas, 1 alavanca de posição, com dimensões de 333,7 mm x 224,4 mm da base inferior até o centro do clip superior x 222,3 mm e peso entre 850 g e 890 g.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
030 Unidade controladora do sistema de ar condicionado do veículo, com 1 zona de temperatura, com 3 botões giratórios, 3 teclas, com dimensões de 305,8 mm x 189,6 mm x 124,6 mm e peso de 770 g.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
031 Unidade controladora do sistema de ar condicionado do veículo, com 1 zona de temperatura, com 3 botões giratórios, 2 teclas, 1 alavanca de posição, com dimensões de 372,8 mm x 234,8 mm x 189,5 mm e peso entre 850 g e 890 g.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
032 Painel de comando, fabricado em polipropileno constituído por teclas para controle de elevação e abaixamento do sistema de suspensão pneumática do veículo mediante da pressurização das bolsas de ar, as dimensões do controle são de 124.5x72.65x9.7 [mm], conectado por um cabo espiralado e um conector de 6 vias na outra ponta, com tensão de trabalho de 24V +- 25% DC com um range térmico de funcionamento entre -40 Graus Celsius até +70 Graus Celsius.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
033 Console de comando elétrico dos vidros, espelhos e trava das portas traseiras, a ser instalado na porta do motorista, 12V, corrente da iluminação 45mA, nas dimensões 141,5 x 26,6mm, caracterizado como outro console com dois ou mais aparelhos de distribuição de energia elétrica, para tensão inferior a 1000V, aplicado a veículos automotivos.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
034 Interruptor de ação rotativa, para controle do sistema multimídia, em plástico PP e componentes elétricos, tensão 12V, instalado no console central, aplicado a veículos automotivos; PN 5A16B20.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
035 Controlador de ar-condicionado eletrônico, dotado de função automática de controle de temperatura interna, desembaçador de para-brisa e vidro traseiro, controle de temperatura e velocidade do ar dentro do habitáculo, seleção do direcionamento do ar nos difusores de para-brisa central e de pés, display de cristal líquido, direcionamento do difusor e intensidade do ventilador, elemento LED acima dos botões do desembaçador de para-brisa e de vidro traseiro, com peso total entre 200 e 600 gramas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
036 Comando de regulação e limite de velocidade que permite ao motorista manter um limite de velocidade pré-estabelecido; o comando fica no volante e funciona em conjunto com o botão de ativação e desativação no painel central; é composto de estrutura e botões plásticos, placa de circuito eletrônico, cabo, pine para montagem e conector para conexão com circuito elétrico do carro, possui massa de 0,053 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
037 Distribuidor de energia DC para veículo elétrico, carcaça em aço inoxidável, dimensões de 690 x 350 x 142,7mm, peso máximo 17 kg, tensão máxima de 1000V, corrente máxima 150A, temperatura de operação de -40 Graus Celsius a 75 Graus Celsius, entrada para até 8 acumuladores elétricos, grau de proteção IP6K9K.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
038 Conjunto painel de gás para veículos pesados com motores a gás em temperatura ambiente de -40 Graus Celsius a +105 Graus Celsius, montados com componentes periféricos do sistema de gás para pressão máxima de trabalho de 260 bar e pressão de serviço de 200 bar, entrada do gás no sistema a 15 Graus Celsius de temperatura e fluxo de gás de 75 kg/h a 90 kg/h, filtro com pressão máxima de trabalho de 260 bar e regulador de pressão máxima de trabalho de 10 bar.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
039 Comutadores com botões giratórios e normais e interruptores elétricos de ajustes das janelas e espelhos retrovisores externos, 12 V, temperatura de trabalho 23 graus Celsius, força de operação 3 N, aplicado a porta do motorista, conjunto em plástico ABS, nas dimensões 145,1 mm x 26,6 mm, aplicado a veículos automotivos; PN 7948785.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
040 Caixa de distribuição elétrica, própria para proteção de todo sistema elétrico em 24 V de ônibus, dotada de carcaça de proteção em plástico, 19 fusíveis, 2 relês, circuitos elétricos, barramento, fixações para cabos, conector de 21 polos e ferramenta para remoção de fusível, com temperatura de operação de -40 graus Celsius a +90 graus Celsius, grau de proteção IP67, dimensões aproximadas de 132,9 mm x 271,7 mm x 212,6 mm e peso aproximado de 3,03 kg. 
Ver observação (5) abaixo.
2,00
041 Alavanca de câmbio eletrônica para aquisição de comandos do condutor, com três posições para marchas à frente, neutro, marchas à ré e chave para o freio de estacionamento, com transmissão aos módulos de controle de transmissão para aplicação em máquinas agrícolas; tensão de operação de 5 V, com corrente máxima de 2 A, temperatura de operação de -25 graus Celsius a 80 graus Celsius.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
042 Chave de seta, módulo composto de combinação, em involucro único, de um ou mais interruptores de pressão, rotativos ou deslizantes, com ou sem iluminação interna, com ou sem circuito de interface.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
043 Unidade de controle de ar-condicionado single e/ou dual zone do sistema de ventilação de veículos automóveis, com ou sem visor digital e tecnologia de acionamento das funções por meio de botões elétricos de liga/desliga, direcionamento/temperatura/velocidade do ar-condicionado com ou sem comunicação com sensores de temperatura.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
044 Caixa de fusíveis do compartimento do motor, com capacidade de correntes variadas de acordo com especificações dos fusíveis e relés, aplicada no sistema elétrico do veículo, tensão de 12 V da bateria, com função de prover distribuição secundária e alimentação aos módulos e dispositivos elétricos do veículo, bem como proteger os cabos contra curtos-circuitos.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
047 Placa de circuito impresso, com dimensões aproximadas de altura de 53 mm e largura de 220 mm, com alimentação 12 Volts com 4 potenciômetros com no máximo 15 mm de diâmetro e corrente máxima de 2 amperes, específicos para controle de altura, sensibilidade e velocidade do levante hidráulico de máquinas agrícolas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
048 Painel composto por 4 teclas, montado na placa de circuito impresso com eletrônica embarcada, proteção frontal emborrachada, dureza de 60 shA, iluminação interna dos teclados em LEDs 4000 K, com adesivo traseiro para montagem, dedicado para seleção de funções em painéis de instrumentos de máquinas agrícolas providas de cabine.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
049 Unidade de controle de múltiplas funções do console central, tomada USB 12 V, acendedor de cigarros, interruptores e botões giratório aplicação veículos automotores; PN 7951979.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
053 Unidade de controle de ar-condicionado single ou dual zone do sistema de ventilação para veículos automóveis, com ou sem visor digital e tecnologia de acionamento das funções através de botões eletrônicos de liga/desliga, direcionamento, temperatura e velocidade do ar-condicionado com ou sem comunicação com sensores de temperatura, dotado de Difusor de ar montado no painel central, aplicado a veículos automotores; PN 9855407, 4A0EDD1, 9461404.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
054 Alavanca de comando com haste de aço e manipulo de náilon e PVC provida de 2 interruptores acoplados no manipulo e conectores, para sistema elétrico de 24 volts, tem a função de controlar o movimento da caçamba de trabalho e acionamento de tração, aplicada em cabine de operação de pá carregadeira de rodas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
055 Alavanca de comando, com haste fabricada em aço e manipulo de plástico, provida de 4 mini interruptores elétricos,2 botões e conectores, para sistema elétrico de 24 volts, tem a função de controlar o movimento da caçamba de trabalho, direcionamento frente e ré e acionamento de tração, aplicada em cabine de operação de pá carregadeira de rodas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
056 Alavanca eletromecânica com corpo de liga de alumínio, com acionamento elétrico acionado por pistões e retorno por molas, provida de potenciômetro, sensor tipo Hall e cabos de conexão, tensão de 24 volts provida de coifa de borracha e tampa de proteção de plástico, podendo ter a função de direcionamento de locomoção, frente, ré, direita e esquerda, ou controle do implemento de trabalho, aplicada em cabine de operação de máquinas autopropulsadas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
057 Caixas de distribuição, proteção e comutação apresentada com fusíveis e ou relés com tensão de trabalho entre 12 e 60 volts, composta de carcaça de plástico e dispositivos de metal, com dimensões variando entre 30 mm a 350 mm de largura, 16 mm a 160 mm de comprimento e 15 mm a 410 mm de altura e peso de 6g a 1950g, próprios para fabricação de chicotes elétricos automotivos dos tipos utilizados nos veículos das posições 8701 a 8705.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
058 Central de fusíveis, relês e temporizadores, montada em placa de circuito impresso de 8 camadas, de tamanho reduzido (421mm x 153mm x 27,7mm) com interface para chicote elétrico específico usado em cabinas de máquinas agrícolas, de alta resistência a vibração (tecnologia de inserção de componentes por pressão de ajuste - Press-Fit), temperatura e poeira.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
059 Combinações de comando com interruptores tipo alavanca para acionamento dos faróis e setas, provida de alavanca de deslocamento de direção frente, ré e neutro, tensão de 24 volts, com proteções de plástico e coifas de borracha embutidas, provida de cabos e conexões elétricas de ligação, aplicado na coluna de direção de pá carregadeira de rodas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
060 Dispositivo (soquete) de acessório digital composto por 2 conexões usb para alimentação ou carregamento de baterias de dispositivos eletrônicos compatíveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
061 Distribuidor de energia DC para veículo elétrico, carcaça em liga de alumínio, dimensões de 518 mm x 390 mm x 150 mm, peso máximo 15,2 kg, potência 150 kW, corrente máxima 200 A, temperatura de operação de -10 Graus Celsius a 75 Graus Celsius, grau de proteção IP6K9K, sensores de tensão nos contadores de entrada e saída, placa eletrônica para conexão via rede CAN do veículo.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
062 Distribuidor de energia DC, carcaça em liga de alumínio, dimensões 441 mm x 310 mm x 181 mm, peso máximo 9 kg, tensão nominal de 650 V, tensão máxima 800 V, corrente máxima de carga 105 A, corrente máxima de descarga 130 A, temperatura de trabalho de -30 Graus Celsius a 65 Graus Celsius, grau de proteção IP6K9K, entrada para 2 a 5 acumuladores elétricos, aplicado em ônibus elétrico.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
063 Manípulo com corpo de alumínio encapado com proteção de plástico e borracha com detalhes antideslizantes, provido de 2 interruptores acoplados, chicote elétrico e conexão para sistema elétrico de 24 volts, tem a função de direcionamento das esteiras ao manipular a alavanca e mudança de marchas através do acionamento dos interruptores, aplicado em cabine de operação de máquinas autopropulsadas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
064 Manípulo com corpo de alumínio encapado com proteção de plástico e borracha com detalhes antideslizantes, provido de 2 interruptores acoplados, chicote elétrico e conexão, para sistema elétrico de 24 volts tem a função de controle da lâmina de trabalho ao manipular a alavanca e inclinação da lâmina através do acionamento dos interruptores, aplicado em cabine de operação de máquinas autopropulsadas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
065 Módulo eletromecânico de acionamento de faróis e limpadores de para-brisa aplicado na coluna de direção de veículos automotores, composto de: alavanca de comando das luzes do farol (alto e baixo), de direção (setas) e/ou auxiliares (luzes dianteira/ traseira de neblina) de baixa corrente (20mA) e alta corrente (5 a 7A); alavanca de comando do limpador de vidro dianteiro e/ ou traseiro de alta corrente (5 a 7A); componente central para interface mecânica com as demais peças do veículo; conexões elétricas para envio dos comandos para a central eletrônica de controle do veículo; temperatura de trabalho de -30 Graus Celsius  a +85 Graus Celsius.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
066 Módulo eletrônico de entretenimento, com navegação integrada, possui comandos da tela tipo touchscreen, de 9 a 32 volts, com potência maior ou igual a 71 watts, para aplicação em máquinas rodoviárias.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
067 Painel de controle de 12 V com corrente máxima de 1 ampere, equipado com display de cristal líquido para informar funções, status e falhas do sistema, botões de controle e ajuste no sistema de levante hidráulico por meio de comunicação por protocolo CAN, chicote com conector, opera em temperaturas de -10 Graus Celsius até 80 Graus Celsius, peso aproximado de 1 kg, específico para uso em máquinas agrícolas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
068 Unidade de controle eletrônica do sistema de tratamento de gases do escapamento, dimensões de 61 mm x 30 mm x 60 mm, tensão nominal de 24 V, temperatura variável - 40 Graus Celsius a 80 Graus Celsius, dotada de 9 terminais de contato elétrico fabricados em liga de cobre, grau de proteção IP5K3, peso máximo 0,100 kg, aplicada em caminhões e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
069 Unidade de controle eletrônico do retardador hidrodinâmico, dimensão de 135 mm x 200 mm x 33 mm, tensão nominal de 27 V e corrente máxima de 2 A, contém 2 conectores com 15 pinos de contato elétrico, temperatura de trabalho variável -40 Graus Celsius a 70 Graus Celsius, peso máximo de 0,600 kg, utiliza comunicação via rede CAN, aplicada em caminhões e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
070 Unidade de controle eletrônico do sistema anti-colisão, carcaça em policarbonato, estrutura em aço, terminais em cobre, dimensões de 130 mm x 86 mm x 36,9 mm, tensão de trabalho de 24 V, temperatura de trabalho variável de -40 Graus Celsius a +85 Graus Celsius, peso total de 165g, grau de proteção IP30, entrada para dois conectores com 18 e 15 pinos, aplicado em caminhão e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
071 Unidade de controle eletrônico com comunicação “CAN Bus”, transmissão de baixa frequência (125 KHz), identificação de chave de comando remoto, reconhecimento de chave para acesso ao veículo e partida do motor.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
072 Módulos para visualização de informações diversas, para aplicação em painel de instrumentos ou em módulos centrais de informação em veículos automotores, composto de: matriz ativa "TFT - Thin FIlm Transistor" ou matriz passiva "dot matrix", "driver" para “interface”, componentes eletrônicos, "LED - Light Emitting Diode" para iluminação, provido de painel de controle para operação de “infotainment” e painel de controle de ar-condicionado automático digital.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
073 Dispositivo eletrônico de comando do sistema de ventilação e ar-condicionado, constituído predominantemente de plástico, com conector de 40 vias para conexão com a caixa de ar, dimensões máximas de 267,9 mm de largura, 106,3 mm de altura, 70,8 mm de comprimento e peso aproximado de 0,480 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
074 Caixa com fusíveis do sistema de alta tensão para veículos elétricos, dimensões de 488 mm x 426,6 mm x 154,6 mm, peso máximo de 16 kg, temperatura de operação de -40 Graus Celsius a 90 Graus Celsius, tensão máxima de 1000 V, com tampa externa basculante e tampa intermediária plástica translucida, grau de proteção IP65 e IP6K9K.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
075 Conector de áudio auxiliar USB tipo A, temperatura de operação de -40 Graus Celsius a 70 Graus Celsius e temperatura de armazenamento de -40 Graus Celsius a 85 Graus Celsius; tensão de entrada do conector TH08 (+ B) de 9 V a 16 V, tensão de saída USB Tipo A (V-BUS) de 4,90 V a 5,25 V; corrente de garantia máxima de saída USB tipo A (V-BUS) de 2,4 A.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
076 Unidade de controle eletrônico com comunicação “CAN Bus”, frequência de operação de 125 kHz, com massa de 108 g, dimensões de 111,8 mm x 85,7 mm x 31,9 mm, identificação de chave de comando remoto, reconhecimento de chave para acesso ao veículo e partida do motor.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
077 Painel de elétrico de controle do sistema de ar-condicionado e ventilação de veículos automóveis, tensão de 12 V, tecnologia de acionamento das funções por meio de 3 seletores (temperatura, velocidade e direcionamento), 3 botões elétricos: ligar e desligar, permitir a circulação do ar no interior do veículo e acionamento do desembaçador.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
078 Módulo de controle elétrico da velocidade de rotação do ventilador e manutenção da temperatura e resfriamento do fluido refrigerante, para sistema de ar-condicionado automotivo, com controle por meio de ciclo PWM, para tensão entre 9 e 16 VDC, com temperatura de preservação entre -40 Graus Celsius e 125 Graus Celsius, potência máxima de acionamento 400 W, campo de frequência do sinal entre 70 Hz a 300 Hz, dotado sistema de prevenção de tensão reversa.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
079 Conjunto eletrônico, 12 V, controle digital do sistema de ar condicionado, dotados de botões e display, fixado no console central da parte traseiro de veículos automotivos; PN 9493012, 9493014, 5A3BBF2, 5A3BBF4.   
Ver observação (5) abaixo.
2,00
080 Conjunto painel e unidade eletrônica do sistema eletrônico de controle de refrigeração para cabines de caminhões, com mostrador LCD, botões para ativação com botão rotativo para ajuste da temperatura, possuindo carcaça blindada e conector integrado de 5 contatos, com dimensões de 180 a 190mm de comprimento e 85 a 95mm de largura e de 60 a 70mm de espessura.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
081 Central elétrica, própria   para   proteção   de unidades   de   controle,   sensores   e componentes  de  baixa  demanda  elétrica utilizada em ônibus, dotada de 8 placas de circuito  impresso, 69 fusíveis, 14 relés, conectores, chicotes  e  cabos  de  alimentação elétrica, com  temperatura  de  operação  de -40 graus  Celsius a  +  90 graus  Celsius, dimensões aproximadas de 200,8 mm x 650 mm x 370 mm e peso aproximado de 8,71 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
082 Unidade controladora do sistema de ar-condicionado mecânico de veículo, com 01 zona de temperatura, 03 botões giratórios para controle de temperatura, velocidade e distribuição do ar com conexão para caixa por meio de dois cabos flexíveis e 03 teclas para acionamento do ar-condicionado, recírculo e desembaçador traseiro, para controle de compressor variável eletrônico com ou sem embreagem.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
083 Caixa de distribuição para a rede de dados interna "CAN/LIN", com conectores para interface de 32 pinos, fixado no cofre do motor DME, nas dimensões 39,2 mm x 98 mm, aplicado a veículos automotivos; PN 5A47298.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
084 Central fusíveis, relés e componentes eletrônicos, montado com placa de circuito integrado, em plásticos PA6, com tampa de conexões, dimensões 176,8 mm x 95,4 mm, peso aproximado de 250 gramas, aplicado a veículos automotivos; PN 7952991.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
085 Módulo controlador para uma tensão não superior a 1000 V; constituído de corpo em fibra de vidro (FR4), com semicondutores, regulador de voltagem, sensor de pressão, dois conectores de plástico de 4 pinos e um de 2 pinos para contato elétrico e outros componentes eletrônicos; com tensão de trabalho de 24 V (-4 V), temperatura de trabalho -40 a 85 graus Celsius; comprimento de 65 mm, largura de 50 mm e espessura de 5 mm; peso de 50 g; usado na fabricação de sistema de gerenciamento de bateria (BMS) para ônibus elétrico; com função de controlar o ventilador e detecção de incêndio dentro da bateria; com aplicação em ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
086 Placa de controle com conector; constituído de corpo do conector em plástico (PA) com 3 pinos M8 integrado com conector com 10 pinos em cobre, corpo da placa em fibra de vidro, com fusível, resistências de pré carga (conjunto de 18 resistores), sensor de corrente e outros componentes eletrônicos; com tensão de trabalho não superior a 1000 V; temperatura de trabalho -40 a 75 graus Celsius; comprimento de 260 mm, largura de 105 mm e altura de 50 mm; peso de 450 g; usado na fabricação de sistema de gerenciamento de bateria (BMS) para ônibus elétrico; com função de controlar a corrente da bateria e fornecer segurança contra curto circuito; com aplicação em ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
087 Unidade de controle ar-condicionado, utilizado para modular o sistema automático de ar-condicionado, trabalha em conjunto com HVAC; é um sistema dedicado e especificamente desenvolvido para HVAC; feito em policarbonato, ABS e politetrafluoretileno; display digital de temperatura, com software específico; funções de aquecimento, ventilação; tensão de 24 V; aplicação em caminhões extrapesados.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
088 Unidade de controle para uma tensão não superior a 1000 V; constituído de 3 placas de circuito impresso em fibra de vidro (FR4) posicionadas uma por sobre as outras, com semicondutores e outros componentes eletrônicos; com tensão de trabalho 24 V; temperatura de trabalho -40 a 85 graus Celsius; comprimento de 150 mm, largura de 80 mm e altura de 30 mm; peso de 200 g; usado na fabricação de sistema de gerenciamento de bateria (BMS) para ônibus elétrico; com função de a placa superior medir a voltagem do sistema, a placa intermediária possui a central de processamento com CPU e a placa inferior controla a corrente de carga de energia; com aplicação em ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
089 Unidade de controle para uma tensão não superior a 1000 V; contendo 3 placas de circuito impresso em fibra de vidro (FR4) posicionadas uma por sobre as outras; com processador de 3 núcleos (AURIX) de 200 MHz, 384 KB de memória flash e 4 MB de memória programável, com 4 portas CAN e 2 unidades de medição de alta voltagem, semicondutores, e outros componentes eletrônicos; tensão de trabalho 24 V; temperatura de trabalho -40 a 85 graus Celsius, com dimensões nominais de 150 mm x 80 mm x 30 mm; peso de 200 g; usado na fabricação de módulo de interface; com função de controlar os parâmetros seguros do sistema de gerenciamento da bateria (BMS) e o veículo elétrico; com aplicação em ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
090 Calculador/ECU de gestão de energia para arquitetura G1, USM ou UPC (unidade de proteção e comutação) realiza o acionamento das luzes de posição, farol baixo, farol alto, farol de neblina, luzes de ré, luzes diurnas (DRL), limpador de para brisa, GMV motor, ar condicionado, stop & start, com dimensões de 146.8 mm x 158 mm e protocolo de comunicação CAN em protocolo BSS.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
091 Unidade de controle eletrônico do sistema antifurto, carcaça em plástico (PA6 GB20 GF10), dimensões de 133 x 86 x 37 mm, tolerância 5 mm, peso máximo de 0,110 kg, tensão nominal de 24 V, grau de proteção IP40, temperatura de operação de -40 a 85 graus Celsius, comunicação através de rede CAN, com 1 porta de conexão com 21 pinos, aplicada em caminhões e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
092 Unidade de acionamento da cabina do caminhão com bomba hidráulica volumétrica rotativa, dimensão de 276 x 175 x 149 mm, tolerância 5 mm, peso máximo de 2,250 kg, tensão nominal de 24 V, corrente máxima de 30 A, temperatura de operação de - 30 a 80 graus Celsius, pressão máxima de 37,3 MPa, vazão volumétrica de 0,46 litros por minuto, reservatório de capacidade máxima de 860 cm3, aplicada em caminhão e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
093 Unidade central de distribuição e proteção de circuitos elétricos de corrente contínua, composta por carcaça em PA6 GF10+GB20, placa de circuito impresso em FR4, tendo 110 posições para fusíveis de 5 a 60 amperes, 13 posições para reles, dimensões sem suportes metálicos entre 345 e 350 mm de comprimento 165 e 168 mm de altura e entre 60 e 64 mm de profundidade, peso máximo de 1,5 kg, aplicada em veículos comerciais pesados e semipesados.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
095 Caixa de fusíveis, aplicada em veículos automotivos, constituída de poliamidas (PA), com 46 polos, temperatura de trabalho entre -40 graus celsius e 105 graus celsius e tensão de trabalho de 24 V.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
096 Caixa de fusíveis, aplicada em veículos automotivos, constituída de poliamidas (PA), com 80 polos, temperatura de trabalho entre -40 graus Celsius e 105 graus Celsius e tensão de trabalho de 24 V.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
097 Caixa de fusíveis, munida dos mesmos, e aplicada em veículos automotivos, constituída de poliamidas (PA6), com 13 polos, temperatura de trabalho entre -40 graus Celsius e 105 graus Celsius e tensão de trabalho de 12 V até 24 V.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
098 Caixa de distribuição, proteção e comutação apresentada com placa de circuito impresso FR-4 com camada isolante dialétrica de poliolefina, com fusíveis, relés, terminais, transceptor de protocolo de comunicação CAN, microcontrolador, composta de carcaça fabricada em (HCPP-GF30) na cor pantone 7501U, com dimensões de 150 mm de largura, 273 mm de comprimento e 75 mm de espessura, temperatura de operação entre -35 a + 75 graus Celsius, próprio para veículos automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
099 Painel de comandos aplicado em volante de veículos automóveis, com moldura fabricada em policarbonato, tampa traseira fabricada em poliamida PA66-GF30, placa de circuito impresso em FR-4, membrana condutora de borracha, botões em policarbonato, interruptores e comutadores, peça de suporte dos botões em PC+ABS, com diodos LED para iluminação dos botões.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
100 Alavanca seletora de marcha, dotada de haste de metal conectada a um atuador elétrico com seis conectores, sensores de posição, possui oito posições para frente, uma ré, uma neutra e duas para os lados, própria para aplicação em máquinas de pavimentação e da construção civil.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
101 Sensor eletrônico do sistema de anticolisão; contendo carcaça de plástico e componentes eletrônicos; com dimensões externas de 119,8 mm de comprimento, 59,1 mm de altura e 65,1 mm de largura, com peso aproximado de 0,110 kg, item de segurança e prevenção a acidentes; usado na fabricação de painel de instrumentos do habitáculo automotivo; com função de alerta de colisão sonoro e, ou visual em display no painel automotivo, assistindo a condução veicular, e indicando a distância em segundos de acordo com a velocidade relativa do veículo à frente; com aplicação em automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
102 Conjunto de interruptores com comando de multifunções; contendo um ou mais invólucros, com material constitutivo predominante em plástico; com placa de circuito impresso e dotado de chicote elétrico, com um ou mais conectores elétricos, contendo ou não iluminação interna, tensão máxima de trabalho de até 15 V; usado na fabricação de volante de direção; com função de realizar comandos sem que o condutor precise tirar a mão do volante; com aplicação em automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
103 Módulo console multifuncional, com botões e alavancas de deslocamento frontal e traseiro, de comando de multifunção, dotado de chicote elétrico, potenciômetro, chaves de acionamento, botões plásticos para acionamento de funções como luzes de trabalho, pisca-alerta, luz direcional, buzina, limpador de para-brisa, medindo 290 mm de altura, 292 mm de comprimento e 233 mm de espessura e peso aproximado de 1.745 kg, aplicado no volante de direção das máquinas agrícolas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
104 Console multifuncional, dotado de botões plásticos, resistores, interruptores, chicote elétrico, potenciômetros e placa eletrônica de circuito, próprio para controle do ar-condicionado, bloqueio do diferencial, ativação de funções de luzes de trabalho, levante hidráulico, luzes de pisca-alerta, medindo 115 mm de altura, 290 mm de comprimento e 45 mm de espessura e com peso aproximado de 0,458 kg aplicado na estação do operador das máquinas agrícolas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
105 Módulo de controle de condução, próprio para controle da rotação do motor e controle automático de desempenho do motor, com tensão de alimentação de 14 Vcc e corrente de operação de 150 mA, dotado de microcontrolador, otimizador de autonomia de combustível, dois Encoders conectados via LIN Bus com o Atmel ATA6616C/ATA6617C, atende aos requisitos da diretiva 200/95/EG (RoHS), aplicado no apoio de braço da cabine do operado das colheitadeiras de cereais autopropulsadas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
106 Módulo de controle de configurações (setting control module), acoplado ao ARMC (unidade de controle de apoio de braço) via LIN bus, com tensão nominal de 14 Vcc e corrente de operação de 175 mA, com encoder e microcontrolador de 8 Mhz, circuito externo para reset com 16 Kbytes de memória RAM, 48 Kbytes de memória flash e 2 Kbytes de memória EEPROM, em conformidade com as diretrizes impostas no protocolo EU RoHS (2002/95/EC), aplicado no controle de configurações de funcionamento da máquina e configurações de colheita das colheitadeiras de cereais autopropulsadas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
107 Módulo de controle da aceleração do motor, com botões de acesso direto a luzes de perigo, faróis, bloqueio de transporte/SCV, HVAC, rádio, telefone, espelhos, seleção do limpador, assento e configurações gerais do sistema da máquina e implemento, com faixa de tensão da bateria de 12 volts, tensão mínima de 9 volts e tensão máxima 16 volts, com barramento serial CAN, medindo 178,4 mm x 109,7 mm x 85,7 mm e com peso aproximado de 0,3 kg, aplicado na estação do operador das máquinas agrícolas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
108 Subconjunto dispositivo comando multifunção de uso volante direção automotivo, número funções variadas acoplado do lado direito e/ou esquerdo, material constitutivo termoplástico acabamento pintado, com ou sem iluminação; com ou sem conectores de interface; múltiplos números de vias e múltiplas cores com tensão 10,5V a 15V.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
109 Módulo de gerenciamento (ECU) e controle do ar-condicionado 12 V, single ou dual zone, caracterizado como parte do ar condicionado, aplicado a veículos automotivos; PN 9855406, 4A0EDD0, 9855409.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
110 Alavanca para nivelamento, fabricada predominantemente em plástico e borracha, dotada de dois conectores, com tensão de alimentação máxima de 32 V, com dimensões de alavanca e base de 229 mm, própria para tratores de esteira.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
111 Bloco de interruptores com alavanca eletrônica de acionamento do freio, dimensões máximas de 112 x 112 x 88 mm, peso máximo de 0,3 kg, tensão nominal de 24 V, porta de conexão elétrica com até 4 pinos, carcaça em Polioximetileno (POM), cobertura de acabamento da base em Acrilonitrila butadieno estireno com Poliamida (ABS+PA), alavanca de acionamento em Poliamida (PA) com acabamento em Policarbonato ou Acrilonitrila butadieno estireno (PC/ABS), utilizado em caminhões e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
112 Unidade de controle eletrônico para liberação da partida do motor, dimensões máximas de 180 x 95 x 40 mm, carcaça em policarbonato com acrilonitrila butadieno estireno com reforço em fibra de vidro (PC+ABS GF10), peso máximo de 0,2 kg, placa de circuito impresso constituída em folhas laminadas em epóxi reforçadas com fibra de vidro (FR4), porta de conexão elétrica com até 28 pinos para integração com a rede CAN do veículo, utilizada em caminhões, chassis e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
113 Unidade de controle eletrônico para conexões externas da rede CAN, dimensões máximas de 201 x 188 x 54 mm, carcaça em poliamida com reforço em fibra de vidro (PA66 GF25), peso de 0,403 kg, tolerância de mais ou menos 0,1 kg, tensão nominal de 24 V, grau de proteção IP5K0, 4 portas de conexão elétrica com até 115 pinos para integração com a rede CAN, utilizada em caminhões, chassis e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
114 Unidade central de controle eletrônico para a integração da rede CAN com os módulos do veículo, carcaça em polipropileno (PP T40), dimensões máximas de 120 x 100 x 50 mm, peso máximo de 0,2 kg, tensão nominal de 24 V, com uma porta de conexão elétrica com até 24 pinos, utilizada em caminhões, chassis e ônibus.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
115 Sistema de comando multifuncional, do tipo “joystick”, com tensão de operação entre 4,5 e 5,5 VDC, dotado de três interruptores de pressão com tensão de operação de 24 V, força de atuação dos botões de 16 N (+- 5 N), sistema com grau de proteção IP67 e temperatura de operação de -40 graus Celsius a 85 graus Celsius, próprio para tratores de esteira.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
116 Sistema de comando multifuncional, do tipo “joystick”, dotado de interruptor de pressão, quatro conectores, com tensão de alimentação de 24 V, pressão de entrada de manuseio do piloto de 30 bar, vazão interna na posição neutra de até 80 cm3/min, próprio para pá carregadeira.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
117 Sistema de comando multifuncional, do tipo “joystick”, dotado de interruptor de pressão, alavanca secundária e quatro conectores, com tensão de alimentação de 24 V, pressão de entrada do manuseio do piloto de 30 bar, vazão interna na posição neutra de até 80 cm3/min, próprio para pá carregadeira.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
118 Sistema de comando multifuncional, do tipo “joystick”, dotado de três interruptores de pressão, um interruptor deslizante e um conector, com tensão nominal de 30 V e corrente de 2 A, vida útil igual ou superior a 50.000 ciclos, próprio para escavadeiras.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
119 Sistema de comando multifuncional, do tipo “joystick”, dotado de dois interruptores de pressão, um conector, com tensão de alimentação de 24 V, dimensão da base e alavanca de 306 mm, próprio para tratores de esteira.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
120 Sistema de comando multifuncional, do tipo “joystick”, com tensão de operação do joystick de 4,5 e 5,5 VDC, tensão do conector de 24 V, grau de proteção IP54 para sistemas mecânicos e IP67 para sistemas elétricos, temperatura de operação do conjunto de -40 graus Celsius a 85 graus Celsius, próprio para tratores de esteira.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
121 Sistema de comando multifuncional, dotado de três conectores e três interruptores de pressão, com tensão de alimentação de 24 V, dimensão da base e alavanca de 316 mm, próprio para pás carregadeiras.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
122 Calculador de gestão de energia (underhood switch module - USM) para função start & stop, realiza o acionamento das luzes externas de modo geral, compressor de ar-condicionado, com interface e sensores para controle de limpadores e reconhecimento de ponto morto e ré do veículo, possui dimensões aproximadas de 146.8 mm x 158 mm, composto de plástico e circuito eletrônico e pesa aproximadamente 0.42 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
123 Calculador de gestão de energia (underhood switch module - USM) para função start & stop, realiza o acionamento das luzes externas de modo geral, compressor de ar-condicionado com interface e sensores para controle de limpadores e reconhecimento de ponto morto e ré do veículo, possui dimensão aproximada de 146.8 mm x 158 mm, composta de plástico e circuito eletrônico e peso aproximado 0.45 kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
124 Caixa de distribuição, proteção e comutação apresentada com placa de circuito impresso FR-4 com camada isolante dialétrica de poliolefina, com fusíveis, relés, terminais, comunicação CAN, microcontrolador, composta de carcaça fabricada em (HCPP-GF30), com dimensões de 155 mm de largura, 236 mm de comprimento e 80 mm de espessura, temperatura de operação entre -35 a + 75 graus Celsius, próprio para veículos automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
125 Controlador eletrônico dotado de processador, circuitos de entrada e saída e memórias programáveis, para gerenciamento e controle de sistemas de tração destinados a veículos elétricos, constituídos por carcaça metálica com conexões plásticas, unidade central de processamento interna, placas eletrônicas em SMD, interface serial com dois ou mais canais CAN BUS para comunicação com sistemas periféricos, com velocidade de comunicação de até 1Mbps, com dimensões de 385 x 221 x 100 mm (tolerância das medidas de +/- 5%) e peso de 4,5 Kg.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
126 Módulo de controle do rádio e painel de instrumentos, de tensão 12 V, alimentado por fonte de alimentação externa, contendo alertas visuais e sonoros e conexão em telas coloridas de 8 a 17 polegadas, composto de dissipador em alumínio e moldura plástica em PC+ABS.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
127 Unidade de distribuição de alta tensão (máximo 750 V), utilizada para alimentação do sistema de tracionamento das rodas do veículo (powertrain) e das cargas auxiliares alimentadas em alta tensão, com as funções de pré-carga, acionamento e proteção das cargas alimentadas, composta de caixa vedada fabricada em alumínio ou aço, com montagem interna de barramentos de cobre tratado, contatoras eletromecânicas com acionamento controlado, resistor limitador de potência, fusíveis de proteção automotivos, conectores de engate rápido para conexões alimentadas em alta tensão e dispositivos de eletrônica embarcada associados, possui dimensões aproximadas 250 x 500 x 700 mm, com aplicação em veículos híbridos e elétricos puros (ônibus, caminhões médios e pesados.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
128 Módulo de gerenciamento eletrônico, para regulagem e controle do sistema airbag dotado de memória para gravação de EDR (event data recorder), conhecida como “caixa-preta”, conforme normativa (NHTSA 49 CFR part 563 EDR), contém 2 conectores com 84 vias, sendo cavidade 1 com 30 pinos e cavidade 2 com 54 pinos; dimensões aproximadas de 38,3 mm x 137,7 mm x 121,1 mm (altura x largura x comprimento); aplicado em veículos automotores.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
129 Módulo de controle eletrônico com sistema de aceleração do motor, controle de rotação com botões para acionamento do piloto automático, dotado de alavancas com bloqueio de transporte/SCV, potenciômetro, placa de circuitos, transdutor chicotes elétricos com conectores, com almofada para apoio do braço faixa de tensão de operação dos componentes elétricos de 12 V, chicotes com temperatura de operação de – 40 graus Celsius a 85 graus Celsius, aplicado em tratores agrícolas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
130 Conjunto da alavanca de controle multifuncional, constituído de borracha de silicone, material ABS (JDM H22) e aço (AISI 304), dotada de interruptor, microprocessador, interface de barramento CAN, chicote elétrico, conector, indicador de LED, controles em várias faces, placa de circuito eletrônico, teclas/conchas de botão, codificador giratório, com dimensões aproximadas de 89,1 mm x 252 mm x 87 mm, própria para interface entre o operador e vários controladores funcionais nas colheitadeiras de cereais autopropelidas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
131 Unidade eletrônica automática, fabricada em alumínio (SI9CU3), dotada de canal de comunicação CAN, com tensão de trabalho de 9 V a 16 V, temperatura de trabalho entre - 40 graus Celsius e 85 graus Celsius, corrente máxima de 100 A, dimensões aproximadas de 204 mm x 138,95 mm x 37,5 mm, própria para processar e controlar várias funções nas colheitadeiras de cereais autopropulsadas.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
132 Módulo de controle eletrônico ECU, para telemetria livelink com envio e recepção de informações, com comunicação via rede CAN e RS232, tensão de 12/24 V, 2 amperes, classe de proteção IP69, com peso de 0.689 kg, utilizado para controle eletrônico em equipamentos de movimentação de cargas e/ou escavação dos tipos pá carregadeira, escavadeira e manipulador telescópico.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
133 Alavanca eletrônica de comando, operada manualmente por botões, utilizada para comandos da pá carregadeira, tipo joystick com um rabicho de fio com conector elétrico de 24 V para instalação, temperatura de trabalho de -20 graus Celsius a 60 graus Celsius, corrente máxima de 100 mA.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
134 Módulo de controle eletrônico (ECU), tensão 12/24 V, 35 amperes, para gerenciamento das informações de entrada e saída proveniente de sensores de pressão, temperatura e posicionamento, e dos botões de acionamento de funções do equipamento, com medida de 114.8 mm x 254 mm x 47 mm, peso de 0,955 kg, com comunicação via rede CAN e RS 232, utilizado nas pás carregadeiras.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
135 Painel de comando, com carcaça de plástico, com tensão de operação máxima de 32 V, munido de tela LCD, com dimensões aproximadas de 152,44 x 91,44 mm, capaz de configurar parâmetros de operação e exibir informações de operação como horas trabalhadas, horário, nível de combustível e temperatura, com range térmico de funcionamento de -30 graus Celsius até 75 graus Celsius, aplicado como interface entre central da máquina (MCU) e o operador em máquinas escavadeiras.
Ver observação (5) abaixo.
2,00

Observações:

==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.

(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.

(12) Essa NCM consta do Anexo III da Resolução GECEX nº 272/2021, alterada pela Resolução GECEX nº 310/2022, que reduz a zero a alíquota do Imposto de Importação de produtos do setor aeronáutico. Verifique a legislação para saber se o seu produto está beneficiado!

Mais informações da NCM do 8537.10.90

Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 8537.10.90, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).

Área Informação
NF-e uTrib: KG (Quilograma)
PIS e Cofins Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015).

Consultas tributárias para o NCM 8537.10.90

Abaixo listamos as últimas consultas tributárias publicadas pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e/ou pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo que tratam das mercadorias enquadráveis na NCM nº 8537.10.90. Click em "Acesse a íntegra" para ver a ementa integralmente:

Consulta nº Data Ementa
98.263 26/10/23 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
98.249 24/10/23 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
98.223 17/06/21 Código NCM 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
98.194 28/05/21 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
23.477 17/05/21 ICMS -DIFAL - Operação com "equipamentos elétricos", classificados nos códigos 8537.10.90 e 8537.20.90 da NCM - Resolução ... (Acesse a íntegra)
98.266 15/09/20 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
98.091 28/02/20 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
98.079 27/02/20 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
98.051 14/03/18 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
98.053 14/03/18 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
98.055 14/03/18 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
98.056 14/03/18 Código NCM: 8537.10.90... (Acesse a íntegra)
Acesse todas as Soluções de Consulta da RFB e as Respostas à Consulta da Sefaz/SP.

Buscar NCM ou mercadoria no Portal:

Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.

Abaixo dados para doações via pix:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.