Responsável: Ministério da Fazenda
Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 8511.90.00, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.
Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").
Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.
Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".
Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".
Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:
No caso da classificação fiscal (NCM) nº 8511.90.00, temos as seguintes alíquotas de II:
Alíquota TEC | 16,00% |
Alíquota efetiva | 16,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC). |
Ex (*) | Descrição da NCM nº 8511.90.00 | II (%) |
---|---|---|
001 |
Carcaça de aço para fabricação de velas com 1(hum) ou múltiplos eletrodos de núcleo de cobre ou níquel e rosca, com alta tensão de soldagem níquel-aço e Extrusão de alta precisão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
002 |
Porta escovas mecatrônico sobremoldado, de ignição, para aplicação em alternadores de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
004 |
Eletrodo central ou lateral, utilizado para montagem de velas de ignição produzido pelo processo de conformação de alta precisão da liga de cobre embutido na liga níquel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
005 |
Isolador simples ou montado com eletrodo central e terminal, utilizado para montagem de vela de ignição, produzida com porcentagem de óxido de alumina maior ou igual a 90%, com resistência dielétrica superior a 30 kV e acabamento externo vitrificado. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
006 |
Núcleo laminado da bobina de ignição para retenção do campo magnético para motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
008 |
Coletor sobre moldado utilizado em alternadores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
009 |
Coletor sobre moldado utilizado em motores de partida modelo FS. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
010 |
Coletor sobre moldado utilizado em motores de partida modelo TSC. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
012 |
Carcaça polar fabricada em aço com tratamento superficial capaz de resistir no mínimo 2000 horas em exposição em ambientes com névoa salina aplicado em motores de partida, utilizados na ignição de veículos equipados com motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
016 |
Coletor elétrico composto por anéis soldados por eletrofusão em barras condutoras de cobre (Cu >99,9%), e sobre moldado em PPS (Polímero sulfeto de p-fenileno) com 40% de fibra montado no rotor do alternador automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
018 |
Roda polar sem núcleo acoplado com 6 garras de 29 a 29,5 (-2) mm de altura com os dois chanfros simétricos, diâmetro externo de 89,5 a 94,3 (+/- 0,2) mm e diâmetro interno de 82,4 a 87,3 (0/+0,6)mm, espaçadas com ângulo de 60 graus (+/-1 grau) entre elas e diâmetro interno do furo de 17,1 (+0,02/+0,09) mm e permeabilidade magnética máxima de 0,002 T/A, utilizadas em alternadores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
019 |
Roda polar sem núcleo acoplado com 8 garras, diâmetro interno de 100 (0/+1) mm, altura da platina de 18 (+/- 0,2) mm, altura da garra de 42,2 mm, diâmetro interno do furo de 30,2 mm e permeabilidade magnética máxima de 0,002 T/A.m, utilizadas em alternadores de veículos comerciais. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
020 |
Anel de plástico, montado em alternadores veiculares, feito em PA66 com diâmetro interno variando de 34,98 a 35,01 mm e espessura de 1,49 +/- 0,025 mm sem ângulo de saída e com clipe plástico de 2,0 +/- 0,025mm para garantir interferência deslizante entre rolamento e mancal coletor do alternador durante operação. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
021 |
Anel de plástico, montado em alternadores veiculares, feito em PA66 com diâmetro interno de 35 mm e espessura de 1,49 +/- 0,025 mm sem ângulo de saída e com vedação de borracha, para garantir interferência deslizante entre rolamento e mancal coletor do alternador e proteger as escovas do regulador contra contaminação por impurezas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
022 |
Induzido montado com enrolamento do tipo ondulado, composto de eixo com comprimento total de 160.2 +/- 0.2 mm com engrenagem forjada de 11 dentes de módulo 1.25; pacote de lamelas com comprimento 45 +/- 0.6 mm e diâmetro 59 +0/-0.074 mm, formado por lamelas com espessura de 0,5 +/ 0.03 mm; comutador de comprimento útil da pista de 20.7 +0.65/-0.45 mm e diâmetro 32.3 +0/-0.2 mm, ângulo de calagem de 0º +/- 1º, passos do comutador e do enrolamento de 1:5 e 1:9; condutores com diâmetro de 3.35 +/- 0.034 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
023 |
Porta escovas montado com: placa de aço zincado, espessura de 1.2 +/- 0.05 mm, largura de 56.5 a 63 +/- 0.2 mm e comprimento de 57.4 a 69.8 +/- 0.1 mm; barra de fluxo de cobre estanhado, espessura de 1.2 a 1.5 mm, largura de 6 a 7 mm e comprimento total de 69 mm; guias das escovas de resina fenólica, espessura de 1.8 +/- 0.1 mm, diâmetro externo 10.4 a 14.2 mm e cota para encaixe da escova de 12 a 18 + 0.3/+ 0.15 mm; quatro escovas de carbono com duas camadas de composições diferentes, dureza Rockwell de 50 a 80, comprimento útil das escovas é de 10.6 -0.2 a 14.2 -0.3 mm e espessura total de 4.6 a 6 -0.1/-0.2 mm; cordoalha de conexão externa de cobre trançado e seção transversal de 10 a 16 mm²; vedação de geometria parabólica, altura máxima 23 +/- 0.25 mm e raio de 8 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
024 |
Porta escovas montado com: placa de aço zincado, espessura de 1.2 +/- 0.2 mm e diâmetro externo 61.1 +/- 0.1 mm; guias das escovas de resina fenólica, espessura de 1.6 +/- 0.1 mm, diâmetro externo 11.45 mm e cota controlada para encaixe da escova de 15.225 +/- 0.075 mm; quatro escovas de carbono com duas camadas de composições diferentes, dureza Rockwell de 50 a 80, comprimento útil de 10.2 +/- 0.15 mm e espessura de 4.2 +/- 0.04 mm; cordoalha de conexão externa de cobre trançado e seção transversal de 12 mm²; vedação de geometria retangular em uma extremidade, com espessura de 2.35 +/- 0.15 mm e altura 13.5 mm, e parabólica na outra extremidade, altura de 25 mm, comprimento de 22 +/-0.3 mm e raio de 3 mm nas extremidades superiores; barra de fluxo de cobre estanhado, espessura 2.4 +/- 01 mm, altura 6 +/- 0.2 mm e comprimento 13.8 +/- 0.2 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
025 |
Ventoinha de aço formada por 10 aletas dobradas e espaçadas assimetricamente com um diâmetro externo de 98 a 103 (+/-0,3) mm., com furo assimétrico para montagem da peça e no diâmetro de 45,6mm possui 10 pontos para solda. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
026 |
Ventoinha de aço formada por 12 aletas dobradas e espaçadas assimetricamente com um diâmetro externo de 98 a 103 (+/-0,3) mm e furo interno de 17,1 (+0,032/+0,075) mm de diâmetro. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
027 |
Ventoinha de alumínio formada por 17 a 20 aletas espaçadas assimetricamente, com um diâmetro externo de 210 (0/-0,25) mm e furo interno de 30 (0/+0,021) mm de diâmetro. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
028 |
Porta-Escovas completo para motor de partida, tem como função transmitir a corrente elétrica proveniente da chave magnética, para o induzido do motor elétrico, composto por 2 ou 4 escovas de carvão, cordoalhas das escovas soldadas na placa base, devendo atender força de arrancamento de no mínimo 100N, força de arrancamento do rebite da placa base, mínimo 200N, mancal traseiro com repuxo da torre de 10,5+-0,05mm, sendo espessura da chapa de 3mm, rigidez dielétrica testada em 600V AC por 2 segundos: corrente de fuga máxima de 1A, queda de tensão na cordoalha: 3mV máx., de 1-10A. Material das escovas DM500-8, placa de fibra: material EGL-40 ou FR4 1,2mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
029 |
Roda polar em aço baixo carbono com 6 garras espaçadas de 60graus, com largura entre 24 e 27mm e altura entre 36 e 44mm, diâmetro externo entre 86 e 99mm, núcleo central de 49,9 (+/-0,5)mm com furo de 17,425 (+/-0,025)mm, precisa respeitar uma planicidade de 0,05mm, as garras precisam respeitar um batimento de 0,02mm em relação ao centro geométrico da peça, é essencial manter as características dimensionais, tais como batimento, circularidade e planicidade para a correta montagem, usinagem e soldagem dos componentes, característica magnética do material deve atender aos seguintes requisitos, um campo magnético (H) de intensidade de 500A/m e 2000A/m devem fornecer, respectivamente e uma densidade de fluxo (B) de 0,9T e 1,45T, utilizada em rotores de alternadores automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
030 |
Garra polar em aço baixo carbono com 6 ou 8 garras, com largura da garra entre 18 e 22mm, altura entre 23 e 28mm da garra, diâmetro externo entre 93 e 102mm, com núcleo de espessura entre 22 e 26mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
031 |
Garra polar em aço baixo carbono com 6 garras, com largura da garra entre 25 e 27mm, altura entre 25 a 29mm da garra, diâmetro externo entre 90 e 95mm, sem núcleo conjugado e espessura de base entre 10 e 13mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
032 |
Coletor sobre moldado com formato cilíndrico de comprimento de 21,6 +/- 0,2 mm até 36 +0,9/-0,1 mm e diâmetro externo de 29 +/- 0,2mm até 45,6+0,2mm, segmentado por um componente isolante de resina fenólica com reforço metálico interno para ajuste no eixo do induzido, por um anel de 23 a 28 lamelas de cobre, cuja superfície é usinada, retificada e passa por processo de têmpera com temperatura máxima de 235 graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
033 |
Trocador de calor feito em placa de cobre estampada possuindo furos com 70 ranhuras de 0,14mm +0,01/-0,02mm de altura, raio na ponta de 0,06mm +/- 0,01mm espaçadas igualmente pelo furo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
034 |
Núcleo de aço do estator com material de baixa perda magnética (5w/kg), diâmetro interno de 89,5 a 104 (0/+0,054), diâmetro externo de 119 a 136 (+/- 0,05) mm com usinagem para encaixe no mancal de 115 a 130 (+/-0,05) mm e largura do pacote de 27 a 31 (+/-0,1)mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
035 |
Dissipador de calor feito de alumínio fundido com furos de DIÂMETRO12,65 H8, circularidade 0,01 e posição verdadeira de 0,2. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
036 |
Carcaça polar cilíndrica, estampada e rolada, com espessura da chapa de aço de 2 +/- 0,05 mm, cujas principais dimensões são: diâmetro interno entre 66 e 74,2 H10 e comprimento entre 93,8 e 135 +/- 0,1mm, com circularidade máxima permitida entre 0,15 e 0,20mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
037 |
Anel de plástico, montado em alternadores veiculares, feito em plástico PA66 com diâmetro interno de 34,95 a 35,00 mm e espessura de 1,45 +/- 0,025mm sem ângulo de saída e com clipe plástico de 2,19 +/- 0,025mm que garante interferência deslizante entre rolamento e mancal coletor do alternador durante operação. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
038 |
Anel de plástico, montado em alternadores veiculares, feito em PA66 com diâmetro interno de 35mm e espessura de 1,51 +/- 0,03mm sem ângulo de saída, com ou sem vedação de borracha, tendo como função garantir interferência deslizante entre rolamento e mancal coletor do alternador e proteger as escovas do regulador contra contaminação por impurezas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
039 |
Pacote do induzido, obtido através da prensagem de 72 lamelas estampadas, cujas principais dimensões são: diâmetro externo de 59,3 +0/-0,12 mm, diâmetro interno de 14,5 +0,043/-0 mm e comprimento de 36 +/- 0,6 mm, sendo a espessura da lamela de 0,5 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
040 |
Núcleo fixo da chave magnética utilizada em motores de partida, feito em aço, material XC10 extrudado a frio de acordo com a norma NF A 35564-83, são proibidas rebarbas em raios entre 0,5 mm a 1,5 mm, sem graxa, sem óleo, sem depósito de carbono, sem fluído de extrusão ou outros componentes depositados na áreas de interface com outros componentes Áreas F e G, apenas aparência de metal, rugosidade geral entre 2.5 a 4.5 micrômetro, superfície F livre de componentes compatíveis com solda elétrica. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
041 |
Impulsor metálico sem tratamento superficial, produzido através do processo de forjaria a frio em formato cilíndrico escalonado em dois diâmetros com comprimentos e perfis distintos; o cilindro maior possui um perfil totalmente cilíndrico, diâmetro de 19mm e comprimento de 36 mm, e o cilindro menor possui perfil cilíndrico com duas seções transversais de diâmetros de 5mm e 3,5mm e comprimento de 25,8mm; tem a função de movimentar a alavanca que impulsiona o pinhão do motor de partida. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
042 |
Comutador de alta condutividade, com resistência à flambagem maior que 2000 N, composto por lamelas fabricadas por meio do processo de estampagem de liga específica composta em sua maioria de cobre e prata (até 0,05%), as quais são ordenadas e alinhadas por pelo menos um anel de aço e até três anéis de mica, sendo o conjunto sobre moldado por um corpo de resina termofixa, aplicado em motores de partida de veículos equipados com motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
043 |
Impulsor metálico com tratamento superficial, produzido através do processo de forjaria a frio em formato cilíndrico escalonado em dois diâmetros com comprimentos e perfis distintos; o cilindro maior possui um perfil totalmente cilíndrico, diâmetro de 19mm e comprimento de 36mm, e o cilindro menor possui perfil cilíndrico com duas seções transversais de diâmetros de 5mm e 3,5mm e comprimento de 25,8mm; possui uma camada de tratamento superficial em sua maioria de Zinco com dimensão máxima de camada de 0,015mm; tem a função de movimentar a alavanca que impulsiona o pinhão do motor de partida. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
044 |
Suporte do porta escovas injetado em plástico PPS com 40 % de fibra de vidro, submetido a tratamento de envelhecimento a 175 Graus Celsius (+-5 Graus Celsius) durante 180 a 330 minutos, tensão de ruptura mínima de 128 MPa e resistência de flexão mínima de 187 MPa, temperatura de deflecção mínima de 250 Graus Celsius, contém 2 terminais sobreinjetados de aço baixo carbono com tratamento superficial de niquelatura eletrolítica de camada de espessura entre 10 a 20 micrometros, limite de escoamento mínimo de 240 MPa e tensão de ruptura entre 340 e 440 MPa, deve possuir rigidez dielétrica de 600 V por 1 minuto, com corrente máxima de fuga igual a 10 mA, com dimensões externas máximas de 42,7 x 28 x 29,7 mm, aplicado em alternadores de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
045 |
Roda polar com 6 garras entre 32,2mm (+- 0,7mm) e 32,3mm (+- 0,7mm) de largura, espaçadas com ângulo de 60 Graus (+- 1 Grau), com chanfros, diâmetro externo de 111,95mm (+- 0,2mm), núcleo com altura entre 26,5mm (+- 0,1mm) e 30mm (+- 0,1mm) e diâmetro interno do furo do núcleo de 17,3mm (+- 0,2mm), aplicada em alternadores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
046 |
Anel de plástico, montado em alternadores veiculares, feito em PA66 com diâmetro interno de 39,98mm (+- 0,02mm) e espessura de 1,47mm (+- 0,025mm) sem ângulo de saída, com ou sem vedação de borracha. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
047 |
Roda polar com 6 garras de 28,4 mm (+/- 0,7 mm) de largura, 24,5 mm (+/- 1,5 mm) de altura, espaçadas com ângulo de 60 graus (+/- 1 grau), dois chanfros não simétricos, diâmetro externo de 104 mm (+0,5/-0,1 mm) , núcleo com altura de 24 mm (+/-0,1 mm) e diâmetro interno do furo do núcleo de 17,28 mm (+/-0,0215 mm) , aplicada em alternadores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
048 |
Roda polar com 8 garras com largura dada por segmento de arco de 18 graus 45 minutos (+/-30 minutos) em um diâmetro de 125,25 (+/-0,5) mm, 60,2 (+/-0,35) mm de altura espaçadas com ângulo de 45 Graus, dois chanfros simétricos, diâmetro externo de 126,4 (+0,2/-0,5) mm e diâmetro interno do furo do núcleo de 30,2 (+0,064/+0,025) mm, aplicada em alternadores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
049 |
Roda polar sem núcleo acoplado com 6 garras de 28 mm (+/- 1) de largura, com os dois chanfros simétricos, diâmetro externo de 102.0 a 105.0 mm (+/-0,2 mm) e diâmetro interno de 93,0 a 96,0 mm (0/+0,6 mm), espaçadas com ângulo de 60 graus (+/-1 graus) entre elas e diâmetro interno do furo de 17,1 mm (+0,02/+0,09 mm), utilizado em alternadores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
050 |
Anel de plástico, montado em alternadores veiculares, fabricado em PBT com diâmetro interno de 34,963 mm a 35,01 mm e espessura de 1,51 mm (+-0,03 mm) sem ângulo de saída, com ou sem vedação de borracha. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
051 |
Anel de plástico, montado em alternadores veiculares, fabricado em plástico PA66 com diâmetro interno de 34,95 mm a 35,00 mm e espessura de 1,45 mm (+-0,025 mm) sem ângulo de saída e com clipe plástico de 2,19 mm (+-0,025 mm). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
052 |
Anel de plástico, montado em alternadores veiculares, feito em PA66 com diâmetro interno de 40,0 mm (+- 0,02 mm) e espessura de 1,49 mm (+-0,025 mm) sem ângulo de saída, com ou sem vedação de borracha. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
053 |
Carcaça polar cilíndrica, estampada e rolada, com espessura da chapa de aço de 1,95 mm (+-0,1 mm), dimensões principais: diâmetro interno nominal entre 70 mm (+-0,12 mm) e 74,2 mm (+-0,12 mm) e comprimento entre 98,5 mm (+-0.1 mm) e 99,5 mm (+-0,1 mm), com circularidade máxima permitida de 0,15 mm, para aplicação em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
054 |
Carcaça polar cilíndrica, estampada e rolada, com espessura da chapa de aço variando de 1,5 mm (+-0,11 mm) a 2,0 mm (+-0,25 mm), dimensões principais: diâmetro interno nominal variando entre 58 mm (+-0,12 mm) e 66 mm (+-0,12 mm) e comprimento variando entre 93,4 mm (+-0,2 mm) e 101,3 mm (+-0,1 mm), com planicidade e perpendicularidade máximas de 0,2 mm, e circularidade máxima de 0,15 mm, para aplicação em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
055 |
Estator de alta eficiência, composto por condutores de cobre segmentados e pacote de lâminas pintadas em tinta epóxi preta antioxidante formando camada de espessura entre 15 a 30 micrometros com penetração mínima na abertura das cavidades de 50 micrometros; fios de cobre soldados por solda TIG com extremidades protegidas por resina epóxi para evitar curto circuitos, de seção retangular especial para maximização do grau de preenchimento acima de 75% da cavidade do pacote de lâminas e da eficiência do alternador acima de 70%; corrente de fuga máxima de 10 mA a uma tensão de 600 VCA (60Hz) durante 1 segundo; pacote de lâminas com altura de 31,74 a 32 mm, composto por lâminas individuais estampadas com espessura inferior a 0,3 mm cada uma e posicionadas através de 8 cordões de solda especial; cavidades do estator revestidas com papéis isolantes especiais com menor espessura em relação aos utilizados em estatores convencionais; com diâmetro externo entre 120 e 140 mm e altura do pacote de lâminas com enrolamento entre 50 e 60 mm, para aplicação em alternadores de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
056 |
Pacote de lâminas em aço baixo carbono com processo de fabricação por estampagem de tira longitudinalmente ao longo de toda extensão com formação de berços para inserção posterior do bobinamento, possui formato espiral, laminado e soldado a plasma para união das lâminas, possui diâmetro externo entre 117 e 119 mm, diâmetro interno entre 91 e 92,5 mm, e espessura da lâmina igual ou inferior a 0,8 mm com precisão centesimal, utilizado para produção do núcleo de estatores de alternadores de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
057 |
Porta escovas completo para motor de partida, tem função de transmitir corrente elétrica proveniente da chave magnética para o induzido do motor elétrico; composto por 2 ou 4 escovas de carvão, cordoalhas das escovas soldadas na placa base, deve atender força de arrancamento de no mínimo 100 N, rigidez dielétrica testada em 600 V AC por 2 segundos e corrente de fuga máxima de 1 A, queda de tensão na cordoalha da escova de carvão de máximo 3 mV de 1 a 10 A, com diâmetro de 64 mm e altura de 18,7 mm e peso de 130 g a 160 g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
058 |
Porta-escovas montado com: placa de aço zincado, espessura de 1,2 mm (+-0,05 mm), diâmetro de 61,1 mm (+- 0,1 mm); placa de fluxo de cobre ou aço zincado, espessura de 1,2 mm (+- 0,1 mm) e diâmetro de 43,65 mm (+- 0,15 mm) ou 52,2 mm (+- 0,1 mm); guias das escovas de resina fenólica, espessura de 1,5 mm (+-0,2 mm) e cota para encaixe da escova de 10,225 mm ou 14,225 mm (+- 0,075 mm); seis escovas de carbono com duas camadas de composições diferentes, dureza Rockwell de 40 a 90, comprimento útil das escovas de 9,70 mm (+-0,25 mm), espessura total de 4,2 mm (+- 0,04 mm) e largura de 10 mm ou 14 mm (-0,1 mm -0,26 mm); cordoalha de conexão externa de cobre trançado e seção transversal de 10 ou 12 mm2, com placa de conexão de cobre estanhado; vedação de geometria parabólica; seis molas de compressão, aplicado em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
059 |
Roda polar com 6 garras de 28,4 mm (+-0,7 mm) de largura, espaçadas com ângulo de 60° (+-1°), dois chanfros não simétricos, diâmetro externo de 104 mm (+- 0,2 mm), núcleo com altura de 24 mm (+-0,1 mm) e diâmetro interno do furo do núcleo de 17,28 mm (+- 0,0215 mm), aplicada em alternadores automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
060 |
Roda polar sem núcleo acoplado com 6 garras de 28 mm (+-1mm) de largura com os dois chanfros simétricos, diâmetro externo de entre 103,8 mm (+-0,2 mm) e 103,9 mm (+-0,2 mm) e diâmetro interno de 93,7 mm (+-0,6 mm), espaçadas com ângulo de 60 graus (+-1 grau) entre elas e diâmetro interno do furo de 17,2 mm (+-0,8 mm), utilizada em alternadores automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
061 |
Suporte do regulador de tensão injetado em plástico PPS (40 % de fibra de vidro + 20 % mineral), submetido a tratamento de envelhecimento a 175 Graus Celsius (+-5 Graus Celsius) durante 180 a 330 minutos, tensão de ruptura mínima de 120 MPa e resistência de flexão mínima de 195 MPa, contém terminais sobreinjetados de aço baixo carbono (C340) com tratamento superficial de cobre e estanho, porca de aço 8.8 desidrogenada e estanhada, terminal para comunicação com o chicote elétrico do veículo no sentido axial da peça e 5 terminais para solda do chip de controle do regulador, deve apresentar corrente máxima de fuga não superior a 0,5 mA quando aplicada tensão de 800 Vca durante 0,2 segundos, dimensões máximas de 43,75 x 45,44 x 41,1 mm, aplicado em alternadores de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
062 |
Trocador de calor fabricado em placa de alumínio possui furos com 78 ranhuras de 0,14mm (+0,01 mm -0,02 mm) de altura, raio na ponta de 0,06 mm (+- 0,01 mm) espaçadas igualmente ao longo do diâmetro do furo, aplicado em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
063 |
Ventoinha fabricada em aço estampado, formada por 10 aletas dobradas e espaçadas assimetricamente com um diâmetro externo de 98 mm a 103 mm (+-0,3 mm), com furo assimétrico para montagem da peça e no diâmetro de 45,6 mm (+- 0,1 mm), possui 12 pontos para solda, aplicada em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
064 |
Ventoinha fabricada em alumínio injetado, formada por 17 a 20 aletas espaçadas simetricamente, com um diâmetro externo de 210 mm (+-0,25 mm) e furo interno de 30 mm (+-0,021 mm) de diâmetro, aplicada em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
065 |
Porta-escovas montado com placa de aço zincado, espessura de 1,2 mm (+/- 0,05 mm), largura de 56,5 mm (+/- 0,2 mm); barra de fluxo de cobre estanhado, espessura de 1,2 mm e largura de 6 mm; guias das escovas de resina fenólica, espessura de 1,8 mm (+/- 0,1 mm) e cota para encaixe da escova de 12 mm a 16 mm (+ 0,3 mm); quatro escovas de carbono com duas camadas de composições diferentes, dureza Rockwell de 50 a 80, comprimento útil das escovas de 10,6 mm a 11,5 mm (- 0,3 mm), espessura total de 4,6 mm (+/- 0,2 mm ) e largura de 12 mm a 16 mm (+/- 0,26 mm); cordoalha de conexão externa de cobre trançado e seção transversal de 10 mm2, com placa de conexão de cobre estanhado; vedação de geometria parabólica; quatro molas de compressão, aplicado em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
066 |
Porta-escovas montado com placa de aço zincado, espessura de 1,2 mm (+/- 0,05 mm), diâmetro de 70 mm (+/- 0,3 mm); placa de fluxo de aço zincado, espessura de 1,2 mm (+/- 0,1 mm) e diâmetro de 56 mm (+/- 0,2 mm); guias das escovas de resina fenólica, espessura de 1,8 mm (+/- 0,1 mm) e cota para encaixe da escova de 17 mm (+/- 0,3 mm); quatro escovas de carbono com duas camadas de composições diferentes, dureza Rockwell de 40 a 90, comprimento útil das escovas de 10,4 mm (+/- 0,15 mm), espessura total de 4,45 mm (+/- 0,05 mm) e largura de 17 mm (+/- 0,26 mm); cordoalha de conexão externa de cobre trançado e seção transversal de 16 mm2, com placa de conexão de cobre estanhado; vedação de geometria parabólica; quatro molas de compressão, aplicado em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
067 |
Porta-escovas montado com placa de aço zincado, espessura de 1,2 mm (+/- 0,1 mm), diâmetro de 61,1 mm (+/- 0,1 mm); barra de fluxo de cobre estanhado, espessura de 1,2 mm (+/- 0,1 mm) e largura de 6 mm (+/- 0,2 mm); guias das escovas de resina fenólica, espessura de 1,5 mm (+/- 0,1 mm) e cota para encaixe da escova de 12,225 mm (+/- 0,075 mm); quatro escovas de carbono, dureza Rockwell de 30 a 80, comprimento útil das escovas de 10,2 mm (+/- 0,1 mm), espessura total de 4,2 mm (+/- 0,05 mm) e largura de 12 mm (+/- 0,26 mm); cordoalha de conexão externa de cobre trançado e seção transversal de 10 mm2, com placa de conexão de cobre estanhado; vedação de geometria parabólica; quatro molas de compressão, aplicado em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
068 |
Ventoinha fabricada de aço com injeção plástica, formada por 27 aletas espaçadas assimetricamente, com um diâmetro externo de 107mm (+-0,3mm) e furo interno de 24mm (+-0,033mm) de diâmetro. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
071 |
Flange do eixo da caixa redutora utilizada em motores de partida, feita em aço (20 GB 699-88), não permitidas rebarbas nos dentes, sem óleo, sem oxidação, com a perfuração do lado oposto aos dentes, dureza da superfície de acordo com a curva de filiação e medido na região dos dentes, com vinte dentes similares e equidistantes, peso de 22 g a 28g, aplicada em veículos leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
072 |
Dissipador adicional, feito em alumínio, tem a função de dissipar o calor produzido no regulador de tensão, dimensões de 19,5mm (+- 0,25mm) de comprimento, 13mm (+- 0,25mm) de largura, 9mm (+0 -0,4mm) de altura e peso de 2g a 4g; utilizado em reguladores de tensão de alternadores automotivos usados em veículos leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
073 |
Porta-escovas em plástico (PPA-GF45), placa em latão (CuZn37), e galvanizada zinco com espessuras 4 micros, molas com pressão de 4,912 N, capacitor de 100 Vdc, nas dimensões 9,5mm x 7,2mm x 24,70mm, para motores de 12V, utilizado em sistema de arrefecimento de motores de combustão interna, peso aproximado de 393 gramas, aplicado a veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
074 |
Carcaça em aço (Dx51 D+Z275 Mb-C) para motor do sistema de arrefecimento para motores a combustão interna, tensão 12V, força de extração 500 N, bloqueio de anti-rotação e torque 8 Nm, “brackets” ângulo de 120 graus, dimensões de 116,75mm x 55mm, peso aproximado de 393 gramas, aplicada em veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
075 |
Porta escovas montado com: placa de aço zincado, espessura de 1.2 +/- 0.05 mm e diâmetro externo 70 + 0.1/+0.3 mm; guias das escovas de resina fenólica, espessura de 1.8 +/- 0.1 mm, diâmetro externo 13 +/- 0.2 mm e cota controlada para encaixe de escova de 14 + 0.3/+ 0.15 mm; seis escovas de carbono com duas camadas de composições diferentes, dureza Rockwell de 50 a 80, comprimento útil de 13 +/- 0.2 mm e espessura de 4.45 +/- 0.05 mm; cordoalha de conexão de cobre trançado e seção transversal de 12 a 16 mm2; vedação de geometria parabólica, altura de 31 mm, comprimento de 20 +/-0.3 mm e raio de 3 mm nas extremidades superiores; barra de fluxo de cobre estanhado, espessura de 1.2 +/- 0.06 mm, diâmetro externo de 56 -0.2 mm, diâmetro interno de 35 -0.2 mm, cavidades para montagem das guias com comprimento controlado de 8.8 +/- 0.05 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
076 |
Indutor completo composto por uma carcaça feita em aço, 4 bobinas de campo, 4 fixadores de bobina e um porta-escovas integrado com 4 escovas, tem a função de induzir um campo magnético perpendicular ao induzido do motor de partida para gerar velocidade e torque ao pinhão do motor, possui tratamento Magnelis no material da carcaça e controle interno das faces do polo com diâmetro de 50,4 mm (+-2 mm), diâmetro externo da carcaça de 76 mm (+-2 mm) e comprimento de 114,5 mm (+-2 mm), com peso de 960 g (+-10%), utilizado em veículos leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
077 |
Rotor com bobina de resistência ôhmica variando entre 1,8 ohms e 5,8 ohms para alternadores automotivos, com diâmetro externo de 111,45 mm (-0,054 mm +0,0 mm), distância de 75,5 mm a 82,5 mm entre o anel distanciador e a face do rolamento do lado do anel coletor e distância de 56,2 mm a 79,7 mm entre a ponta do eixo e o anel distanciador. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
078 |
Estator montado com pacote de aço de baixas perdas magnéticas e enrolamento de cobre, com diâmetro interno de 112 mm (-0,0 mm +0,1 mm), diâmetro externo de 145 mm (-0,0 mm +0,054 mm), altura do enrolamento entre 22 mm e 24 mm (-2,00mm + 0,0 mm) e resistência elétrica entre 0,0153 ohm e 0,0695 ohm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
079 |
Estator montado com pacote de aço de baixas perdas magnéticas e enrolamento de cobre, com diâmetro interno de 112 mm (- 0,0 mm +0,054 mm), diâmetro externo de 150 mm a 153 mm (- 0,0 mm +0,054 mm), altura do enrolamento de 38,0 mm a 41,5 mm e resistência elétrica por fase entre 0,022 ohm e 0,099 ohm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
080 |
Rotor com bobina de resistência ôhmica variando entre 2,2 ohms e 8,5 ohms para alternadores automotivos, com diâmetro externo de 111,0 mm a 111,4 mm (-0,054 mm +0,0 mm), distância de 65,9 mm a 71,3 mm entre o anel distanciador e a face da ventoinha do lado do anel coletor e distância de 41,2 mm a 56,0 mm entre a ponta do eixo e o anel distanciador. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
081 |
Roda polar, de aço, sem núcleo, com 6 garras de 30,0 a 30,8 mm ( + /- 1,0 mm) de largura, altura das garras entre 29,0 e 31,5 mm, com chanfros simétricos, diâmetro externo de 112,0 mm ( + /- 0,2) a 112,4 mm ( + /- 0,2 mm) espaçadas com ângulo de 60 graus ( + /- 1 grau) entre elas, e diâmetro interno do furo do núcleo de 17,1 mm ( + 0.02 + 0,09 mm), montada no rotor, com função de concentrar o fluxo magnético do rotor no enrolamento do estator, utilizada em alternador para veículos médios e pesados Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
082 |
Ventoinha, de aço estampado, com 12 aletas dobradas e espaçadas assimetricamente, com o diâmetro externo de 93 a 103 mm ( + /-0,3 mm), com furo para montagem assimétrico, e no diâmetro de 45,6mm possui 12 pontos de solda, montada no rotor, com função de prover ventilação para refrigeração do alternador, utilizada em alternador para veículos pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
083 |
Ventoinha, de aço estampado, com 12 aletas dobradas e espaçadas assimetricamente, com diâmetro externo de 93 a 103 mm ( + /-0,3 mm), com furo interno de 17,1 mm ( + 0,032/ + 0,075 mm) de diâmetro, com ou sem indexador de posição, montada no rotor, com função de prover ventilação para refrigeração do alternador, utilizada em alternador para veículos pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
084 |
Porta-escovas montado com: placa de aço zincado, espessura de 1,2 mm ( + /-0,1 mm), diâmetro de 61,1 mm ( + /-0,1 mm); placa de fluxo de aço ou cobre estanhado; guias das escovas de resina fenólica com espessura de 1,5 mm ( + /-0,1 mm) e cota para encaixe da escova de 10,225 mm ( + /-0,075 mm); seis escovas de carbono com duas camadas de composições diferentes, dureza Rockwell de 50 a 80, comprimento útil das escovas de 9,8 mm ( + /-0,15 mm) e espessura total de 4,2 mm ( + /-0,04 mm); cordoalha de conexão externa de cobre trançado e seção transversal de 10 mm2 e vedação de geometria parabólica, com a função de conduzir a corrente elétrica até o induzido para geração de torque e rotação para a movimentação do motor de combustão, utilizado em motor de partida para veículos leves e médios Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
085 |
Porta escovas montado com: placa de aço zincado, espessura de 1,2 mm ( + /- 0,05 mm) e diâmetro externo 70 mm ( + 0,1/ + 0,3 mm); guias das escovas de resina fenólica, espessura de 1,8 mm ( + /-0,1 mm), diâmetro externo 13 mm ( + /-0,2 mm) e cota controlada para encaixe de escova de 14 mm ( + 0,3/ + 0,15 mm); seis escovas de carbono com duas camadas de composições diferentes, dureza Rockwell de 50 a 80, comprimento útil de 13 mm ( + /-0,2 mm) e espessura de 4,45 mm ( + /-0,05 mm); cordoalha de conexão de cobre trançado e seção transversal de 12 a 16 mm2; vedação de geometria parabólica, altura de 31 mm, comprimento de 20 mm ( + /-0,3 mm) e raio de 3 mm nas extremidades superiores; barra de fluxo de cobre estanhado ou aço zincado, espessura de 1,2 mm ( + /-0,06 mm), diâmetro externo de 56 mm ( + 0/-0,2 mm), diâmetro interno de 35 mm ( + 0/-0,2 mm), cavidades para montagem das guias com comprimento controlado de 8,8 mm ( + /- 0,05 mm), com a função de conduzir a corrente elétrica até o induzido para geração de torque e rotação para a movimentação do motor de combustão, utilizado em motor de partida para veículos leves e médios Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
086 |
Carcaça da chave magnética fabricada em aço de baixo carbono com tratamento superficial capaz de resistir no mínimo 2000 horas em exposição em ambientes com névoa salina, aplicado em motores de partida utilizados na ignição de veículos equipados com motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
087 |
Engrenagem interna com absorvedor de impacto montada combinando engrenagens estampadas em aço de baixo carbono com tratamento térmico para garantir uma dureza entre 500 e 650HV e um erro de perfil de dente máximo de 0,022mm e lâminas estampadas de aço mola todas empilhadas em uma gaiola estampada para a sustentação do componente, aplicado em motores de partida utilizados na ignição de veículos equipados com motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
088 |
Carcaça de aço para fabricação de velas de ignição, conformada pelo processo de prensagem a frio de alta precisão, com ou sem acabamento usinado, com ou sem rosca, com ou sem eletrodo(s) de liga de níquel com alta tensão de soldagem. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
089 |
Ponta de eletrodo de platina ou irídio, obtida através de corte de alta precisão para ser soldada no eletrodo central ou lateral da vela de ignição. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
090 |
Roda polar com 6 garras de 22,1 (+/- 0,5) a 27,9 (+/-0,7) mm de largura, 34,5 (+/-0,5) a 38 (+/-0,5) mm de altura espaçadas com ângulo de 60 graus (+/- 1 grau), dois chanfros não simétricos, diâmetro externo de 89,4 (+/-0,2) a 104 (+0,5/-0,1) mm, núcleo com altura de 22,5 (+/-0,1) a 24 (+/-0,1) mm e diâmetro interno do furo do núcleo de 17,28 (+/-0,0215) mm, aplicada em alternadores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
091 |
Roda polar com 6 garras de 22,1 (+/- 0,4) a 23,8 (+/- 0,4) mm de largura, 35,3 (+/- 0,5) a 38 (+/- 0,5) mm de altura e dois chanfros simétricos, diâmetro externo de 99,1 (+0,2/-0,5) a 103,8 (+0,5/-0,1) mm espaçadas com ângulo de 60 graus (+/- 1 grau) entre elas, núcleo com altura de 22,5 (+0,2/0) a 24 (+0,2/-0) mm e diâmetro interno do furo do núcleo de 17,28 (+/- 0,0215) mm, utilizadas em alternadores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
092 |
Ventoinha; contendo aço; com formada por 12 aletas dobradas e espaçadas assimetricamente com um diâmetro externo de 88 a 144 (+/-0,5) mm e furo interno de 17,0 (+0,006/+0,033) a 17,1 (+0,032/+0,075) mm de diâmetro ; usada na fabricação de alternador; com função de ventilar e refrigerar o alternador; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
093 |
Carcaça polar; contendo aço; com chapa de espessura variando de 1,5 mm (+-0,11 mm) a 2,0 mm (+-0,25 mm), diâmetro interno variando entre 57 mm (+-0,12 mm) e 67 mm (+-0,12 mm), comprimento variando entre 93,4 mm (+-0,2 mm) e 105,7 mm (+-0,1 mm), planicidade e perpendicularidade máximas de 0,2 mm e circularidade máxima de 0,3 mm; usado na fabricação de motor de partida; com função de fechar /proteger o motor de partida contra elementos externos e fixar os ímãs; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
094 |
Comutador de alta condutividade; contendo lamelas de liga cobre e prata (até 0,05% prata), e resina termofixa; com resistência à flambagem maior que 1500 N, lamelas de liga CuAg estampadas, conjunto sobre moldado em um corpo de resina termofixa; usado na fabricação de motor de partida; com função de realizar a comutação de corrente no induzido; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
095 |
Trocador de calor; contendo alumínio fundido; com furos de diâmetro 12,68 mm H8, circularidade 0,01 mm e posição verdadeira de 0,2 mm; para fabricação de alternador; com função de dissipar o calor gerado pelos diodos retificadores; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas, ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
096 |
Ventoinha; contendo aço estampado; com 12 aletas dobradas e espaçadas assimetricamente, com diâmetro externo de 88,5 mm +/- 0,3 mm, com furo interno de 24 mm +0,033/0 mm de diâmetro, com ou sem indexador de posição; para fabricação de rotor de alternador; com função de prover ventilação para refrigeração do alternador; com aplicação em automóveis, caminhões, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas, ônibus, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
097 |
Estator montado; contendo aço de baixas perdas magnéticas e enrolamento de cobre; com diâmetro interno de 112 mm (- 0,05 mm +0,1 mm), diâmetro externo entre 145 mm (-0,1 mm +0,05 mm) e 153 mm (- 0,063 mm +0,0 mm), altura do enrolamento entre 22 mm (-2,00 mm + 0,0 mm) e 41,5 mm e resistência elétrica por fase máxima entre 0,0413 ohm e 0,052 ohm; para fabricação de alternador; com função de converter a energia mecânica do rotor em corrente e tensão através do acoplamento magnético; com aplicação em automóveis, caminhões, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas, ônibus, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
098 |
Carcaça comoldada; contendo corpo em plástico polibutileno tereftalato com 30% de carga de fibra de vidro (PBT 30GF); com Rugosidade interna Ra de 0,35 micrometros (+ 2,6 micrometros) e rugosidade externa Ra de 0,3 micrometros (+ 3,1 micrometros), dimensões aproximadas de 54,87 mm x 47,98 mm x 65,3 mm; usado na fabricação de bobina de ignição; com função de contenção dos componentes internos do produto e interface de montagem com o produto do cliente; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
099 |
Conector montado; contendo corpo em polibutileno tereftalato com adição de 30% de fibra vidro e conectores em liga de cobre; com Tratamento superficial dos conectores em níquel e prata, dimensões aproximadas de 29,8 mm x 13,8 mm x 19 mm; usado na fabricação de bobina de ignição; com função de Interface de conexão com o produto do cliente (baixa tensão); com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
100 |
Corpo do primário; contendo plástico (PPS GF30); com rugosidade Ra da superfície de 0,81 micrometros (+2,2 micrometros) ou 0,17 micrometros (+ 1,79 micrometros) ao longo do corpo, comprimento e largura aproximados de 41,3 mm x 20,4 mm; usado na fabricação de bobina de ignição; com função de sustentação do enrolamento do fio primário; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
101 |
Corpo do secundário; contendo plástico (PPS GF30); com rugosidade da superfície interna Ra de 1,5 micrometros (+5 micrometros) e rugosidade Ra da superfície externa de 0,3 micrometros (+2,3 micrometros), com comprimento máximo de 31,9 mm; usado na fabricação de bobina de ignição; com função de sustentação do enrolamento do fio secundário e dos terminais de alta e baixa tensão; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.
(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.
Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 8511.90.00, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Área | Informação |
---|---|
NF-e | uTrib: KG (Quilograma) |
PIS e Cofins | Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015). |
Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.