Responsável: Ministério da Fazenda
Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 8483.90.00, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.
Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").
Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.
Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".
Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".
Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:
No caso da classificação fiscal (NCM) nº 8483.90.00, temos as seguintes alíquotas de II:
Alíquota TEC | 12,60% |
Alíquota efetiva | 12,60% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC). |
Ex (*) | Descrição da NCM nº 8483.90.00 | II (%) |
---|---|---|
001 |
Tucho de acionamento de válvulas do motor tipo rolete e acoplamento com a vareta de válvula do tipo esfera, com capacidade de torque de 2500 Nm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
002 |
Roda dentada (orgão elementar de transmissão) para acionamento da trava elétrica automotiva, com dentes helicoidais envolventes, medindo aproximadamente 42mm de diâmetro externo por 11mm de largura, possui furo passante para montagem de diâmetro 5,5mm e protuberâncias para transmissão do movimento, constituída em plástico (pom), deve resistir a 100.000 ciclos de funcionamento. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
003 |
Eixo redondo estriado com perfil trapezoidal e flancos polidos de precisão, conformado a frio por rolagem múltipla longitudinal, em aço baixo carbono, com comprimento igual ou superior a 130 mm, mas inferior ou igual a 500,0 mm, para árvore intermediária ou principal da coluna de direção para aplicação em produtos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
004 |
Tucho de acionamento de válvulas do motor tipo rolete e acoplamento com a vareta de válvula do tipo esfera, com capacidade de torque de 10.200 Nm e carregamento máximo 350lbs. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
005 |
Parafuso sem fim para acionamento da trava elétrica automotiva, com rosca sem fim de duas entradas com dentes de perfil envolvente, medindo aproximadamente 9,4 mm de diâmetro externo por 27mm de comprimento, possui furo cego com facetado para montagem e transmissão do movimento, constituído em plástico (poliamida reforçado com fibra de vidro), deve resistir a 100.000 ciclos de funcionamento, rugosidade (Ra 3,2), peso aproximado de 2g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
006 |
Eixo vazado, forjado e usinado de aço JIS S43C, escalonado, com diâmetro externo entre 13,2mm e 34mm e perfil interno com variação entre 8,5mm e 17,6mm, com serrilhado, canal arredondado e rosca externos para conexão em uma de suas extremidades, tal como furo de perfil na sua outra extremidade para conexão com eixo facetado duplo, utilizado como eixo inferior de colunas de direção eletricamente assistidas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
007 |
Eixo vazado, forjado e usinado de aço JIS S43C tratado termicamente por indução, escalonado, com diâmetro externo entre 11,5mm e 26mm e perfil interno escalonado com variação de diâmetro entre 8,5mm e 11mm, com recartilhado externo, além de duplo facetado em parte do eixo e com serrilhado externo em uma de suas extremidades, utilizado como eixo de entrada na coluna de direção elétrica (C-EPS) de veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
008 |
Eixo vazado, escalonado, com diâmetro externo entre 11,5mm e 33mm e espessura de parede entre 1,5mm e 3,3mm, com mecanismo para trava de volante, serrilhado interno, rosca e serrilhado externos e usinagem de canais ao longo da peça, utilizado como eixo superior na coluna de direção de veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
009 |
Eixo semi-acabado (usinado) de aço JIS S43C, com densidade aproximada de 7700kg/m3, usinado, escalonado, com diâmetro externo máximo de 17,1 0/0,1 mm e batimento radial de 0,05mm máximo, utilizado na fabricação de eixos sem fim de colunas de direção eletricamente assistidas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
010 |
Segmento biela dentado estampado por processo de estampo fino de precisão em chapa de 5mm +-0,06, composto por 6 dentes, com tolerância de posicionamento entre centros de 0,02mm e planicidade de 0,03mm, responsável pela transmissão de movimento reversível do eixo de saída de motores de corrente continua. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
011 |
Segmento dentado estampado por processo de estampo fino de precisão em chapa de 5mm +-0,06, composto por 7 dentes e um furo central de diâmetro de 11,1mm com tolerância de posicionamento de 0,03mm e planicidade de 0,03mm, responsável pela transmissão de movimento reversível do eixo de saída de motores de corrente continua. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
012 |
Tampa da caixa redutora injetada em plástico PBT-GF30, moldada posteriormente com borracha acrilonitrila butadieno com dureza de 45 shore A; com capacidade de suportar uma pressão de 50mBar por 5s; com resistência à temperatura de -50graus Celsius a 135graus Celsius; com raio externo de 35,05mm e tolerância de +0,05/-0,08mm; raio interno de 10,85mm com cpk 1,33 e tolerância de -0,2mm; com planicidade de 0,75mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
013 |
Cames para controle de válvula em motores de combustão interna, material aço DIN EN ISO-683-17-100 Cr6 tratado termicamente, dureza de superfície HRC 58-63, endurecimento 540 HV1> 1mm, com raio de 32 mm, diâmetro interno de 23,94 mm, brochurado, perfil usinado de tolerância máx. 0,015 milímetros, tolerância da elevação do perfil máx. 0,04 milímetros, rugosidade da superfície Rz 4,5, tensão residual < 500Mpa, tolerância de perpendicularidade entre perfil e base do came 0,005 milímetros para montagem de cabeçote de motor com tecnologia patenteada. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
014 |
ubos básicos de suporte para a montagem de árvores de cames em tampas de cabeçote para motores de combustão interna, com ponteiras pré-fabricadas encaixadas em uma das extremidades, materiais aço EN10305-2 E355 +C e aço 44SMn 28, usinagem final, comprimento entre 307,9 mm e 420,85mm, torque estático da ligação de 150Nm, diâmetro dos mancais de 24,00 mm, com uma tolerância de 0,013 mm, diferentes áreas do perfil laminadas ou retificadas, exigências de concentricidade nas áreas funcionais de 0,02mm para a referência, exigência de acabamento superficial de Rz4. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
015 |
Conjunto de eixos, superior e médio, montados pelo acoplamento eixo-furo de perfil redondo estriado trapezoidal, deslizantes longitudinalmente, com folga de engrenamento controlada, comprimento total entre 293,5mm (fechado) e 333,5mm (aberto) e diâmetro externo, escalonado, entre 13,2mm e 32,5mm, para a aplicação em colunas de direção de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
017 |
Variador de fase do eixo de comando de válvulas de exaustão de motores de combustão interna controlado por válvula integrada em conjunto com solenoide, ambos exclusivos para aplicação neste variador de fase, com velocidade de avanço de no mínimo 100 graus CA/s e velocidade de retardo de no mínimo 120 graus CA/s com o motor sob regime de 2.000 rpm, temperatura do óleo do motor a 100 °C, pressão do óleo a 215 kPa, com peso igual ou inferior a 580g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
020 |
Cruzetas fabricadas em aço carbono, com tratamento superficial cementado, temperado e revenido para dureza de 59 HRC e superacabamento isotrópico com rugosidade compreendida ente 0,40 e 0,75 mícrons, utilizadas no diferencial do trem de força das máquinas motoniveladoras. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
021 |
Estatores para conversor de torque, em aço carbono, rotação máxima de 2.200rpm e torque de 2.415Nm, com diâmetro externo de 240,5mm e comprimento total de 96,5mm, para uma eficiência superior a 85% do produto final. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
023 |
Módulo de frenagem, equipamento mecânico-hidráulico para frenagem e adaptação entre eixo de transmissão, eixo cardã e eixo traseiro, com pressão máxima de trabalho contínuo de 750 psi, pressão máxima de surto de 1000 psi e torque de frenagem de 1.898 Nm, para aplicação em máquinas autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
024 |
Roda dentada de variação de fase do eixo de comando, de rotação de trabalho entre 630 rpm a 6600 rpm, diâmetro externo (medição entre dois pinos) entre 94,35 mm a 94,5 mm, possui 46 dentes, fabricada em aço sinterizado e com massa de até 1kg, sendo submetido a uma temperatura de trabalho de -30 graus Celsius a 150 graus Celsius e vibração entre 0 a 2 kHz , para acoplamento direto na transmissão primária de motores bicombustíveis com injeção direta de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
025 |
Engrenagem solar (elemento individual), fabricada em aço sinterizado, com no mínimo 3% dos poros preenchidos com óleo, dureza HV0.2 mínima de 600, com furo no centro, estriado, com 16 dentes, espessura 11.6 mm (-0,1 mm + 0,1 mm), engrenagem externa com módulo 1.2, com 12 dentes, qualidade 8 de acordo com DIN 3961, que resulta em um diâmetro sobre uma esfera de 2 mm, de 19,884 mm (-0,077 mm), erro máximo de batimento de 0,05 mm em relação ao diâmetro do estriado do furo, com a função de transmitir o movimento e torque do eixo do induzido para o conjunto redutor planetário, do qual é parte; utilizado em motor de partida para veículos leves e médios. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
026 |
Cubos de ferro fundido em material ASTM A536 (65-45-12), usinados internamente, com capacidade de carga mínima de 13.000kg, com capacidade de suportar torque de 800Nm na porca do eixo e de 500Nm nos parafusos prensados nos cubos, para montagem na roda do sistema de levante de máquinas plantadeiras agrícolas não autopropulsadas. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
028 |
Cames para controle da bomba de alta pressão em motores de combustão interna, material aço DIN EN ISO - 683-17 - 100Cr6 tratado termicamente, dureza de superfície HRC 56-61, endurecimento 520 HV1 > 0.8 mm, com diâmetro externo de 43mm com +/- 0,05 de tolerância diâmetro interno de 23,94 mm + 0,013 de tolerância, brochurado, perfil usinado de tolerância máx. 0,04 milímetros, tolerância da elevação do perfil máx. 0,04 milímetros, rugosidade da superfície Rz 4,5, tensão residual <500Mpa, tolerância de perpendicularidade entre perfil e base do came 0,005 milímetros para montagem de modulo de comando de válvulas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
029 |
Variador de fase do eixo de comando de válvulas de admissão de motores de combustão interna para uso integrado a motor elétrico, exclusivo para este tipo de aplicação, com velocidade de alteração de ângulo de 200 graus CA/s a 300 graus CA/s sob regime de 1.000 rpm do motor do veículo a 90 Graus Celsius e atuador operando a 12 V, com atraso de resposta igual ou inferior a 100 ms tanto para avanço quanto para retardo, com nível de ruído igual ou inferior a 3 dB(A) sob regime de 560 rpm do motor do veículo a 90 Graus Celsius e atuador operando a 12 V, com peso igual ou inferior a 1,06 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
030 |
Manivela metálica do eixo de saída do motor elétrico de corrente contínua que transmite movimento às hastes do mecanismo do limpador, fabricada em aço (DIN EN 10025-2) pelo processo de estampo fino, possui bordas com raio de 5,5 mm a 12,3 mm e/ou com chanfros de 45 graus, dois furos com diâmetros de 6,1 mm a 9,4 mm escareados ou não, distância entre centros de 37,5 mm a 50 mm, largura de 20 mm a 25 mm, espessura de 5 mm ( + -0,1 mm) e peso aproximado de 40 g, aplicada em sistemas de limpadores de para-brisa de veículos automotores leves e pesados (caminhões). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
032 |
Roda dentada do variador de fase de eixo de comando, fabricada por processo de metalurgia do pó (material Sint-D 11), com teor de C de 0,6% até 0,8%, teor de Cu de 1,6% a 2,1% e densidade de 6,9g/cm3, com tratamento térmico por indução utilizada em motores de combustão interna para aplicação automotiva. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
033 |
Diferenciais com comprimento de 270mm e largura de 245mm com 27 dentes, diâmetro do passo de 43mm e folga da engrenagem de 0,15 a 0,25mm. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
034 |
Tucho mecânico do sistema de acionamento de válvulas nos motores Diesel, com movimento alternado e o corpo em aço endurecido e temperado por indução, acoplamento esférico na extremidade superior e pastilha soldada por brasagem na extremidade inferior. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
035 |
Conjuntos dotados de engrenagem cilíndrica de dentes helicoidais e eixo com pinhão de dentes helicoidais; engrenagem composta por material 18CrNiMo7-6, com espessura de 170mm, diâmetro de 638mm, número de dentes: 101, módulo: 6, ângulo de hélice de 14,5° hélice para direita, ângulo de pressão: 20°, tratamento térmico por cementação de profundidade de 1,2 a 1,6mm, têmpera no dente da engrenagem, dureza no flanco do dente de HRC 58 a 64 e dureza no corpo da engrenagem de HRC 28 a 45, furo interno de 205mm, com 4 furos para parafuso M20 com seu centro em um raio de 192,5mm do centro da engrenagem; pinhão composto por material 18CrNiMo7-6, número de dentes: 25, módulo: 9,5, ângulo de hélice de 11,8°, hélice para a direita, ângulo de pressão: 22,5°, comprimento de 290mm, tratamento térmico por cementação com espessura de 1,8 a 2,4mm e têmpera no dente da engrenagem, dureza no flanco do dente HRC58 a 64 e dureza no corpo da engrenagem de HRC 28 a 45; comprimento total do eixo de 758mm, assentamento para rolamento na ponta do eixo de diâmetro de 180mm e comprimento de 124mm, assentamento para engrenagem de diâmetro interno de 205mm e comprimento de 168mm, assentamento para rolamento na outra ponta do eixo de 200mm de diâmetro e 176mm de comprimento. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
036 |
Excêntrico de operação fabricado em liga de alumínio AlSi9Cu3(Fe) que é peça integrante do conjunto mecânico de ajuste automático da tensão para uso em sistema de correia primário de sincronismo automotivo, com valor de excentricidade entre 0mm a 5mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
037 |
Roda dentada fabricada em aço carbono e metalurgia do pó de ligas ferrosas com tratamento superficial por oxidação por vapor de água, com 18 dentes com passo de 9,525 mm para engrenamento por corrente com diâmetro primitivo de 54,85 mm e totalizando uma massa de 0,140 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
038 |
Braços de tensionadores em alumínio fundido liga (UNS A03800 ou UNS A13800), para transmitir o torque da mola tensora até a polia do tensionador, com diâmetro interno do cubo entre 27,90mm e 31,50mm (+- 0,08mm), diâmetro externo do poste entre 16,80mm e 17,80mm, comprimento de braço entre 70,0mm e 73,0mm, fabricados por injeção de alumínio em alta pressão, aplicados em tensionadores de motores à combustão interna de veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
039 |
Braços de tensionadores em alumínio fundido (UNS A03800, UNS A13800 ou ADC12) conforme norma (JIS H5302) para transmitir o torque da mola tensora até a polia do tensionador, com diâmetro interno do cubo entre 22mm e 23mm, diâmetro externo do cubo de 30,000mm (+- 0,0065mm) e excentricidade entre 2,50mm e 3,00mm, fabricados por injeção de alumínio em alta pressão, aplicados em tensionadores de motores à combustão interna de veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
040 |
Placa de proteção contra impurezas, obtida através do processo de estampagem de fitas padronizadas de aço-liga com espessura de 0,3mm até 0,5mm, com tratamento superficial anti-corrosivo, possui formato anelar com maior diâmetro medindo até 50mm e peso de até 10g, parte de polias tensoras ou de desvio aplicadas em sistemas de acionamento de motores a combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
041 |
Braços de tensionadores em alumínio fundido liga (UNS A03800), para transmitir o torque da mola tensora até a polia do tensionador, com diâmetro externo do cubo de 32,94 (+- 0,13mm), diâmetro externo do poste de 16,8mm, comprimento de braço de 30,0 mm, fabricados por injeção de alumínio em alta pressão, aplicados em tensionadores de motores à combustão interna de veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
043 |
Espaçadores de fibra de vidro para acoplamentos de aplicação em turbinas eólicas, possuindo diâmetro do eixo de entrada de 230mm, diâmetro do eixo de saída de 115mm, distância entre flanges de 420mm, flanges de 2 furos com diâmetro de 38mm, diâmetro externo do tubo de fibra de vidro de 314mm, torque de escorregamento de 28.486Nm ±5% e massa máxima de 70,708kg. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
045 |
Roldana feita em plástico (POM 009) para apoiar a movimentação do cabo de aço do mecanismo de elevação do vidro, com altura de 26,0mm, comprimento de 37,0mm, largura de 37,0mm e peso de 16g, instalado na porta de veículo automotor. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
046 |
Roda dentada de variação de fase do eixo de comando, de rotação de trabalho de 630 rpm a 6600 rpm, diâmetro externo (medição entre dois pinos) de 94,5 mm, possui 46 dentes, fabricada em aço sinterizado, com massa de 0,59 kg a 0.69 kg, sendo submetido a uma temperatura de trabalho de -30 Graus Celsius a +150 Graus Celsius e vibração de 0 a 2 kHz, para acoplamento direto na transmissão primária de motores bicombustíveis com injeção direta de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
047 |
Roda dentada fabricada em aço EHA-63, densidade superficial entre 7,5 g/cm3 a 7,55 g/cm3, dureza superficial mínima de HRA55, através de processo de metalurgia do pó, com aumento de densidade superficial por processo de rolagem e tratada termicamente com processo de cementação, com diâmetro externo entre 44,55 mm e 91,07 mm, comprimento entre 7,5 mm e 29 mm, peso entre 82 g e 200 g, responsável pelo acionamento da corrente do tipo silenciosa do sistema de sincronização de válvulas do motor de combustão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
048 |
Eixo trava fabricado em aço termicamente tratado com profundidade entre 1.0 e 1.4, dureza mínima 60 HRC, chaveta de 10 mm e diâmetro externo de 49 mm próprio para aplicação no conjunto de engrenagens planetárias do sistema de transmissão de potência dos eixos das pás carregadeiras autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
049 |
Aro dentado fabricado em aço liga, com diâmetro externo igual ou inferior a 1.950 mm, com espessura igual ou inferior a 450 mm, número de dentes igual ou superior a 13, mas igual ou inferior a 58, utilizado para acionamento de corrente de máquinas autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
050 |
Roda dentada fabricada em aço liga, com diâmetro externo igual ou inferior a 1.950 mm, com espessura igual ou inferior a 450 mm, número de dentes igual ou superior a 13, mas igual ou inferior a 58, utilizada para acionamento de corrente de máquinas autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
056 |
Calços metálicos laminados para aplicação em caixa de engrenagens de aerogeradores; lâminas individuais com espessura máxima de 0,075mm e agrupadas de 4mm; diâmetro interno de 360mm, diâmetro externo de 450mm, 8 furos com diâmetro de 22mm localizados em uma circunferência de 410mm. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
057 |
Coroa interna de aço sinterizado, dureza 140 - 200 HB10, diâmetro externo de 54,4 (+0 -0,3) mm e 3 dentes na parte externa a cada 120 graus para fixação dentro da transmissão planetária com altura no diâmetro 64.6 (+0,3 -0) mm e 36 dentes com módulo de 1,125. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
058 |
Engrenagem solar fabricada em aço sinterizado com porosidade máxima de 13%, dureza HV0 maior do que 550, diâmetro de furo estriado com 17 ou 18 dentes, engrenagem externa com módulo de 0,95 a 1,375, número de dentes de 11 a 13 e qualidade 9 de acordo com DIN 3961, tem a função de transmitir o movimento e torque do eixo do induzido para dentro da caixa planetária. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
059 |
Engrenagens planetárias em aço sinterizado de dureza HV0 maior do que 550, com porosidade máxima de 13%, diâmetro de furo variando de 6 mm (+0,027-0,002 mm), 10 mm (-0,005 -0,025 mm) e 9 mm (-0,003-0,023 mm), módulos 0,95 ou 1,375, número dentes de engrenagem 13 ou 19 e qualidade 9 de acordo com DIN 3961 e ISO 1328. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
060 |
Adaptador hub do cubo circular de contrabalanço do motor, fabricado em EM-GJL-250 sob DIN EM 1561, utilizado em motores diesel de 6 cilindros 12,4 L, com 02 diâmetros diferentes (177 mm e 120 mm), e com elevações equidistantes em uma de suas faces. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
061 |
Chapa fabricada em aço mola laminado a frio conforme DC01 + C690, dimensões de diâmetro externo 370 mm e 4 mm de espessura e resistência mínima de 690 MPa, membrana responsável pela interface entre motores diesel e transmissão automática, transmite movimento e torque do motor para o conversor de torque nas transmissões automática. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
062 |
Coroa interna (engrenagem), de poliamida, com 37 dentes e módulo de 1,375, diâmetro sobre esferas de 50,053 mm (+0,3 mm+0,7 mm), de diâmetro externo de 65,85 mm, (+-0,15 mm), com 6 dentes de encaixe, com diâmetro encaixe 58 mm (+- 0,15 mm) e concentricidade de 0,15 mm em relação ao centro, com uma bucha metálica sinterizada de diâmetro interno de 12 mm (+-0,08 mm), utilizada em planetário do motor de partida. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
063 |
Alojamentos de ferro fundido com processos de usinagem, furos roscados, ressaltos e orifícios para alojamento de componentes de transmissão mecânica, peso de 13,5 kg, largura de 357 mm, altura de 325,5 mm, profundidade de 137 mm, aplicado na montagem da caixa de transferência do sistema de transmissão da pá carregadeira de rodas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
064 |
Comando final da escavadeira hidráulica, fabricado em ferro fundido, dotado de um motor hidráulico de pistão axial e de deslocamento volumétrico variando de 70 a 140 cm3 por revolução, dotado de engrenagem de redução planetária e com diâmetro variando de 380 mm a 610 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
065 |
Conjunto de giro do chassi superior, com aplicação em máquinas escavadeiras, sem motor hidráulico acoplado, em ferro fundido, velocidade de rotação igual ou inferior a 13,5 rpm, torque de giro igual ou inferior a 145 kNm, módulo igual ou inferior a 16 e número de dentes igual ou inferior a 14, diâmetro externo igual ou inferior a 592 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
066 |
Grupo do comando final, com corpo em aço fundido, dotado de engrenagem de redução planetária, para aplicação em máquinas rodoviárias, com comprimento total entre 531 mm e 403 mm, diâmetro externo igual ou inferior a 533 mm e peso igual ou inferior a 278 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
067 |
Roda dentada, fabricada em aço liga, para acionamento da corrente da esteira, com diâmetro externo igual ou inferior a 812 mm, comprimento entre 57 e 80 mm, com 21 ou 23 dentes e com aplicação em escavadeiras hidráulicas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
068 |
Rodas dentadas simples para tracionar a corrente de motosserras de uso manual, com função de transferir o movimento giratório do motor para acorrente de corte, com película com espessura de aproximadamente 2mícrons para proteção contra corrosão por 100h em água destilada a temperatura de 40 graus Celsius e com humidade relativa do ar de 100%, com pinhão com 6 ou 7dentes, passo de 0,375polegadas, com parâmetros de rugosidade na usinagem dura Rk menor ou igual a 2,5mícrons, Rpk menor ou igual a 1,5 mícrons e Rvk menor ou igual a 1,5mícrons. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
069 |
Tampas para caixas redutoras de velocidades (gearbox), utilizadas em aerogeradores; constituídas de ferro fundido EN-GJS-400-18; com diâmetro externo de 450mm, diâmetro interno de 320mm, espessura de 54mm; possuem 8 furos de diâmetro de 22mm, com seus centros em uma circunferência de diâmetro de 410mm; 7 primeiros furos com espaçamento de 45 graus e último furo com espaçamento de 25 graus. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
070 |
Rodas dentadas simples para acoplamento de embreagem de motosserras de uso manual, com função de transferir o movimento giratório do motor para acorrente de corte, montado sobre o pinhão do tambor da embreagem, com película com espessura de aproximadamente 2 mícrons para proteção contra corrosão por 100h em água destilada a temperatura de 40 Graus Celsius e com umidade relativa do ar de 100%, pinhão com 7 dentes, passo de 0,375 polegada, dureza de 54 a 60 HRC. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
073 |
Conjuntos de cruzetas, formados por cruzeta forjada em matriz fechada, material 18CrNiMo7-6, usinado e com tratamento superficial, com quatro rolamentos especiais e quatro anéis, com dimensões 514mm x 514mm x diâmetro 238mm, utilizado como componente móvel, para articulação de eixo cardan de grande porte, utilizado na indústria de papel e celulose, com capacidade de torque máximo de 810kNm, para carga alternada, projetado sob medida com auxílio de análise por elementos finitos (FEA) para melhor distribuição de tensões conforme método "von Mises". Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
074 |
Tambores da embreagem centrífuga aplicados em motosserras com motor de ignição por centelha, com função de transferir o movimento giratório do motor para a corrente de corte, fabricados através do processo de usinagem com rugosidade Rk até 2,5 mícrons, Rpk e Rvk até 1,5mícrons, solda de brasagem com altura de 0,1mm, dureza máxima do tambor de 750HV, proteção contra corrosão através de película com espessura aproximada de 2 mícrons, com capacidade de resistência à oxidação durante 100h em água destilada a uma temperatura de 40 graus Celsius e umidade relativa do ar de 100%. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
075 |
Coroa interna (engrenagem), de poliamida, com 53 dentes, de módulo 0,95, diâmetro sobre esferas de 47,293 mm (+/- 0,4 mm) a 47,493 mm (+/- 0,2 mm), de diâmetro externo de 57,7 mm (+/- 0,2 mm), com 6 dentes de encaixe, com diâmetro de 52,2 mm (+/- 0,15 mm) e concentricidade de 0,2 mm em relação ao centro, com uma bucha metálica sinterizada de diâmetro interno de 9 mm (+/- 0,015 mm), possui ainda um anel elástico, de aço, montado na parte externa com diâmetro de 54,8 mm num erro de posição de 0,5 mm e a distância de ponta a ponta, é de 23 mm (+/- 0,3 mm), utilizada em planetário do motor de partida. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
076 |
Eixo pinhão termicamente tratado a quente e a frio, com profundidade entre 1,3 e 1,7, dureza superficial entre 60 e 64 HRC, com 18 dentes, módulo 2.6527, ângulo de pressão 30 Graus e diâmetro base de 41,35 mm próprio para aplicação no conjunto de engrenagens planetárias das pás carregadeiras autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
077 |
Cames de avanço em aço liga (58CrMoV4+QT) forjado e temperado, com dureza média de 835N/mm² nas dimensões de 652,5mm de diâmetro e 40mm de espessura, auxiliar na transmissão de movimento, com velocidade de trabalho de 130rpm, utilizados em máquinas de corte e vinco de papel cartão. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
078 |
Cames de recuo em aço liga (58CrMoV4+QT) forjado e temperado, com dureza média de 835N/mm² nas dimensões de 652,5mm de diâmetro e 40mm de espessura, auxiliar na transmissão de movimento, com velocidade de trabalho de 130rpm, utilizados em máquinas de corte e vinco de papel cartão. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
079 |
Tampas frontais de caixas de mancal para rolamento de rolos utilizados em aerogeradores; diâmetro externo de 1.740mm, diâmetro interno de 1.216mm, espessura de 70,5mm, dotados de 32 furos de diâmetro de 26mm centrados em uma circunferência de 1.670mm de diâmetro; fabricados em aço S355J2 de acordo com a EN 10025; massa de 366,43kg. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
080 |
Roda fônica fixada ao virabrequim, usada na medição de velocidade de rotação do motor por sensor do virabrequim, fabricada em aço estampado, com espessura entre 2,2 mm a 2,7 mm, 58 dentes, fixada por 3 parafusos, com diâmetro central de 86,01 mm a 86,04 mm e tolerância angular entre os dentes de 6 minutos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
081 |
Suporte do tensionador da correia de acessórios motores a combustão, fabricado em alumínio fundido de liga UNS A13800, com diâmetro de cubo de 20 mm e altura de até 38,6 mm e diâmetro externo do corpo de 49,8 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
082 |
Eixo do tensionador da correia de acessórios de motores a combustão, fabricado em alumínio fundido de liga UNS A03800, com diâmetro de corpo de 26,4 mm e altura de até 46,8 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
083 |
Suporte da polia de desvio da correia de acessórios de motores a combustão, fabricado em alumínio fundido de liga UNS A03800 ou UNS A13800, com diâmetro de corpo de 27 mm e altura de até 64 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
084 |
Luvas em aço 16MnCr5 ou SAE5115, não roscadas, com dureza de 750 HV (±50 HV) ou 760 HV (±60 HV), para montagem do tambor da embreagem em Roçadeiras, Moto-podas e Cortadores de palma. Vigência no período de 01/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
085 |
Comando final da escavadeira hidráulica, dotado de engrenagem de redução planetária, com corpo em ferro fundido, com comprimento variando de 340 a 460 mm, diâmetro externo de 530 a 605 mm e peso igual ou superior a 240 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
086 |
Comando final da escavadeira hidráulica, dotado de um motor hidráulico de pistão axial e engrenagem de redução planetária, fabricado em ferro fundido, com comprimento variando de 400 a 540 mm e diâmetro variando de 390 a 540 mm e peso igual ou superior a 149 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
087 |
Diafragma para liberar ou restringir o fluxo do silicone do conjunto embreagem viscosa, moldado por injeção de composto fenólico, reforçado com fibra de vidro, com processo de pós cura e espessura mínima de 1,3 mm, utilizado nos motores diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
088 |
Chaveta aplicada no conjunto embreagem viscosa com função de direcionar o fluxo de silicone da área de arraste para o reservatório, moldada por injeção de composto fenólico, reforçado com fibra de carbono, espessura mínima de 1,5 mm, utilizado nos motores diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
089 |
Roda dentada fabricada em material sinterizado (FN-208), usinada e temperada, diâmetro externo de 42,8 mm, comprimento de 26 mm, contendo 27 dentes de engrenagens, utilizada na polia da bomba de água do sistema de sincronismo do motor de combustão interna dos veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
090 |
Roda dentada fabricada em liga de aço (20CrMo), usinada, temperada e retificada, com diâmetro externo de 37,1 mm, comprimento de 55,7 mm, contém 24 dentes de engrenagens, utilizada no sistema de sincronismo dos motores de combustão interna dos veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
091 |
Conjunto eixo e lâmina da válvula para restringir e liberar o fluxo do silicone do conjunto de embreagem viscosa, composto por eixo em liga de aço carbono torneado (AISI 12L14 ou equivalente), lâmina de aço inoxidável (EN 10088-1 - 1.4310) estampada com precisão e conformada a frio, atende aos requisitos de esforços de elasticidade (força mola) exigidos numa determinada posição, utilizado nos motores a diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
092 |
Roda dentada do variador de fase de eixo de comando, fabricada por processo de metalurgia do pó (material Sint-D 11), com teor de C entre 0,4% e 1,5%, teor de Cu entre 1,0% e 5,00% e densidade entre 6,8 g/cm3 e 7,20 g/cm3, com tratamento térmico por indução utilizada em motores de combustão interna para aplicação automotiva. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
093 |
Conjunto auxiliar de tomada de força para motores a combustão no ciclo Diesel e Otto, pesando 10,1 Kg, composto de carcaça do rolamento, carcaça de adaptação, engrenagem cilíndrica com 55 dentes retos externos e estriado interno de 8 dentes retos, dois rolamentos de rolos cônicos, tampa, 3 juntas, 6 parafusos e 4 porcas e arruelas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
094 |
Engrenagem de estria evolvente interna e externa, fabricada em aço forjado e têmpera por indução, com dureza superficial mínima de 55HRC, profundidade mínima de 0,8 mm, diâmetro primitivo de aproximadamente 446 mm e aplicação em tratores de esteira. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
095 |
Grupo do comando final, com corpo em aço fundido, dotado de engrenagem de redução planetária, para aplicação em compactadores, com comprimento total de 320 a 370 mm, diâmetro externo igual ou inferior a 533 mm e peso igual ou inferior a 278 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
096 |
Engrenagem planetária fabricada em aço sinterizado com mínimo de 3% dos poros preenchidos com óleo, dureza mínima de 600 HV0,2, com 13 dentes, e módulo de 1,2 com distância entre 2 dentes de 5,836 mm (-0,047 mm), largura de 10 mm (+-0,1 mm) e ainda com furo interno de 9 mm (-0,003 mm -0,023 mm) de diâmetro para alojamento de bucha. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
097 |
Engrenagem solar fabricada em aço sinterizado com mínimo de 3% dos poros preenchidos com óleo, dureza mínima de 600 HV0,2, com 12 dentes externos com módulo de 1,2 e furo estriado com 16 dentes e módulo de 0,5, com função de transmitir o movimento e torque do eixo do induzido para dentro da caixa planetária. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
100 |
“Kits” para restauração do estágio primário de caixas redutoras de velocidade do motor de “pitch” de aerogeradores, dotados de flange, eixo de entrada, engrenagem primária, rolamento, anéis seladores e de fixação; flange de conexão com o motor elétrico com diâmetro externo de 250mm, 8 furos com rosca M12 igualmente espaçados e centrados numa circunferência de 215mm de diâmetro; flange de conexão com os outros estágios da caixa redutora possui diâmetro externo de aproximadamente 262mm e fixado com parafusos M10 x 40mm; eixo estriado em conformidade com a DIN5480 e diâmetro de referência de 28mm, 21 dentes, módulo de 1,25mm, ângulo de pressão de 30 graus, altura do dente de 1,375mm, confeccionado em aço 42CrMo de dureza superficial de 52 a 62HRC. Vigência no período de 26/05/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
101 |
Segmentos dentados em ferro fundido (EN-GJS-1000-5) nas dimensões de 66,5mm de altura, 410mm de largura e 50mm de espessura, auxiliar de transmissão, utilizado em máquinas de corte e vinco de papel cartão. Vigência no período de 04/08/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
102 |
Contrapesos centrífugos, fabricados em aço sinterizado, com dureza da superfície temperada e carbonitretada de 700HV0.3 (+- 100HV0.3), endurecida diretamente de 900HV0.3 (+- 150HV0.3) ou cementada de 900HV0.3 (+- 100 HV0.3), a uma carga de ruptura igual ou maior que 1,5kN, próprios para aplicação em implementos manuais acionados por motor de ignição por centelha. Vigência no período de 04/08/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
103 |
Suportes do peso centrífugo, fabricados em aço (C75 G) com tratamento térmico de austêmpera, com dureza de 450HV10 (+- 30 HV10), possuindo camada não tóxica de material ceroso com espessura de 2 mícrons, próprios para embreagem de ferramentas manuais acionadas por motor de ignição por centelha. Vigência no período de 04/08/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
104 |
Mesas indexadoras rotatórias (mesas giratórias indexadas), utilizadas em equipamento de produção de embalagens de ovos, acionadas através de motoredutores (que não estão acompanhados ao produto) acoplados ao eixo principal (eixo came), com giro de 360 graus, capazes de fazer paradas pré-determinas e atingir um posicionamento de alta precisão, com carga axial máxima admissível entre 860.000 a 890.000N, com torque máximo de giro admissível entre 115.500 a 325.000Nm e carga radial máxima admissível entre 165.000 a 178.000N. Vigência no período de 07/09/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
105 |
Cubos dentados do acoplamento, fabricados em ferro fundido EN-GJS-1000-5, nas dimensões diâmetro 224 x 145,5mm, utilizados como elemento de transmissão mecânica em máquinas de corte e vinco de papel cartão. Vigência no período de 30/09/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
106 |
Coroas fabricadas em ferro fundido EN-GJS-1000-5, nas dimensões diâmetro 285 x 45mm, utilizados como elemento de transmissão mecânica em máquinas de corte e vinco de papel cartão. Vigência no período de 30/09/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
107 |
Eixos de pinhão fabricados em aço 18CrNiMo7-6, com tratamento térmico de cementação e têmpera, com comprimento de 824,5mm, 27 dentes, diâmetro base de 301,7mm e peso de 297kg, próprios para aplicação no conjunto de engrenagens helicoidais de caixa multiplicadora de velocidades. Vigência no período de 12/12/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
108 |
Eixos ocos dentados fabricados em aço 42CrMo4, sem tratamento térmico, com 36 dentes, comprimento de 752mm, diâmetro externo de 489mm, diâmetro do furo interno da face anterior de 200mm, diâmetro do furo interno da face posterior de 310mm e peso de 580,2kg, próprios para aplicação no conjunto de engrenagens de caixa multiplicadora de velocidades. Vigência no período de 12/12/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
109 |
Estruturas dos chassis para alojamento do conjunto de engrenagens planetárias de caixa multiplicadora de velocidades, fabricadas em aço EN-GJS-700-2U, sem tratamento térmico, com comprimento de 1.220mm, diâmetro de base externo de 1.210mm, diâmetro do furo interno da face anterior de 570mm, diâmetro do furo interno da face posterior de 522mm, e peso de 2.128,76kg. Vigência no período de 12/12/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
110 |
Eixos de pinhão de alta velocidade fabricados em aço 18CrNiMo7-6, com tratamento térmico de cementação e têmpera, com comprimento de 1.102,5mm, 22 dentes, diâmetro base de 199,6mm e peso de 188kg, próprios para aplicação no conjunto de engrenagens helicoidais de caixa multiplicadora de velocidades. Vigência no período de 12/12/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
111 |
Eixos de pinhão fabricados em aço 18CrNiMo7-6, com tratamento térmico de cementação e têmpera, com comprimento de 1.213mm, diâmetro base de 357,4mm, 23 dentes helicoidais na extremidade anterior, 36 dentes retos na extremidade posterior, diâmetro do furo central de 135mm e peso de 507kg, próprios para aplicação no conjunto de engrenagens helicoidais de caixa multiplicadora de velocidades. Vigência no período de 12/12/2022 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
112 |
Anéis dentado em aço liga (31CrMoV9+QT) forjado e nitretado, com dureza média de 600HB, nas dimensões de 193mm de diâmetro e 57mm de espessura, auxiliar de acoplamento, utilizados em máquinas de corte e vinco de papel cartão. Vigência no período de 05/01/2023 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
113 |
Barras de cremalheiras de dentes retos e/ou helicoidais, com módulos de 1 a 8, com comprimento até 2.000mm, constituídas em aço 1045 e classe de precisão de Q6 a Q9. Vigência no período de 05/01/2023 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
114 |
Eixos superiores dentados, fabricados em ferro fundido “EN-GJS-1000- 5”, com diâmetro de 180mm e comprimento de 417mm, utilizados como elemento mecânico auxiliar na transmissão de movimento em máquinas de corte e vinco de papel cartão. Vigência no período de 28/03/2023 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
115 |
Came Forjado; contendo aço cromo (DIN ISO 683-17-100Cr6); com tolerância do perfil de 0,2 mm, concentricidade do círculo de base de 0,5 mm, diâmetro interno de 22,7 mm espessura de 10,6 mm, paralelismo das faces de 0,25 mm; usado na fabricação de módulo de comando de válvulas para motores à combustão interna; com função de controle do tempo de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
116 |
Engrenagem helicoidal de planetária; contendo aço (SAE 8620H); com comprimento nominal de 32 mm, diâmetro interno nominal de 14,21 mm, número de 17 dentes, módulo 1,5875, ângulo de pressão de 20 graus, peso aproximado de 0,129 kg; usado na fabricação de caixa de transferência de veículos 4x4 com duas velocidades; com função de auxiliar na transmissão de torque no modo de tração 4x4 reduzido; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
117 |
Engrenagem planetária; contendo aço; com Dureza HV (0,2 a 1) maior do que 500, com preenchimento de óleo mínimo de 3% do volume dos poros, com ou sem bucha/rolamento, diâmetro de furo variando de 5,05 mm (+0,022 -0,005 mm) a 10mm (+0,022 -0,005 mm), módulo entre 0,95 e 1,375, número dentes da engrenagem de 12 a 18 e qualidade 9 de acordo com DIN 3961 e ISO 1328; usado na fabricação de motor de partida; com função de operação do sistema de redução planetária; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
119 |
Coroa (engrenagem) interna, sinterizada, com diâmetro externo variando de 43 mm a 58,4 mm (-0,1 mm +0,1 mm), com 5 torres externas num diâmetro variando de 50,4 mm a 66,6 mm (-0,2 mm +0,2 mm) para a fixação da coroa dentro do conjunto redutor planetário, com espessura variando de 11,4 mm a 12,8 mm (-0,3 mm +0,15 mm) e com quantidade de dentes variando de 36 a 39 dentes internos, utilizada em conjunto redutor planetário do motor de partida para veículos leves e médios. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
120 |
Engrenagens planetárias em aço sinterizado de dureza HV0.2 maior do que 600, diâmetro de furo de 9 mm (-0,023 mm -0,003 mm), módulo variando de 1,20 e 1,375, número dentes de engrenagem 13 e qualidade 8 de acordo com DIN 3961 e ISO 1328.
Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
121 |
Anel transmissor; contendo aço sinterizado (D01 DIN 30910-4); com diâmetro interno 32,00 mm (+ 0,01 / - 0,015 mm), perpendicularidade das faces 0,1, com o chanfro do diâmetro interno perfilado; usado na fabricação de eixo de comando de valvulas; com função de indicar a posição do pistão (PMS ou PMI) para fazer a ignição do cilindro no momento correto; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
122 |
Came excêntrico; contendo aço forjado (DIN 100Cr6); com diâmetro interno de 31,00 mm (+0,007 / - 0,008 mm) e circularidade 0,0075 mm; usado na fabricação de eixo de comando de válvulas; com função de aumentar a pressão do sistema para vaporização do combustível dentro da câmera; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
123 |
Pinhão; contendo poliacetal; com comprimento de 21 mm (+/-0,02 mm) a 30 mm (+/-0,02 mm), diâmetro maior de 20 mm (+/-0,02 mm) a 30 mm (+/-0,02 mm) e diâmetro menor de 10 mm(+/-0,02 mm) a 20 mm (+/-0,02 mm), peso de aproximadamente 10 g a 50 g; para fabricação de motor elétrico de corrente contínua; com função de transmitir o torque do motor; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
124 |
Variador de fase do eixo de comando de válvulas de admissão de motores de combustão interna, com velocidade de avanço de no mínimo 100 graus CA/s e velocidade de retardo de no mínimo 120 graus CA/s com o motor sob regime de 2.000 rpm, temperatura do óleo do motor a 100 graus Celsius +/-3 graus Celsius, com pressão do óleo a 215 kPa, com nível de ruído igual ou inferior a 3 dB(A) e com peso igual ou inferior a 1200 g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
125 |
Variador de fase do eixo de comando de válvulas de exaustão de motores de combustão interna controlado por válvula integrada em conjunto com solenoide, ambos exclusivos para aplicação neste variador de fase, com velocidade de avanço de no mínimo 100 graus CA/s e velocidade de retardo de no mínimo 120 graus CA/s com o motor sob regime de 2.000 rpm, temperatura do óleo do motor a 100 graus Celsius +/-3 graus Celsius, pressão do óleo a 215 KPa, com peso igual ou inferior a 1200 gramas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
126 |
Carcaça da caixa de transmissão; contendo alumínio; com superfícies com rugosidade variável de 1,6 a 12,5 micrometros, largura aproximada de 60 mm; comprimento aproximado de 380 a 460 mm e altura aproximada de 350 a 400 mm; para fabricação de caixa de velocidades; com função de alojar e proteger os componentes do sincronizador de engrenagens; com aplicação em caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
127 |
Segmento dentado fabricado em aço liga, com diâmetro primitivo igual ou inferior a 1.300 mm, número de dentes igual ou superior a 3, mas igual ou inferior a 6, utilizado para acionamento de corrente de máquinas autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
128 |
Buchas de pistão de cilindro hidráulico material bronze de manganês liga CuZn34Al2 – DIN 1709 resistência a tração >620Mpa limite de escoamento: >260Mpa, alongamento: 14%, dureza: 150HBN, densidade: 8,6kg/dm³ diâmetro externo 269,5 a 462mm, diâmetro interno 239 a 419mm; largura de 233 a 234,8mm. Vigência no período de 02/10/2023 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
129 |
Eixos direcionais traseiros para empilhadeiras elétrica até 2,5t; largura do eixo 941,6mm; distância de pino rei 727mm; comprimento de acoplagem 351,5mm; cubo de rodas com fixadores M14 e diâmetro de círculo de diâmetro de 142mm; ângulo de esterçamento frontal 82° e traseiro de 58,3; cilindro hidráulico de atuação direcional e coxins em borracha. Vigência no período de 28/11/2023 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
130 |
Braço tensionador da correia feito em alumínio fundido liga (em 1706 – AC 46100DF), para transferência do torque da mola tensora para polia do tensionador do motor de veículo automóvel, diâmetro da polia é de 74 mm, superfícies de contato com o corpo do tensionador possuem rugozidade máxima de Rzmáx 25, valores de carga máx dos rolamentos liberados: dinâmico: 15.28 KN / estático: 9.6 kN e vel máx: 15000 RPM. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
143 |
Eixos pinhão de alta velocidade fabricados em aço 18CrNiMo7-6, com tratamento térmico de cementação e têmpera, com comprimento de 857mm, 27 dentes e diâmetro base de 218mm, próprios para aplicação no conjunto de engrenagens helicoidais de caixa multiplicadora de velocidades Vigência no período de 01/04/2024 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
144 |
Conjuntos compostos por engrenagem helicoidal com 90 dentes, fabricadas em aço 18CrNiMo7-6, com tratamento térmico de cementação e têmpera, com diâmetro externo de 1.058mm, diâmetro do furo interno de 466mm e espessura de 297mm, e eixo oco dentado fabricado em aço 42CrMo4, sem tratamento térmico, com 36 dentes, comprimento de 813mm, diâmetro externo da face anterior de 440mm, diâmetro externo da face posterior de 420mm, diâmetro do furo interno da face anterior de 304mm e diâmetro do furo interno da face posterior de 250mm, próprios para aplicação no conjunto de engrenagens helicoidais de caixa multiplicadora de velocidades. Vigência no período de 03/06/2024 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
145 |
Eixos pinhão fabricados em aço 18CrNiMo7-6, com tratamento térmico de cementação e têmpera, com comprimento de 1.259mm, diâmetro base de 315mm, 19 dentes helicoidais na extremidade anterior, 36 dentes retos na extremidade posterior e diâmetro do furo central de 135mm, próprios para aplicação no conjunto de engrenagens helicoidais de caixa multiplicadora de velocidades. Vigência no período de 03/06/2024 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
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146 |
Eixos pinhão fabricados em aço 18CrNiMo7-6, com tratamento térmico de cementação e têmpera, com comprimento de 856mm, 23 dentes e diâmetro base de 228mm, próprios para aplicação no conjunto de engrenagens helicoidais de caixa multiplicadora de velocidades. Vigência no período de 03/06/2024 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
0,00 |
147 |
Estruturas dos chassis para alojamento do conjunto de engrenagens planetárias de caixa multiplicadora de velocidades, fabricadas em aço EN-GJS-700-2U, sem tratamento térmico, com comprimento de 1.315mm, diâmetro de base externo de 1.126mm, diâmetro do furo interno da face anterior de 440mm e diâmetro do furo interno da face posterior de 420mm. Vigência no período de 03/06/2024 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
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148 |
Rodas dentadas cilíndricas com dentes retos para aplicação em sistema planetário de turbinas eólicas, com diâmetro externo de 646,19mm, 33 dentes, ângulo de contato alfa de 20°, peso máximo de 325kg e altura total de 336mm. Vigência no período de 03/06/2024 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
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149 |
Rolamentos do sistema de giro em aço usinado, acoplados ao guindaste portuário sobre trilhos, composto por 3 fileiras de rolos cilíndricos, com um anel interno dentado fisicamente unido ao pórtico e um anel externo liso fisicamente unido a superestrutura, com diâmetro externo de 3.990mm, com diâmetro interno de 3.344mm e com 304mm de espessura. Vigência no período de 21/06/2024 a 31/12/2025. Ver observação (1) abaixo. |
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==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.
==> Na TEC está NCM está identificada com a sigla BK, a qual identifica as mercadorias definidas como Bens de Capital.
(1) Conforme artigo 1º e Anexo I da Resolução Gecex nº 322/2022, que altera até 31/12/2025 o II incidente na importação de bens de capital (BK) para 0%, tendo em vista que não foi constatada produção nacional equivalente devido a uma das situações previstas no artigo 13, caput, I a III, § 1º da Portaria ME nº 309/2019.
(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.
(12) Essa NCM consta do Anexo III da Resolução GECEX nº 272/2021, alterada pela Resolução GECEX nº 310/2022, que reduz a zero a alíquota do Imposto de Importação de produtos do setor aeronáutico. Verifique a legislação para saber se o seu produto está beneficiado!
Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 8483.90.00, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Área | Informação |
---|---|
NF-e | uTrib: KG (Quilograma) |
PIS e Cofins | Sujeito ao adicional de 1% (um ponto percentual) a título de Cofins-Importação no período de 01/04/2022 a 31/12/2023 (artigo 8º, § 21 da Lei nº 10.865/2004 e artigo 3º e 5º da Lei nº 14.288/2021). |
PIS e Cofins | Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015). |
Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
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