Responsável: Ministério da Fazenda
Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 8409.99.99, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.
NCM | Ex | Estrutura da NCM nº 8409.99.99 | IPI (%) |
---|---|---|---|
XVI | MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS | ||
84 | Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes. | ||
8409 | Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos motores das posições 84.07 ou 84.08. | ||
8409.9 | - Outras: | ||
8409.99 | -- Outras | ||
8409.99.9 | Outras | ||
8409.99.99 | Outras | 3,25 | |
8409.99.99 | 01 | Carcaças de motores de ônibus ou caminhões, de potência igual ou superior a 125 HP | 2,60 |
Ir para a tabela completa de NCM. |
Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").
Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.
Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".
Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".
Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:
No caso da classificação fiscal (NCM) nº 8409.99.99, temos as seguintes alíquotas de II:
Alíquota TEC | 16,00% |
Alíquota efetiva | 16,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC). |
Ex (*) | Descrição da NCM nº 8409.99.99 | II (%) |
---|---|---|
001 |
Tubulação de borracha siliconada para "after cooler" para caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
002 |
Tubo de suprimento de combustível de alta pressão de 1200 bar a 2000 bar, para distribuição e controle de combustível para motor a diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
003 |
Coletor de combustível de alta pressão, com válvula reguladora de pressão utilizado em sistema de injeção para motores diesel com gerenciamento eletrônico. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
004 |
Núcleo resfriador e trocador de calor do sistema de recirculação dos gases de escapamento (EGR), utilizado nos motores de combustão interna de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
005 |
Cobertura em polipropileno injetado (PP) para blindagem acústica do motor de ignição por compressão, dimensões máximas de 932 mm x 778 mm x 291 mm, tolerância de 2 mm, peso máximo de 4,200 kg, utilizada em caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
006 |
Inserto de aço para assentamento da válvula do motor no cabeçote dos cilindros em liga especial "Stellite grau 3" para trabalho em altas pressões e temperaturas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
007 |
Conjunto Balanceiro de Válvulas de Escape. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
008 |
Conjunto de acionamento mecânico de válvulas do motor com dispositivo de regulagem de folga manual, contato articulado de acionamento e alimentação de lubrificação pelo óleo do motor. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
009 |
Carcaça do volante do motor em alumínio, com peso até 20 kg, com a função de fixação entre motor e transmissão, para aplicação em motores de ignição por compressão (Diesel) em caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
010 |
Eixo usinado em aço liga (DIN 1651:60SPb20) com tratamento térmico e dureza (650 HV 10 Min.) T, com diâmetro externo de 4,07 mm (-0,02 mm), circularidade 0,005 mm, acabamento superficial Ra 1,6 e ranhuras com saídas de 15graus (+- 5graus), aplicado em sistema injetor de combustível Diesel de motor de veículos automóveis, para fragmentação de partículas de impurezas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
011 |
Balancim de exaustão, com pistão acionados pelo óleo de lubrificação do motor e "bucha" com tratamento superficial a base de nitreto de crómio associado a base de carbono (CrN + a-C:H). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
012 |
Carcaça do volante do motor em alumínio injetado, com peso entre 22,8kg a 23,5kg, para aplicação em motores de ignição por compressão (Diesel) de veículos caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
013 |
Misturador de gases de exaustão com ar limpo do sistema de recirculação de gases de escapamento (EGR), utilizado nos motores de combustão interna de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
014 |
Tubulação para o resfriador de ar "Aftercooler" em liga de Alumínio EN AC-AlSi9Cu3(Fe), injetada sob alta pressão (DF = Die casting) em câmera fria, para motores de ignição por compressão (Ciclo Diesel) de veículos caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
015 |
Tampa do resfriador de óleo em liga de Alumínio EN AC-AlSi9Cu3(Fe), injetada sob alta pressão (DF = Die casting) em câmera fria, para motores de ignição por compressão (Ciclo Diesel) de veículos caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
016 |
Placa das engrenagens de distribuição em aço com juntas de vedação em borracha de silicone unidas por vulcanização, para motores de ignição por compressão de 6 cilindros, para caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
017 |
Tubo direcionador de fluxo para válvula termostática em liga de Alumínio EN AC-AlSi9Cu3(Fe), injetada sob alta pressão (DF = Die casting) em câmera fria, para motores de ignição por compressão (Ciclo Diesel) de veículos caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
018 |
Acumulador para alta pressão de combustível para motores diesel de grande porte, pressão de trabalho até 2600 bar. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
019 |
Inserto de válvula de cabeçote em aço com liga de alta resistência térmica, para assentamento das válvulas no cabeçote dos cilindros, com diâmetros externo de 34,9mm até 39,5mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
020 |
Inserto de válvula de cabeçote em aço ferramenta em liga especial, fundido, para assentamento das válvulas no cabeçote dos cilindros, com diâmetro externo de 34,9 até 39,5mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
021 |
Tucho de acionamento de válvulas de motor Diesel tipo rolete e acoplamento com a vareta de válvula do tipo esfera, com capacidade de torque de 10.200 Nmm e carregamento maior que 250lbs. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
022 |
Módulos de eixos balanceadores (balancim) para motores de ignição por compressão, composto por carcaça de ferro fundido, usinado com planicidade de contato de 50 mícron, engrenagem helicoidal de aço ligado com tratamento térmico de cementação, com diâmetro de 69 mm, eixo principal de engrenagem de diâmetro primitivo de 76 mm com deposição de camada de polímero para garantia de folga de 60 a 150 mícron, eixo secundário integrado ao modulo de balanceamento com folga interna de 230 a 400 mícron. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
023 |
Conjunto montado do eixo balanceiro de admissão, responsável pelo acionamento variável de abertura e/ou fechamento das válvulas para aplicação em motores do tipo turbo Diesel com sistema de sincronização e abertura variável (MIVEC) em veículos comerciais leves do tipo Pick-up. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
024 |
Disco amortecedor com massa suspensa (tipo damper), constituído por uma carcaça de aço e molas de atuação não linear e com diâmetro mínimo do disco de 309 mm, próprio para absorver vibrações no ponto de acoplamento do motor diesel com a caixa de transmissão semi-automática de tratores agrícolas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
025 |
Disco amortecedor com massa suspensa (tipo dumper), constituído por uma carcaça de aço e molas de atuação não linear e com diâmetro mínimo do disco de 120 mm, própria para absorver vibrações no ponto de acoplamento do eixo de tomada de potência com a caixa de transmissão semi-automática de tratores agrícolas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
026 |
Tubulação de distribuição do óleo diesel e controle de alta pressão da linha de injeção de combustível, com capacidade de trabalho de até 1800bar, para motores de 3, 4 ou 6 cilindros, com conexões de saída e válvula de alívio de pressão integrada, com comprimento mínimo de 278mm, para aplicação em motores de máquinas agrícolas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
027 |
Carcaça de engrenagens, para motores de combustão interna ciclo Diesel de cilindrada igual ou superior a 2,8 litros, em ligas de alumínio fundido sob pressão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
028 |
Carcaça de alojamento do volante com cilindrada igual ou superior à 2.8 litros, produzido em ferro fundido não ligado contendo no máximo 3,5% de Carbono, 2,2% de Silício e 0,9% de Manganês e dimensões conforme norma S.A.E #1, para motor de combustão interna ciclo Diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
031 |
Atenuador de ruídos, constituído em injetado de plástico e fibras de vidro, com formato próprio para sistema de admissão de ar nos motores turbo, de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
032 |
Galerias de combustível de alta pressão, com válvula reguladora de pressão, utilizado em sistema de injeção para motores diesel com gerenciamento eletrônico, com pressão de trabalho de até 2.500 bar. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
033 |
Tubo de ar de liga de alumínio da classe AlSi10Mg (Cu) fundido em molde de areia e usinado com peso de 5,1 a 7,8 kg com diâmetro de entrada de 125 a 155mm e diâmetro de saída de 105 a 115mm com ou sem bocal de aço e ruela de alumínio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
034 |
Tubo do sistema de refrigeração para circulação de líquido de arrefecimento do tipo mono-etilileno glicol, aplicado em motores do ciclo do ciclo diesel, construído com conectores em ferro fundido nodular e suporte de fixação central com dimensões de 10 mm nos furos internos, com plug de vedação manufaturado em aço tratado, possuindo resistência a temperatura de operação entre -45 a 210 graus Celsius, pressão de trabalho entre 6 e 10 bar, aplicado em veículos comerciais médio e pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
035 |
Alavanca dos balanceiros utilizados em motores de combustão interna ciclo diesel, com 4 cilindros em linha, de cilindrada igual ou superior 2,8 litros com material composto em ferro fundido dúctil, para aplicações automotivas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
036 |
Carcaça de volante de liga de Alumínio-Silício, contendo no máximo 10,5% de Silício, 1,2% de Ferro, 0,6% de Manganês, 3% de Zinco, 5% de Cobre e 0,5% de Magnésio e dimensões conforme normas S.A.E #1, #2 e #3, para aplicação em motores de combustão interna ciclo Diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
037 |
Carcaça do volante do motor em alumínio injetado, com peso entre 22,8kg a 33kg, para aplicação em motores de ignição por compressão (Diesel) de veículos caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
038 |
Conjunto de contrabalanço de motores Diesel composto por duas engrenagens helicoidais com diâmetro de até 105 mm, montadas em carcaça de ferro fundido, massas desbalanceadas, peso do conjunto de até 13 quilogramas, com canal de lubrificação no eixo das engrenagens, específico para a função de equalização das forças verticais de motores diesel de máquinas agrícolas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
039 |
Conjunto de dois terminais elétricos roscados combinados com dois conectores elétricos de ligação montados por sobre injeção de termoplástico reforçado com fibra; com controle dimensional e de montagem 100%; tolerância de processo de 0,05mm, utilizado em injetores eletrônicos para motores de ignição por compressão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
041 |
Corpo base de agregação da montagem das peças do injetor de óleo Diesel, com geometria de arredondamento por ECM e validação por teste de pulsação hidráulica, suporta 1600 bar de pressão, usinagem por ECM com função de entregar combustível sob alta pressão na câmara de combustão, utilizado exclusivamente em motores de ignição por compressão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
042 |
Tubulação de líquido de arrefecimento (mistura de água e etilenoglicol) composto por tudo de aço diâmetro 8 mm x 1 mm norma EN 10305-4 e banjo M10 integrado a suporte diâmetro 8 mm conforme norma EN 10277-3 e suporte anti-rotação conforme EN 10111 e tubo de aço diâmetro 12,7mm x 1,24mm conforme norma EN 10305-4 e flange diâmetro 15mm + diâmetro 9mm x 22mm espessura de 4mm conforme norma EN 10111 e anéis de vedação “O” 14mm x 2mm e 12mm x 2mm em peroxido curado com filme de lubrificante sólido FKM. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
043 |
Conjunto corpo da borboleta do sistema de admissão de ar de motores de pistão de ignição por compressão com sistema de sincronização e abertura variável de veículos comerciais leves; com vazão de ar de 2 a 4kg/h, 626mbar; tensão nominal de alimentação de 5V e corrente nominal de 10mA; dimensões máximas de 232,4 x 148,0 x 118,3mm e peso máximo de 0,940kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
044 |
Tubo de exaustão em curva a 100 graus, com diâmetros de 79 mm no bocal de entrada, 125 mm no bocal de saída, com flap atuado eletronicamente para restrição de saída de ar; tensão de trabalho entre 8 V e 32 V; com galeria para entrada e saída de água para arrefecer a válvula atuadora e temperatura de operação a 130 graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
045 |
Tubo em aço inoxidável (EN 10267 38MnVS6), tratamento superficial em zinco e níquel, com oito conexões em sua extensão, sendo 1 entrada da bomba de alta pressão, 1 entrada bomba de baixa e 6 saídas para os injetores; com pressão nominal de trabalho de 1800 bar e temperatura -40 Graus Celsius a +120 Graus Celsius, com sensor de pressão em uma extremidade e válvula de controle de pressão em outra, comprimento aproximado de 570 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
046 |
Adaptador usinado do tipo flange para fixação de ventilação frontal do sistema de arrefecimento aplicado em motores do ciclo diesel, diâmetro externo construtivo máximo de 148 mm, diâmetro interno mínimo de 64 mm, manufaturado em liga de aço carbono, possui usinagem para acoplamento á arvore de manivelas de 138 mm e ao ventilador com diâmetros de 73 mm, livre de pintura nos dois acoplamentos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
047 |
Separador do vapor do óleo do sistema de ventilação do cárter, com vazão de óleo de 4 a 7 l/min, entrada superior e flange inferior para conexão e fixação na carcaça do volante do motor, sendo corpo principal e demais componentes em alumínio fundido, elementos de fixação em aço. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
048 |
Conjunto bloco de válvulas com até 3 válvulas proporcionais, para controle eletropneumático das válvulas EGR e/ou freio motor para motores à combustão interna com sistemas de pós-tratamento de gases de escape EGR e SCR, associados ou não, e que atendam as normas de emissões PROCONVE P7 e P8, com tensão de operação de 20V a 29V. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
049 |
Balancim de acionamento das válvulas de admissão e escape do cabeçote para motores de ignição por compressão (Diesel) de 6 cilindros em linha, de potência máxima de 510 cv, com parafusos de regulagem e acoplamento para hastes de tucho, em ferro fundido e ligas metálicas, aplicado em veículos comerciais, caminhão ou ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
050 |
Válvula borboleta moduladora de entrada de ar para o sistema de admissão, com diâmetro entre 60 e 88mm, acionada eletronicamente por motor com tensão nominal de 24 V, para aplicação em motores a diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
051 |
Vareta em aço conforme (DIN EN 10083 C50E), nas dimensões de diâmetro externo de 9mm x 293mm e dureza HRC56, responsável pelo acionamento do conjunto balanceiro do sistema de comando de abertura de válvulas de admissão e escape de motor a diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
053 |
Tampa da corrente e polias de sincronização, aplicada em motores por ignição de compressão de 4 e 6 cilindros para proteger a corrente e engrenagens de impurezas externa, constituída de ferro fundido, com furo para a polia do virabrequim de 73 mm a 74 mm e peso de 7 a 7,5 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
059 |
Acionadores das válvulas de admissão e de exaustão de gases de motor diesel denominado balancim; com roletes fabricados em aço (100Cr6) e tuchos nas extremidades de cada lado do braço fabricados em liga de aço (C45E), ligados por um eixo fabricado de liga de aço (CK45/C45+H), que é apoiado em um mancal de liga Sint-D39. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
060 |
Tampa da corrente e polias de sincronização, aplicada em motores por ignição de compressão de 4 e 6 cilindros para proteger a corrente e engrenagens de impurezas externa, constituída de ferro fundido, acabamento em algumas superfícies com rugosidade Ra de 0,2 micro m e peso de 13,5 kg a 14 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
061 |
Válvula de controle do volume e resfriamento de gases derivados da combustão que serão reutilizados em um novo ciclo de admissão do motor diesel de 6 cilindros; fabricada em liga de aço, com dimensões de 602,69 mm x 142 mm x 163,5 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
062 |
Carcaça de proteção do volante de inércia, com preparação para fixação de motor elétrico de partida, produzida em ferro fundido, com dimensões máximas de 620 x 620 x 150 mm e peso variando de 20 a 85 kg, com aplicação em motores de combustão interna ciclo diesel, de 3 a 6 cilindros e com cilindrada superior à 3,2 litros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
063 |
Cobertura (Tampa) frontal do motor, produzida em alumínio (GMW 5M-Al-C-D-Si-10Cu2Fel-F) com peso de aproximadamente 3.687 kg, com a função de diminuir o ruído produzido pelo funcionamento do motor, contendo uma bomba de vácuo integrada acionada por rotor com volume de acordo com GMW3159, para aplicação em veículo automóvel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
064 |
Turbina tipo compound, acionada pelos gases de escapamento de motores de ignição por compressão (ciclo Diesel) de veículos caminhões, dotada de sistema de engrenagens e acoplamento hidráulico para transmissão da energia gerada para o virabrequim do motor, com torque gerado no motor de 300 Nm, dimensões aproximadas de 443,8 mm x 464,8 mm x 489,9 mm e peso aproximado de 54,6 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
065 |
Tubulação para transferência dos gases do sistema de exaustão (EGR – “Exhaust Gas Recirculation”) de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos caminhões e ônibus, com flanges fabricadas em aço inoxidável fundido (material G-X6CrNi18-9) e corpo sanfonado fabricado em Inconel 625, revestidos em fibra de vidro, com pressão máxima dos gases de 450 kPa (absoluta), pico máximo de pressão dos gases de 500 kPa (absoluta), temperatura máxima dos gases de 725 graus Celsius e temperatura do ar na faixa de - 40 graus Celsius a + 150 graus Celsius, com dimensões aproximadas de 208,2 mm x 192,7 mm x 141,4 mm e peso aproximado de 1,6 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
066 |
Tubo de aço inox hidroformado, de tamanho e conformação própria para transporte de gases recirculados de combustão em motor de pistão de ignição por compressão; dimensões máximas de 140 mm x 174 mm x 395 mm; peso máximo de 0,667 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
067 |
Carcaça do volante do motor fabricada em alumínio, própria para acoplar o motor ao equipamento e abrigar o volante de inércia, com rugosidade de Ra 3,2 em sua superfície e com Ra 4 nos furos, com comprimento de 493,7 mm, largura de 67,10 mm e altura de 504,7 mm ou 507,8 mm, peso de 3,1 kg ou 3,3 kg, para aplicação em motores de ignição por compressão (diesel). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
068 |
Carcaça utilizada em amortecedores de vibrações torcionais de motores a diesel de veículos comerciais, com função estrutural no conjunto, fabricada em ferro fundido, possui diâmetro externo nominal de 238 mm, altura de 71 mm e peso aproximado de 4,8 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
070 |
Ressonador em poliamida com reforço em fibra de vidro (PA66 + GF35) para motores de ignição por compressão, dimensões máximas de 199,4 mm x 94,5 mm x 91,1 mm, abertura frontal com diâmetro máximo de 32 mm, abertura inferior montada com anel de vedação em borracha com diâmetro máximo de 32 mm, peso máximo de 0,250 kg, tolerância de 0,030 kg, aplicado em caminhões e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
071 |
Tubo fabricado em aço inoxidável austenítico estabilizado com titânio, com diâmetros externos de 43 mm a 46 mm, moldado, com flanges de 82 mm de largura em suas extremidades e com entre furos das flanges de 58 mm e 62 mm, com flexível em parte de seu corpo, assimétrico, com dimensões máximas de 189,70 mm em Y, 155,28 em X e 52,90 mm em Z; tem a função de conduzir os gases que serão reaproveitados em um novo ciclo de admissão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
072 |
Válvula proporcional de controle eletro-pneumático para motores a diesel de veículos comerciais pesados de transporte de carga ou passageiros, controlada por meio de sinal de tensão por largura de pulso (PWM) fornecido pela unidade de controle do motor (ECU) processada por meio de placa de circuito impresso instalado na válvula, pesando 1,6 Kg, composta de um bloco de alumínio, uma válvula solenoide proporcional, uma válvula solenoide de controle direcional, sensor de pressão, placa de circuito impresso e conexões de aço para tubulação pneumática. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
073 |
Tubo de recirculação dos gases de escape para uso em motores de combustão no ciclo Diesel e Otto, pesando 0,9 Kg composto de um flange, um tubo de aço de diâmetro externo 42 mm com 12 convolutas de diâmetro 56,6 mm unidos por solda e dimensões 403 mm de comprimento por 230,12 mm de altura, 58,23 mm de largura entre os bocais e espessura 0,5 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
074 |
Terminal de válvulas de escape para motores de combustão interna do ciclo diesel, utilizada para transmitir movimento de abertura simultâneo das duas válvulas de exaustão de gases do motor, composto de terminal de aço forjado temperado e revenido (EN 10267 42CrMoS4) e de 3 pastilhas de desgaste de aço (ISO 4957 102Cr6) montados sob pressão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
075 |
Terminal de válvulas de escape para motores de combustão interna do ciclo Diesel, utilizada para transmitir movimento de abertura simultâneo das duas válvulas de exaustão de gases do motor e acionamento do freio de liberação de compressão do motor, composto de: um terminal de aço forjado temperado e revenido (EN 10267 42CrMoS4); duas pastilhas de desgaste de aço (ISO 4957 102Cr6) montados com interferência; uma pastilha de desgaste de aço (SS-EN ISO 683-3 16MnCr5) e um anel de retenção (DIN471). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
076 |
Conjunto da flange da bomba hidráulica utilizada em motor diesel para aplicações pesadas de transporte de cargas e pessoas, composta da flange, um rolamento de esferas de 2 carreiras, um anel-O com 97 mm de diâmetro e 3,1 mm de espessura, 2 anéis de retenção com diâmetros de 30 e 62 mm, e uma engrenagem de 38 dentes com diâmetro interno estriado com 11 dentes. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
077 |
Tucho de acionamento da válvula de admissão de ar ou de escape para caminhão, chassi de ônibus e ônibus, formato rolete, carcaça em liga de aço de alta qualidade (16MnCR5), comprimento máximo de 75 mm, peso máximo de 0,220 kg, rolete em liga de aço inox de alta qualidade (100Cr6), diâmetro máximo de 24,5 mm, espessura máxima de 14 mm, parafuso de fixação em liga de cobre (CuAl10Ni5Fe4), diâmetro externo máximo de 32,5 mm, raio máximo para acoplamento da vareta de 9,85 mm, aplicado em motores de ignição por compressão com cilindrada de até 13.000 cm3. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
078 |
Freio motor de compressão com atuação sobre a válvula de escape dos gases, com sapatas em aço (ISO 100Cr6/JIS SUJ2) ou equivalente e dureza de 55/60 HRC, com válvula solenoide com resistência elétrica máxima de 40 ohms, comprimento de 462,5 mm a 471,6 mm, pesando de 8360 g a 16456 g com tolerâncias de 10 g, para aplicação em motores de combustão interna a diesel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
080 |
Linha de pressão de óleo do motor por centelha, em alumínio, com guarnições em EPDM, dotado de sensor de pressão, nas dimensões 600 mm x diâmetro 13,9 mm, peso 429 gramas, aplicado a veículos automotivos; PN 5A07781. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
081 |
Estrutura para fixação de sistemas elétricos, composto por corpo em poliamida com chicote elétrico de conector 16 pinos embutido e integrado com parafusos e gaxeta possui clipe em formato “U” e caixa com dimensões de comprimento entre 980 mm a 1050 mm e largura entre 250 mm a 320 mm com massa entre 2 e 3 kg aplicada em motores ciclo diesel de veículos comerciais pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
082 |
Tubulação de líquido de arrefecimento com reforço pré-formada (PTFE), composta por mangueira com diâmetro de 12,7 mm x 1,24 mm, conector soldado com dimensão de 18 mm x diâmetro de 12,7 mm e flange com diâmetro de 9,53 mm + diâmetro de 7 mm x 15,5 mm e espessura de 4 mm, aplicada em veículos comerciais pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
084 |
Conjunto do suporte dos balancins de válvula para transmissão do movimento do eixo comando às válvulas de admissão e válvulas de escape do motor, com peso de 2211 g, dureza superficial do balancim de válvulas (HB 210-270) com camada superficial de ferrita máximo 0,2 mícron e microestrutura mínimo 50% de perlita, suporte do mancal forjado em aço SAE 4140 com dureza superficial (HB 230- 300) e parafuso aço classe 10.9. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
085 |
Suporte do ventilador; contendo carcaça, eixo de acionamento, rolamentos, anel retentor e espaçador do cubo; com peso aproximado de 4,16 kg e dimensões aproximadas de 41,5 mm x 96 mm x 106 mm; usado na fabricação de motores a diesel; com função de sustentação para a hélice do ventilador; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
086 |
Amortecedor da cambota, constituído de cubo e anel de inércia em ferro fundido cinzento com revestimento superficial em galvanização branca (Fe/Zn) e anel de borracha (W KE17 - EPDM); com diâmetro externo de 165,0 mm, largura externa de 48,6 mm, diâmetro de encaixe do eixo de 21,0 mm, usado na fabricação de motores a diesel, com função de reduzir as vibrações, ruídos e atritos e transmitir movimento para o sistema das correias principal e auxiliar, com aplicação em veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
087 |
Tubo de conexão, contendo tubulação em plástico (EMPE 55), conexão de sopro e suporte de apoio em plástico (EMPE 80) e espaçador em aço (11SMnPb30); com conexão de sopro e suporte de apoio fixados a tubulação através de solda perimetral contínua de lâmina quente, tubulação com espessura de 2,0 mm, diâmetro externo da entrada e saída da tubulação de 86,5 mm, distância entre centros de 228,2 mm (+- 2,0 mm) na altura, distância entre centros de 85,9 mm (+- 1,5 mm) no comprimento, peso aproximado de 0,46 kg (+- 5%), usado na fabricação de motores a diesel, com função de canalizar o ar filtrado para a entrada do turbocompressor e readmitir vapores de óleo proveniente da parte interna do motor, com aplicação em veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
088 |
Pescador de óleo, contendo cromo em uma base de níquel ou liga de boro com alto teor de cromo; com processo de soldagem a base de níquel, pressão até 5 bar, dotado de 3 suportes de fixação, diâmetro do bush de 29 mm com tolerância de posição de 0,5 mm, peso aproximado de 0,650 kg, usado na fabricação de motores a diesel, com função de canalizar o óleo do reservatório (cárter) até a bomba de óleo, com aplicação em veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
089 |
Tubulação para água do sistema de arrefecimento de motores diesel para aplicação em veículos comerciais pesados e semipesados, feita em liga de alumínio fundido EN AC-Al Si10Mg (Cu) S F, com parede mínima de 3,5 mm, peso máximo de 1000 g, resistente a teste de vazamento com pressão relativa de 0,15 MPa e taxa de vazamento de 4,8 cm3/min. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
090 |
Trocador de calor para o sistema de EGR, composto de uma colmeia com no máximo 76 tubos, área máxima de refrigeração de 18750 cm2, peso máximo de 12100 g, comprimento total máximo de 805 mm, difusores de entrada e saída, conexões de entrada e saída para o refrigerante, para aplicação em veículos comerciais pesados ou semipesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
091 |
Conjunto tampa metálica estampada da correia de sincronização do motor, com insertos metálicos, com dimensões máximas de 550 mm x 300 mm x 60 mm, para proteção da correia do motor contra impurezas externas, aplicado em veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
092 |
Tubulação do sistema de recirculação de gases do escapamento, para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, dimensionada para suportar gases com temperaturas de até 350 graus Celsius, com diâmetro externo de 42,2 mm e corpo em “L” com seções corrugadas e flanges de conexão fabricados em aço inoxidável, com dimensões aproximadas de 500 mm x 220 mm e peso de 1,311 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
093 |
Tubulação do sistema de recirculação de gases do escapamento, para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, dimensionada para suportar gases com temperaturas de até 200 graus Celsius e pressão máxima de até 100 kPa, com diâmetro externo de 42,2 mm e corpo em “U” com cotovelos corrugados e flanges de conexão fabricados em aço inoxidável (AISI 321), com dimensões aproximadas de 500 mm x 150 mm e peso de 1,989 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
094 |
Tampa de proteção da caixa de engrenagens de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, fabricada em poliamida reforçada com fibra de vidro (material PA66 GF35), com dimensões de 422 mm x 198 mm x 109 mm e peso estimado de 1,5 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
095 |
Dispositivo atuador da válvula de escape dos gases, utilizado para potencializar o freio motor de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, dotado de atuador controlado eletronicamente e acionado por solenoide do tipo “Dual Lead” em 24 V e com uma carga de mola requerida de 65 PSI. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
096 |
Carcaça para gerenciamento do fluxo e pressão do óleo lubrificante de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, fabricada em liga de alumínio fundido (AlSi9Cu3(Fe)) e usinada, dimensionada para operar com pressão máxima de 2.600 kPa e temperatura na faixa de - 40 graus Celsius a 130 graus Celsius, dotada de válvulas mecânicas e eletrônicas acionadas via sinais da ECU (unidade de controle eletrônico do motor), sensor de pressão e conectores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
097 |
Corpo rosqueado; contendo aço (38SMn28, 36SMnPb14 ou 38SMnPb28); com dois furos de diâmetro 1,9 mm (+- 0,12 mm) ou quatro furos de diâmetro 1,6 (+- 0,5 mm) para vazão do óleo, tolerância de rugosidade Ra de 3,2 micrometros e comprimento máximo do corpo de 21 mm a 25,2 mm (+-0,5 mm); usado na fabricação de bico injetor de óleo; com função de alojar o conjunto mecânico de acionamento, constituído de esfera, mola e batente e permitir a passagem de óleo para o bico; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
098 |
Haste de acionamento da válvula de admissão ou de escape do cabeçote, dimensões máximas de 350 x 20 x 20 mm, constituída de aço (1.1213 (cf53)), diâmetro do corpo da haste de 11 mm, tolerância de mais ou menos 3 mm, diâmetro de encaixe junto ao balancim de 13 mm, tolerância de mais ou menos 2 mm, constituída de aço (1.1213 (cf53)), tratamento térmico de têmpera por indução, dureza de 59 HRC (escala Rockwell), tolerância de mais ou menos 4 HRC, ponta forjada a quente, aplicada nos motores de ignição por compressão com volume superior a 4 litros dos caminhões, chassis e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
099 |
Porta-anel; contendo aneis de ferro fundido austenítico cinzento (ASTM A436 – Type 1),pinos de aço (St34); com um anel com diâmetro externo de 161,9 x diâmetro interno de120,7 x comprimento de 11,19 mm e um anel com diâmetro externo de 161,9 x diâmetro interno de 126,7 x comprimento de 7,87 mm, pinos de aço com diâmetro externo de 4,75x diâmetro externo de 3 x comprimento 27,5 mm, com acabamento superficial usinado com rugosidade Ra 10 máx. em ambos os componentes; usado na fabricação de conjunto pistão do motor; com função de suportar a temperatura e pressão gerada durante a combustão do motor diesel; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
100 |
Tubo aplicado no sistema de arrefecimento de motores a combustão interna a diesel aplicado a veículos comerciais pesados, em liga de alumínio da classe (Al Si10Mg(Cu)) fundido em molde de areia e usinado com diâmetro nominal interno de entrada de 58mm, peso máximo total de 550 g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
101 |
Tubo de aço de precisão soldado e sem emenda não ligado (E235), de diâmetro nominal de 22 mm e espessura nominal de 1,5 mm, com conectores nas pontas de ferro fundido nodular sem liga (EN-GJS-400-15), resistente a temperaturas ambiente entre -40 e 190 graus Celsius, peso total máximo de 1200 g, aplicados em motores de combustão interna a diesel de veículos comerciais pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
102 |
Tubo de ar de liga de alumínio da classe AISi10Mg(Cu) com peso nominal máximo de 3,6 kg fundido em molde de areia e posteriormente usinado com diâmetro externo nominal máximo de 104 mm na entrada de ar e diâmetro interno nominal máximo de 58 mm na saída de ar, com ou sem parafuso prisioneiro de aço utilizado em motores de combustão interna a diesel de veículos comerciais pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
103 |
Tubo de ar de liga de alumínio da classe AlSi7Mg fundido por gravidade e usinado com diâmetro nominal interno de entrada de 81 mm e diâmetro nominal interno de saída de 98 mm com parafuso prisioneiro de aço e peso máximo total de 1,9 kg que liga o turbocompressor de ar à unidade de arrefecimento (intercooler) do motor de combustão interna a diesel de veículos comerciais pesados. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
104 |
Tubo flexível para ligação do sistema de EGR de motores de combustão interna a diesel para aplicação em veículos comerciais pesados, composto de 2 flanges e 2 tubos, tubos em aço inoxidável (X 15 CrNiSi 20 12), o tubo interno em forma cônica e o externo em forma de fole flexível, peso máximo de 700 g e comprimento máximo entre flanges de 125 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
105 |
Tucho de válvulas contendo aço baixo carbono, soquete do seguidor de carbono em aço de baixa liga (STD 31012), rolo seguidor de câmera em aço de baixa liga (STD 31012), pino rolete seguidores de comando em aço liga (SAE J404 5120), tucho da válvula em aço de baixo carbono (30078), anel de retenção com aço alto carbono (30075) com comprimento de 53,2 mm, diâmetros de 31,258 mm (máximo) e 31,243 mm (mínimo) para fabricação de motores diesel com função de transmitir o movimento do eixo comando para conjunto de haste, balancins e válvulas de admissão e escape com aplicação em veículos comerciais leves, caminhões, ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
106 |
Vareta de válvula contendo tubo de aço (20 GB/ T3639 COLD ou GB/13793), encaixe em aço (10 GB/ T699 ou 15 GB/T699), alojamento esférico em aço (10 GB/ T699) com comprimento de 275 mm (+/- 0,3 mm), diâmetro externo do tubo de 9,53 mm (+/- 0,25 mm), espessura de 1,9 mm para fabricação de motores diesel com função de transmitir o movimento do eixo comando para os balancins e válvulas com aplicação em veículos comerciais leves, caminhões, ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
107 |
Carcaça do volante de inércia; contendo liga de alumínio (EN 1706); com superfície com rugosidade variável de 2,5 a 6,3 micrometros, tolerância para vazamento de 70 mm3/seg, furo central de 148 mm de diâmetro, largura aproximada de 128,6 mm; para fabricação de motores diesel; com função de alojar e proteger o volante de inércia; com aplicação em caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
108 |
Tubo de combustível de baixa pressão; contendo quatro dutos de baixa pressão em poliamida (PA 50.400), conectores, buchas e o"rings; com dutos com diâmetro externo de 8 mm, pressão de trabalho contínua de até 6 bar, suporta fluidos de combustível com temperatura de -40 graus Celsius a 130 graus Celsius, tolerância de ovalidade de +-1 mm, dimensões aproximadas de 911,00 mm; para fabricação de motores diesel; com função de retornar o fluido de combustível do motor para o reservatório; com aplicação em veículos comerciais leves. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
109 |
Válvula de descompressão da câmara de combustão, dimensões máximas de 86 x 16 mm, peso de 0,02 kg, tolerância de mais ou menos 0,01, constituída em aço inoxidável (X 50 CrMnNi Nb N 21 9), endurecido, resistência à tração (Rm) de 950 a 1350 MPa, haste com diâmetro de 6 mm, tolerância de mais ou menos 0,5 mm, ponta superior com chanfro oblíquo com ângulo de 25 graus, aplicada em motores de ignição por compressão com volume superior a 4 litros de caminhões, chassis e ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
110 |
Conexão do tipo engate rápido constituída em aço inox, com menor diâmetro interno funcional compreendido entre 45 mm e 50 mm (+/- 0,4) e comprimento total compreendido entre 35 mm e 40 mm (+/- 0,3), dotada de anel de vedação de borracha vulcanizada, com formato próprio para sistema de admissão de ar nos motores turbo a combustão, de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
111 |
Conexão do tipo engate rápido constituída em aço inox, com menor diâmetro interno funcional compreendido entre 40 mm e 45 mm (+/- 0,4) e comprimento total compreendido entre 35 e 40 mm (+/- 0,3), dotada de anel de vedação de borracha vulcanizada, com formato próprio para sistema de admissão de ar nos motores turbo a combustão, de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
112 |
Suporte hidráulico, em alumínio aw 6082 com 340 Nmm2, e bucha não alveolar e não endurecida, com fização em 3,83 + / - 5 mm no suporte, nas dimensões gerais de 172 mm x 80 mm, peso aproximado de 1154 gramas, aplicado a veículos automotizados; PN 6894181; 8864277. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
113 |
Carcaça utilizada em amortecedores de vibrações torcionais de motores a diesel de veículos comerciais, com função estrutural no conjunto, fabricada em ferro fundido, com diâmetro nominal entre 303 e 350 mm, altura entre 67 e 71 mm, possui peso aproximado entre 7 e 9 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.
(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.
Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 8409.99.99, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Área | Informação |
---|---|
NF-e | uTrib: KG (Quilograma) |
PIS e Cofins | Sujeito ao adicional de 1% (um ponto percentual) a título de Cofins-Importação no período de 01/04/2022 a 31/12/2023 (artigo 8º, § 21 da Lei nº 10.865/2004 e artigo 3º e 5º da Lei nº 14.288/2021). |
PIS e Cofins | Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015). |
Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".
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