Responsável: Ministério da Fazenda
Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 8409.91.90, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.
NCM | Ex | Estrutura da NCM nº 8409.91.90 | IPI (%) |
---|---|---|---|
XVI | MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS | ||
84 | Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes. | ||
8409 | Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos motores das posições 84.07 ou 84.08. | ||
8409.9 | - Outras: | ||
8409.91 | -- Reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos motores de pistão, de ignição por centelha (faísca) | ||
8409.91.90 | Outras | 3,25 | |
8409.91.90 | 01 | Para ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos | 5,00 |
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Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").
Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.
Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".
Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".
Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:
No caso da classificação fiscal (NCM) nº 8409.91.90, temos as seguintes alíquotas de II:
Alíquota TEC | 16,00% |
Alíquota efetiva | 16,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC). |
Ex (*) | Descrição da NCM nº 8409.91.90 | II (%) |
---|---|---|
001 |
Polo móvel bruto, com diâmetro externo de 11,6 mm a 11,8 mm, diâmetro interno de 3,75 mm a 4,90 mm, comprimento total de 22,0 mm a 23,0 mm, com perfil específico na região de batente, fabricado com o material X8CrNiS18-9 ou X6CrMoS17 ou AISI 415, utilizado em injetores de combustível de alta pressão aplicados em motores de combustão interna ciclo Otto. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
002 |
Componente hidráulico compacto de alta precisão, curso de atuação de 15 a 20mm, destinado ao correto tensionamento e amortecimento da correia do sistema acessório de motores de pistão de ignição por centelha. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
003 |
Sede furada (por micro estampagem) para injetores de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
004 |
Suporte de acoplamento magnético de aço de liga de níquel com propriedades magnéticas, soldado a laser no tubo de injeção e com a função de formação do fluxo/campo magnético, promovendo a abertura da agulha do injetor de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
005 |
Braço usinado, a partir de fundido obtido por processo de coquilha, com molde permanente em liga em alumínio com teor de Si de 6,7% a 7,5%, teor de Mg 0,25% a 0,45%, teor de Cu de 0,2% a 0,25%, teor de Mn de 0,1% a 0,35%, teor de Fe de 0,2% a 0,12%, teor de Zn de 0,1% a 0,35%, teor de Ti 0,2% a 0,25%, teor de Na <= 0,10%, teor de Sr 0,004 a 0,045%, outros <= 0,15%, teor de Al restante e com teor de Si de 8,6% a 9,4%, teor de Mg 0,4% a 0,6%, teor de Cu de 1,6% a 2,0%, teor de Mn <= 0,1%, teor de Fe <= 0,2%, teor de Zn <= 0,1%, teor de Ti <= 0,2%, outros <= 0,15% , com tratamento térmico T6, de motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
006 |
Capa cilíndrica de aço inox para vedação da válvula do bico injetor de combustível, com circularidade máxima de 0,0003mm e rugosidade máxima de 0,20mm, aplicado nos bicos injetores de combustíveis de motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
007 |
Capa do êmbolo para atuador hidráulico: componente forjado e usinado a partir de liga em aço com teor de C de 0,98% a 1,10%, teor Cr de 1,3% a 1,6%, teor de Fe 96,5% a 97,32%, teor de Mn de 0,25% a 0,45%, teor de P <= 0,025%, teor Si 0,15% a 0,30% e S <= 0,025 ou liga com teor de C de 0,14% a 0,19%, teor de Cr de 0,8% a 1,1%, teor de Cu <= 0,3%, teor de Mn de 0,25% a 0,45%, teor de Ni <= 0,3%, teor de P <= 0,30%, teor de Si de 0,15% a 0,35% e S <= 0,025, de motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
008 |
Carcaça do pivô hidráulico produzida por processo de extrusão a frio de aço liga 16MnCr5, com teor de Mn de 1% a 1,3%, teor de C de 0,14% a 0,19%, teor de Cr de 0,8% a 1,1%, destinado ao ajuste automático de folga das válvulas de admissão e escape de motores de pistão de ignição por centelha, utilizado em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
009 |
Corpo para atuador hidráulico ou elétrico, conformado a frio, com posteriores processos de usinagem e retifica a partir de liga em aço, com teor de C de 0,08% a 0,13%, teor de Fe 99,18% a 99,62%, teor de Mn de 0,3% a 0,60%, teor de P <= 0,4% e S <= 0,05 ou liga com teor de C de 0,17% a 0,23%, teor de Fe 99,08% a 99,53%, teor de Mn de 0,3% a 0,60%, teor de P <= 0,4% e S <= 0,05, de motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
010 |
Corpo para injetor de combustível, com diâmetro interno maior de 11,3 mm, diâmetro interno menor de 6,57 mm, comprimento nominal de 21,0 mm, espessura nominal 0,95 mm, feito de aço carbono EN 10139 DC04 com teor de C de 0,0,08%, teor de Mn 0,40%, teor de P 0,03%, teor de S 0,03% e teor de Cr 17,03%, fabricado pelo processo de estampagem profunda, utilizado em injetores de combustível de motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
011 |
Embolo para atuador hidráulico: componente conformado a frio, usinado e retificado a partir de liga em aço, com teor de C de 0,08% a 0,13%, teor de Fe 99,18% a 99,62%, teor de Mn de 0,3% a 0,60%, teor de P <= 0,4% e S <= 0,05 ou liga com teor de C de 0,17% a 0,23%, teor de Fe 99,08% a 99,53%, teor de Mn de 0,3% a 0,60%, teor de P <= 0,4% e S <= 0,05%, de motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
012 |
Magneto de alta precisão para atuação de válvula central com emprego no controle de fluxo de óleo em sistema de variação de fase do eixo comando de válvulas em motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
013 |
Válvula proporcional de gerenciamento de fluxo de óleo de alta precisão, destinada ao controle de variador de fase de eixo de comando de válvulas de motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
014 |
Distribuidor de combustível para linha de alta pressão de até 350 bar, sendo 100 bar em 750 rpm e 250 bar em 6000 rpm ou por pulso PWM atingindo 350 bar, para motores gasolina ou bicombustíveis com injeção direta, composto por tubo de aço inox sem costura, processo de solda em cobre, garantia de estanqueidade de 100% com gás hélio e pressão de estouro superior a 830 bar. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
015 |
Componente automotivo em liga de alumínio, fundido e usinado, com tratamento térmico T6, denominado balancim, com uma cavidade para tucho hidráulico com curva à direita ou à esquerda e largura aproximada de 24,1 mm, ou com duas cavidades para tuchos hidráulicos e largura aproximada de 67,2 mm, para montagem como parte do sistema de acionamento de válvulas, de admissão ou escape, de cabeçotes montados em motores automotivos de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
017 |
Sensor eletrônico de emissão de frequência proporcional de velocidade de rotação e da posição do virabrequim, temperatura de operação de -30 até +150 graus Celsius e velocidade máxima de rotação do eixo virabrequim de até 9.000rpm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
018 |
Injetor de combustível de alta pressão de até 350 bar, sendo 100 bar em 750 rpm e 250 bar em 6000 rpm ou por pulso PWM atingindo 350 bar, para sistema de injeção direta de motores gasolina ou bicombustíveis, composto por eletroválvula e tensão entre 12 V e 90 V e corrente de até 12 A. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
019 |
Duto de condução de combustível entre a bomba de alta pressão, sendo 100bar em 750rpm e 250bar em 6000rpm, e a galeria de combustível de alta pressão, composto por tubo de aço inox sem costura. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
020 |
Conjunto de assento e guia para selamento da válvula de injetor de combustível veicular, em aço inoxidável SAE 51420F, com tratamento em cromo duro, dureza HRC 45/52 com características de soldabilidade, circularidade máxima de 0,0003mm e rugosidade de 0,20. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
021 |
Peça polo em aço inoxidável ferrítico, com tratamento em cromo duro com características de soldabilidade. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
022 |
Obturador bruto, com oito canais passantes, com espessura entre 1,52 mm e 1,64 mm, diâmetro máximo entre 5,55 mm e 5,71 mm, constituído de aço inoxidável martensítico sinterizado 440C pelo processo de moldagem de pó metálico por injeção, com teor de C de 0,39%, teor de Si 0,40%, teor de Mn 0,55%, teor de Cr 13,50%, teor de Mo 1,00%, teor de S 0,015% e teor de P 0,040%, utilizado em injetores de combustível aplicados em motores de combustão interna automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
023 |
Duto de alimentação de combustível da linha de baixa pressão de no mínimo 4bar e no máximo 6,2bar, composto de 4 camadas sendo FKM (fluorelatômero), ECO (elastômero epicloridrina), AR (aramida) e AEM (elastômero de etileno - acrilato). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
024 |
Galeria de combustível para motores flex de combustão interna, com ou sem 4 subgalerias, de aquecimento de combustível para partida a frio, composto predominantemente de aço, com tratamento superficial Zinco-Níquel e/ou aço inox. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
025 |
Carcaça metálica carbonitretada, com dureza superficial homogênea HV0.2 entre 410 a 590 na profundidade de 0,05mm e 270 máximo na profundidade de 0,27mm ou 250 máximo na profundidade de 0,25mm, utilizada na fabricação de retentores de haste de válvula de motores de combustão interna de veículos automotores. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
026 |
Estator do Variador de fase de eixo de comando, fabricado por processo de metalurgia do pó (material Sint-D 11), com teor de C de 0,6% a 0,8%, teor de Cu de 1,2% a 1,7% e densidade de 6,9g/cm3, utilizado em motores de combustão interna para aplicação automotiva. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
027 |
Espaçador moldado para galeria de água do bloco de motor, com peso igual ou inferior a 120 gramas, composto por material de resina nylon Zytel com distorção dimensional de 0,6 mm ou menos no diâmetro interno na faixa de temperaturas de operação de – 40 graus Celsius a + 110 graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
028 |
Galeria de combustível em aço inoxidável para sistemas de aquecimento de combustível com aquecedores axiais utilizados para partida a frio de motores de combustão interna movidos a etanol. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
029 |
Obturador em material fotoinciso para injetores de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
030 |
Sede bruta para injetor de combustível em material x15tn. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
031 |
Tubo de aço inox estampado aplicado a injetores de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
032 |
Balancim de liga de alumínio, para acionamento variável de abertura e/ou fechamento das válvulas de admissão e/ou escape para aplicação em motores de pistão de ignição por centelha com sistema de sincronização e abertura variável de válvulas (Variable Valve Timing & Lift Electronic Control System - VTEC), de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
033 |
Flap plástico sobreinjetado para sistema de admissão variável de fluxo ar, aplicado em motores de combustão interna, com alma de termoplástico injetado ppa com 35% de fibra de vidro e elemento de vedação sobreinjetado de elastômero fluoretado. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
034 |
Corpo do injetor de combustível, com diâmetro máximo entre 9,8 mm e 10,0 mm, comprimento nominal de 46,2 mm, espessura final mínima de 0,2mm, com massa entre 3,3 g e 3,7 g, feito com o material X6Cr17 UNI-EN 10088-2/ AISI 430 com teor de C de 0,034%, teor de Mn 0,30%, teor de Si 0,33%, teor de P 0,027%, teor de S 0,003% e teor de Cr 17,03%, com dureza entre 74 e 75 HRB, e fabricado pelo processo de estampagem profunda, utilizado em injetores de combustível de motores de combustão interna, para aplicação automotiva. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
035 |
Flap plástico sobreinjetado, curvado, cor preta, com comprimento máximo entre 78,8 mm e 80,0 mm e largura máxima entre 46,5 mm e 46,9 mm, com corpo interno plástico de PPA com 35% de fibra de vidro e borracha sobreinjetada de elastômero fluoretado FKM, com temperatura de trabalho entre -40 graus Celsius e 140 graus Celsius, utilizado em coletores de admissão com sistema de variação do fluxo ar, aplicado em motores de combustão interna tipo Otto. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
036 |
Distribuidor de combustível para linha de alta pressão de até 250 bar ou 350 bar, sendo 100 bar em 750 rpm e 250 bar em 6.000 rpm ou por pulso PWM atingindo 350 bar, composto por tubo de aço inox sem costura, processo de solda em cobre, injetor de combustível de alta pressão de até 250 bar ou 350 bar, sendo 100 bar em 750 rpm e 250 bar em 6.000 rpm ou por pulso PWM atingindo 350 bar, para sistema de injeção direta de motores bicombustíveis, composto por eletroválvula para uma tensão entre 12 V e 90 V e corrente de até 12 A, montado no cabeçote de motor a gasolina e/ou bicombustíveis, até 1,5 Litros, com até 1.496 cm3 de cilindradas, com teste de estanqueidade garantido por teste de gás hélio em 100% das peças. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
037 |
Distribuidor de combustível para linha de alta pressão de até 40 MPa, para motores bicombustíveis com injeção direta, com garantia de estanqueidade com gás hélio de até 1.0 MPa e pressão de estouro de até 41 MPa com pressão de óleo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
038 |
Eixo do balancim em aço STKM13C, sem costura, processo de montagem de tubo interno através de Interferência de 0,009mm no diâmetro, com 4 furos perpendiculares descentralizados ao longo do eixo, contendo plugues laterais de vedação do lado direito e esquerdo e junta do balancim de material NA6G, para acionamento variável de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape para aplicação em motores de pistão de ignição por centelha com sistema de sincronização e abertura variável de válvulas (Variable Valve Timing & Lift Electronic Control System - VTEC) de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
039 |
Conjunto tubo do sistema de arrefecimento do inversor de tensões de veículos híbridos, resistente a fluido de transmissão automática, aplicável em sistema de arrefecimento de veículos híbridos, com pressão máxima de 630 kPa e temperatura máxima de 140 graus Celsius, composto por tubo de aço soldado com revestimento anti-estático e anticorrosivo, conector hexagonal e tubo flexível multicamadas, composto por borracha acrílica e reforço têxtil. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
040 |
Dispositivo de aquecimento Diesel para uso em combustível aplicado em veículos com motores ciclo Otto, composto por uma resistência elétrica de perfil espiral envolvida com pó óxido de magnésio, por tubo metálico e carcaça que serve de base para a conexão elétrica e fixação, possui efeito fusível, potência máxima de 500W, tensão nominal de trabalho de 12V, permite variação da tensão de 6 a 16V e temperatura ambiente de trabalho entre -40 graus Celsius e 140 graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
041 |
Dispositivo de aquecimento Diesel para uso em combustível aplicado em veículos com motores ciclo Otto, composto por uma resistência elétrica de perfil espiral envolvida com pó óxido de magnésio, por tubo metálico e carcaça que serve de base para a conexão elétrica e fixação, com característica PTC que protege o sistema contra sobreaquecimento, potência máxima de 460W, tensão nominal de trabalho de 12V, permite variação de tensão de 6 V a 16V e temperatura ambiente de trabalho entre -40 graus Celsius e 140 graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
042 |
Tubo de aço inox austenítico UNS 30500, estampado por processo de estampagem profunda aplicado a injetores de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
043 |
Polo móvel bruto, com diâmetro externo de 5,98 mm, diâmetro interno de 3,40mm, comprimento total 7,58 mm, com perfil especifico na região de batente contemplando raio de 0,20 mm a 0,30 mm e ângulo de 15 graus para ancoragem do revestimento de cromo, feito de aço inoxidável ferrítico com propriedades magnéticas, com teor de C de 0,06%, teor de Mn 1,25%, teor de Si 1,00%, teor de Cr 16,75%, teor de S 0,25%, teor de P 0,04%, teor de Ni 0,50% e teor de Mo 0,40% utilizado em injetores para motores de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
044 |
Tubo de calibração, com diâmetro externo maior de 3,58 mm e diâmetro externo menor de 3,35 mm, perfil cônico calibrado para força de inserção entre 40 N e 250 N, comprimento total 8,00 mm e espessura média de 0,20 mm, com furo calibrado de 1,7 mm, fabricado em processo de micro-estampagem, feito de aço inoxidável austenítico, com teor de C de 0,03%, teor de Si 0,75%, teor de Mn 2,00%, teor de P 0,04%, teor de S 0,03%, teor de Cr 19,00% e teor de Ni 12,00%, utilizado em injetores para motores de combustão interna com aplicação automotiva. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
045 |
Placa metálica, do tipo chapa metálica, ranhurada e conformada material SAPH440/KSD3519 seguindo a norma NES M0301 (2008-N) conformada utilizada no sistema de detecção de ponto morto do motor, com tratamento superficial do tipo Tufftride, para uso em motor 1.6 de veículo automóvel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
046 |
Duto de alimentação de combustível da linha de baixa pressão de no mínimo 4 bar e no máximo 6,2 bar, composto de 5 camadas sendo F-TPV (Elastómero termoplástico), FKM (fluorelatômero), ECO (elastômero epicloridrina), AR (aramida) e AEM (Elastômero de acrilato de etileno) ou FKM (fluorelatômero). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
047 |
Tubo de calibração, com diâmetro externo maior de 3,58 mm e diâmetro externo menor de 3,35 mm, perfil cônico calibrado para força de inserção entre 40 N e 250 N, comprimento total de 8,0 mm e espessura média de 0,20 mm, com furo calibrado de 1,7 mm, fabricado em processo de micro-estampagem, feito de aço inoxidável austenítico, com teor de C de 0,03%, teor de Si 0,75%, teor de Mn 2,00%, teor de P 0,04%, teor de S 0,03%, teor de Cr 19,00% e teor de Ni 12,00%, utilizado em injetores de combustível de motores de combustão interna automotivos do tipo Otto. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
048 |
Polo móvel bruto, com diâmetro externo de 5,98 mm, diâmetro interno de 3,40 mm, comprimento total 7,58 mm, com perfil específico na região de batente contemplando raio de 0,20 mm a 0,30 mm e ângulo de 15graus para ancoragem do revestimento de cromo, feito de aço inoxidável ferrítico com propriedades magnéticas, com teor de C de 0,06%, teor de Mn 1,25%, teor de Si 1,00%, teor de Cr 16,75%, teor de S 0,25%, teor de P 0,04%, teor de Ni 0,50% e teor de Mo 0,40%, utilizado em injetores de combustível de motores de combustão interna do tipo Otto. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
049 |
Obturador bruto, com oito canais passantes, com espessura entre 1,52 mm e 1,64 mm, diâmetro máximo entre 5,55 mm e 5,71 mm, feito de aço inoxidável martensítico sinterizado 440C pelo processo de moldagem de pó metálico por injeção, com teor de C de 0,39%, teor de Si 0,40%, teor de Mn 0,55%, teor de Cr 13,50%, teor de Mo 1,00%, teor de S 0,015% e teor de P 0,040%, utilizado em injetores de combustível aplicados em motores de combustão interna automotivos do tipo Otto. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
050 |
Módulo multiair, sistema de atuação variável das válvulas de admissão dos motores a combustão interna, que inclui um circuito de óleo submetido a pressão (acionamento por pistões), hidraulicamente conectado aos atuadores das válvulas de admissão (cada pistão atua duas válvulas de admissão do mesmo cilindro), contendo uma linha de alimentação de óleo, que alimenta todo o módulo multiair. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
051 |
Sistema de injeção de combustível em alta pressão volumétrico, onde a pressão do sistema é diretamente relacionada a quantidade de combustível armazenada de forma a garantir a funcionalidade apropriada, pressão e tempo de injeção desejado pelo controle motor, assim como absorver as oscilações de pressão de combustível proveniente da bomba de combustível em alta pressão, controlado pelo sensor de pressão de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
053 |
Corpo interno do injetor de combustível, com diâmetro interno maior de 11,3mm, diâmetro interno menor de 6,57mm, comprimento de 21,0mm, espessura de 0,95mm, feito de aço carbono EN 10139 DC04 com teor de C de 0,0,08%, teor de Mn 0,40%, teor de P 0,03%, teor de S 0,03% e teor de Cr 17,03%, fabricado pelo processo de estampagem profunda, utilizado em injetores de combustível de motores de combustão interna do tipo Otto. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
054 |
Corpo do injetor de combustível, produzido por processo de usinagem em liga de aço inoxidável série 400 com propriedades magnéticas controladas, composto de carbono (máx. 0,06%), silício (máx. 1,00%), fósforo (máx. 0,06%), enxofre (0,15% - 0,30%), cromo (16% - 18%) e níquel (máx. 0,50%), com duas janelas laterais obtidas por estampagem de corte, diâmetro interno menor de 5,98 mm obtido por conformação por esfera e diâmetro interno maior de 13,15 mm, comprimento total de 27,55 mm e espessura total de 1,08 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
055 |
Disco estampado em aço carbono temperado podendo ser SAE 1008 a SAE 1020, com peso entre 9,9g e 10,1g, diâmetro de 11,163mm a 11,214mm e espessura de 1,52mm a 1,65mm, com um furo central com diâmetro de 0,5mm (+/- 0,025mm), possui 3 ranhuras simétricas em ambos lados com formato retangular distribuídas em 120 Graus, dureza de R15N 89 a R15N 93, a peça é utilizada para montagem de balancins que serão utilizados no sistema de acionamento de válvulas de motores automotivos de carros de passeio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
056 |
Sensor eletrônico de leitura de frequência proporcional de velocidade de rotação de posição do eixo comando de válvulas, de utilização nos eixos comandos de admissão e de escape, com temperatura de operação de -30 até +150 graus Celsius, constituído de plástico injetado com eletrônica embarcada (circuito elétrico) sendo de aplicação em motor de ignição por centelha. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
057 |
Sensor eletrônico de leitura de rotação do eixo arvore de manivelas com temperatura de operação de -40 até +150 graus Celsius, constituído em plástico injetado, contendo circuito elétrico com função de medir a rotação do eixo arvore de manivelas de motor com ignição por centelha. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
058 |
Polo fixo, com diâmetro externo entre 8,00mm e 10,0mm, diâmetro interno de 4,00mm a 4,32mm, comprimento total entre 14,0mm e 14,7 mm, com perfil específico na região de batente, fabricado em material AISI 430F ou Vacoflux9Cr, utilizado em injetores de combustível de motores de combustão interna do tipo Otto com injeção direta de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
059 |
Sensor eletrônico de emissão de frequência proporcional de velocidade de rotação e da posição do virabrequim, temperatura de operação de -40 Graus Celsius até +150 Graus Celsius e velocidade máxima de rotação do eixo virabrequim de até 8.000 rpm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
060 |
Tubo de calibração, com diâmetro externo maior de 4,15 mm e diâmetro externo menor de 3,85 mm, perfil cônico calibrado para força de inserção entre 40 N e 250 N, comprimento total de 7,0 mm e espessura média de 0,6 mm, fabricado pelo processo de microestampagem em material UNI EN 1008B-2 X5CrNi18-10, utilizado em injetores de combustível de motores de combustão interna automotivos do tipo Otto com injeção direta de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
061 |
Sede de vedação de válvula de injetor de combustível, com peso de aproximadamente 0,66 g, utilizada para garantia da estanqueidade dos sistemas de injeção direta GDI em motores a combustão interna para veículos automotivos; confeccionada com tolerâncias dimensionais específicas obtidas por meio de processo de metalurgia do pó por atomização, e moldagem por injeção de metal (MIM) sobre um corpo cilíndrico metálico, com dimensões aproximadas de 5,9 mm de diâmetro; 5,4 mm de altura e perfil interno retificado. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
062 |
Placa flexível que conecta a saída do motor pelo virabrequim à entrada do conversor de torque pelo eixo primário da transmissão automática do veículo, fabricado em aço carbono com tratamento térmico para anel dentado com diâmetro de 291 mm x 26 mm espessura e massa de 3,92 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
063 |
Tampa da corrente de sincronização fundida pelo processo de HPDC, em liga ADT 4 [(Cu 2,0 - 4,0%), (Si 9,6 - 12,0 %), (Mg 0,3% máx.), (Zn 3,0% máx), (Fe 1,3% máx.), (Mn 0,5% máx.), (Ni 0,5% máx.), (Sn 0,3% máx.)], montada em conjunto com a bomba de água elétrica, para motor de ciclo Atkinson flex de 4 cilindros com 1.797cc de cilindrada. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
064 |
Carcaça de alojamento do eixo de manivelas para motor de 4 cilindros ciclo Atkinson flex com 1.797cc de cilindrada, fundida pelo processo de HPDC em liga ADT 4 [(Cu 2,0 - 4,0%), (Si 9,6 - 12,0 %), (Mg 0,3% máx.), (Zn 3,0% máx.), (Fe 1,3% máx.), (Mn 0,5% máx.), (Ni 0,5% máx.), (Sn 0,3% máx.). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
065 |
Distribuidor de combustível para linha de baixa pressão de motor 2.0 com injeção combinada direta e indireta (Motor D-4S), com garantia de estanqueidade com ar pressurizado de até 850 kPa e tratamento superficial em Níquel-Fósforo e Zinco-Níquel. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
066 |
Carcaça de alojamento dos eixos de comando de válvulas para motor de 4 cilindros ciclo Atkinson flex com 1.797cc de cilindrada, fundida pelo processo de HPDC, em liga ADT 4 [(Cu 2,0 - 4,0%), (Si 9,6 - 12,0 %), (Mg 0,3% máx.), (Zn 3,0% máx.), (Fe 1,3% máx.), (Mn 0,5% máx.), (Ni 0,5% máx.), (Sn 0,3% máx.)], capaz de garantir a selagem das galerias de passagem de óleo a uma pressão de 294 kPa com fluxo de 10cc por minuto. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
067 |
Injetor de combustível de alta pressão para injeção direta na câmara de combustão em motores bicombustíveis de ciclo Atkinson, com fluxo dinâmico de até 11,36mm3 por curso e pressão máxima de 27,7 MPa, com aplicação de camada de DLC na porção do assento da agulha (DLC - Diamond Like Carbon), para o sistema de alta pressão do motor 2.0 com injeção combinada direta e indireta (Motor D-4S). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
068 |
Conjunto da tampa frontal e bomba de óleo; tampa constituída de alumínio injetado (EN1706 / AC4600 AlSi9Cu3Fe), fixado na região frontal do motor responsável pela proteção e vedação da corrente de distribuição; bomba de óleo do tipo de palhetas com vazão maior que 12 litros por minuto em 1000 rotações por minuto, com 2 bar de contrapressão, utiliza um óleo com uma viscosidade de 9 a 11 cST a 40 Graus Celsius e dois níveis de pressão, 3.8bar e 1.5bar regulada pela eletroválvula; dimensões aproximadas de 417mm de altura, 256mm de largura e 75mm de espessura, e peso aproximado de 4,191kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
069 |
Obturador com sete canais passantes, com espessura de 0,8mm, diâmetro máximo entre 8,95mm e 9,05mm, fabricado em aço EN 10088 laminado e dureza HV10 entre 540 e 640, utilizado em injetores de combustível aplicados em motores de combustão interna automotivos ciclo Otto com injeção direta de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
070 |
Esfera da válvula injetora, com diâmetro de 2,5mm, fabricada em aço inoxidável AISI 440C e tratada termicamente para aumento de dureza, utilizada em injetores de combustível de alta pressão aplicados a motores de combustão interna automotivos do tipo Otto com injeção direta de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
071 |
Corpo do injetor de combustível de alta pressão, produzido por processo de usinagem em liga de aço inoxidável série 400 com propriedades magnéticas controladas, contendo três sulcos e diâmetros internos de 4mm, 9,8mm e 12,8mm, com comprimento total de 68mm e espessura total de 1,9mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
072 |
Bucha adaptadora, com diâmetro externo entre 6mm e 10mm e diâmetro interno de 4,6mm, fabricado em aço inoxidável AISI 430F ou AISI Vacoflux9Cr com recozimento magnético, utilizado em injetores de combustível de alta pressão aplicados em motores de combustão interna automotivos do tipo Otto. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
073 |
Corpo da bobina utilizado em injetores de combustível com pressão de trabalho entre 200bar e 350bar, com diâmetro total de 20,16 +/- 0,025mm, temperatura de trabalho de -40 Graus Celsius a +130Graus Celsius, composto de três elementos, com corpo estampado em material AISI 304L laminado a frio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
074 |
Clip estampado em aço carbono temperado SAE J403, com peso de 0,98g, com comprimento de 16mm (+/- 0,25mm), largura de 12,75mm, altura de 4,5mm (-0,2mm), e com orifícios na parte inferior na forma de um retângulo e um orifício na parte superior com formato de losango, possui faixa de dureza entre de HRC 48 e HRC 52, a peça é utilizada para montagem de balancins que serão utilizados no sistema de acionamento de válvulas de motores automotivos de carros de passeio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
075 |
Apoio de válvula em aço carbono temperado podendo ser SAE 1020, SAE 1020 ou 1117, com peso entre 1g e 1,1g, dureza R15N 89 a R15N 93, circular de diâmetro 9,1821mm +/- 0,0635mm, altura de 3,87mm +/- 0,0635mm, com uma face lisa em um diâmetro de 6,388mm e face oposta com uma cavidade côncava de um diâmetro de 4,76mm, a peça é utilizada para montagem de balancins que serão utilizados no sistema de acionamento de válvulas de motores automotivos de carros de passeio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
076 |
Isolador de calor para motor de combustão interna ciclo Atkinson e volume de 1.798cc, para veículos automotores híbridos, em alumínio, com peso máximo de 0,249kg, com 6 furos de fixação, com durabilidade operacional e resistente a trincas em teste de vibração com no mínimo 10 milhões de ciclos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
077 |
Carcaça em alumínio, dimensionada para suportar pressões no sistema de até 200 bar, temperaturas de trabalho do óleo entre -40 graus Celsius e 170 graus Celsius, com usinagem em 5 eixos de alta precisão e excelente acabamento superficial que garante 100% de isolamento com o ambiente externo, possui classe de limpeza extremamente restrita por não permitir impurezas no sistema, utilizada exclusivamente em sistema de controle eletro-hidráulico totalmente variável de válvulas de admissão de ar nos cilindros de motores a combustão interna em veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
078 |
Conjunto injetor de combustível de alta pressão nominal de 20 Mpa a 30 Mpa com massa de 0,075 kg a 0,078 kg, comprimento de 87 mm a 89,1 mm, anéis de vedação com matéria prima em PTFE e FKM, eletroválvula de acionamento e conector elétrico com 2 terminais, para sistema de injeção direta de motores gasolina ou bicombustíveis de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
079 |
Reservatório para armazenamento de vapores de combustível e reutilização do tipo cânister, constituído de carvão ativado, entre eles o tipo MPAC, com volume de 1,8 até 2,5 litros, temperatura de trabalho de -40 Graus Celsius a +100 Graus Celsius, com largura de 297,5 mm a 318,8 mm, altura de 118 mm a 131 mm, comprimento de 387,5 mm a 411,7 mm e peso de até 2,5 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
080 |
Unidade de bombeamento em aço temperado, com componentes fabricados com usinagem precisa e processo de agrupamento com dispersão menor do que 2 mícrons, dimensionada para fornecer pressão para o trabalho do sistema, com valores de até 200 bar, acionado pelo eixo com rotação de até 8000 rpm por meio de um rolete capaz de suportar uma carga máxima de 4000 N a temperaturas de trabalho do óleo entre -40 graus Celsius e 170 graus Celsius, e curso de operação de máximo 9,5 mm, sem que haja perda de contato entre rolete e came sendo utilizada exclusivamente em um sistema de controle eletro-hidráulico totalmente variável de válvulas de admissão de ar nos cilindros de motores a combustão interna em veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
081 |
Corpo de borboletas acionado por motor de passo com função de controlar a entrada de ar para o motor, composto por alojamento de liga metálica, tampa plástica de material, plug elétrico com conectores dourados de liga de cobre, possui abraçadeiras de suporte de aço inox, prato do acelerador em alumínio, eixo do acelerador em aço inox, parafuso galvanizado, tampa de fechamento de aço inox, tampa plástica, parafuso tork revestido em zinco, com dimensões de (122 mm de largura e altura de 71,85 mm) e peso aproximado de (0,928 kg) localizado na parte superior do motor de combustão interna. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
082 |
Corpo da bobina da válvula solenoide do injetor de combustível para motores de combustão interna de veículos automotores, constituído em aço inoxidável ferrítico (439 ASTM A240) com 18 % de cromo (Cr), fabricado por processo de estampagem profunda, com comprimento nominal de 21,25 mm, diâmetro interno máximo nominal de 13,80 mm, espessura de parede de 0,41 mm e peso de 3,4 g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
083 |
Tampa do corpo da bobina da válvula solenoide do injetor de combustível para motores de combustão interna de veículos automotores, constituída de aço inoxidável ferrítico (430LI ASTM A751), fabricada por processo de estampagem profunda, com comprimento nominal de 7,30 mm, diâmetro interno máximo nominal de 13,80 mm, espessura de parede de 0,60 mm e peso de 1,15 g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
084 |
Balancim estampado em liga de aço temperado, com peso entre 20 g e 26 g , com formato de “U”, com duas paredes paralelas que contém furos concêntricos medindo 7,648 mm + - 0,057 mm, ambas perpendiculares a uma superfície de comprimento de 39,3 mm + - 0,5 mm que tem de um lado uma cavidade esférica e na outra extremidade uma superfície retangular, entre elas existe um abertura retangular de 20,5 mm + - 0,5 mm X 8,5 mm, a peça é utilizada para o sistema de acionamento de válvulas de motores a combustão interna por centelha de veículos de passeio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
085 |
Carcaça metálica semiacabada, composta com material em aço liga (16MnCr5) com dureza superficial entre 650 HV e 950 HV, com peso variando de 16 g até 35 g, produzida por processo de conformação a frio, utilizada no mecanismo de controle de válvulas em produto automotivo. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
086 |
Tucho com rolamento, fabricado em aço, usinado e tratado termicamente, de diâmetro externo de 26 mm e diâmetro de rolamento de 16 mm; responsável pelo acionamento da bomba de combustível de alta pressão a partir do movimento do eixo de comando de válvulas do motor de ignição por centelha de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
087 |
Galeria de combustível do sistema de injeção direta de motores bicombustíveis, fabricada com brasagem de cobre e controle de contaminação com partículas máximas de massa de 1 mg e tamanho máximo de 0,2 mm, submetidas à pressão de 25 MPa de hélio, fabricado sem costura, e possuindo massa de 0,520 kg a 0,570 kg, para fixação direta no motor de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
088 |
Roda dentada do eixo comando de motor de combustão interna, dotada de variador de fase integrado e comandado através de fluxo de óleo em alta pressão, com variação angular entre 40 e 90 Graus, polia com ou sem geometria trioval. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
089 |
Duto de alimentação de combustível da linha de baixa pressão de no mínimo 4bar e no máximo 6,2bar, composto de 4 camadas sendo FKM (fluorelatômero), ECO (elastômero epicloridrina), AR (aramida) e ACM (elastômero de acrilato), com peso entre 50 e 200g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
090 |
Duto de alimentação de combustível da linha de baixa pressão de no mínimo 4bar e no máximo 6,2bar, composto de 4 camadas sendo F-TPV (Elastómero termoplástico), ECO (elastômero epicloridrina), AR (aramida) e ACM (elastômero de acrilato), com peso entre 50 e 200 g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
091 |
Sensor eletrônico de emissão de frequência proporcional de velocidade de rotação e da posição do virabrequim do motor de pistão de ignição por centelha, com temperatura de operação de -40 Graus Celsius até +155 Graus Celsius e velocidade máxima de rotação do eixo do virabrequim de até 9.000rpm, aplicado em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
092 |
Tubo de entrada de óleo no turbo compressor, fabricado em aço com proteções em borracha e detalhes internos em plástico; responsável por levar óleo até o turbo compressor para garantir a lubrificação dos mancais; dimensões aproximadas de 265,34mm x 83,86mm (altura x largura), com seções de 12 e 8 mm de diâmetro e peso aproximado de 0,2kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
093 |
Tubo de retorno de óleo do turbo compressor, fabricado em aço com proteções em borracha e detalhes internos em plástico; responsável pelo expurgo do excesso de óleo do turbo compressor evitando acúmulo de óleo com resíduos de desgaste; dimensões aproximadas de 182,19mm x 52,41mm (altura x largura), com seções de 19 e 15mm de diâmetro e peso aproximado de 0,22 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
094 |
Tubo em aço inox com resistência a altas temperaturas, produzido por processo de solda TIG com substrato de solda especial resistente a altas temperaturas, capaz de resistir a teste de durabilidade por vibração de 1.000.000 de ciclos com temperatura a 600 Graus Celsius sem trincas ou anomalias na região da solda, aplicado no sistema de recirculação de gases de exaustão do motor de ignição por centelha em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
095 |
Assento da válvula de admissão no cabeçote dos cilindros do motor de ignição por centelha, fabricada em aço sinterizado com liga bimetálica de alta resistência a temperatura e corrosão, com processo de fabricação de dupla prensagem e dupla sinterização (2P2S), com diâmetro externo de 23,5 mm até 32,6 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
096 |
Injetor de combustível responsável por pulverizar finamente o combustível na câmara de combustão do motor, composto por corpo da válvula, fabricado em aço inox e com diâmetro de 7,18 mm, anel inferior fabricado em material termoplástico de cor verde e com seção de 3,1 mm, clip de identificação em material plástico com sobre moldagem plástica, terminais elétricos em bronze, tubo de entrada em aço inox, filtro em aço inox e plástico, anel superior em termoplástico com seção de 3,51 mm na cor preta, localizado na rampa de injeção e com massa do conjunto de 25 g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
097 |
Travas de válvula em pares (bipartidas) conformadas a frio, com inserção externa por cunha cônica, interior composto por três “grooves” com raios de 0,52 mm e tolerância de 30 mícron, rugosidade máxima de 25 Rz, ausência total de rebarbas e ângulo de cunha de 7 Graus 7 minutos e 30 segundos e restrito à tolerância de mais ou menos 0 Graus e 10 minutos, resultando em massa total unitária de 0,3 g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
098 |
Sensor de detonação de vibrações mecânicas do motor, dotado de capacitância de 1100 pico Faraday, resistência elétrica de 4,9 mega ohms, sensibilidade de 30 milivolts, torque de instalação de 20 Nm e temperatura de operação entre -40 Graus Celsius até 150 Graus Celsius. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
099 |
Eixo em aço carbono temperado ASTM A295, com peso entre 4,5 g e 5,5 g, de diâmetro 7,5705 mm (+/- 0,0025 mm) e comprimento 14,35 mm (+/- 0,05 mm), possui nas extremidades faixa de dureza de R15N 72,8 a R15N 77,2 e na parte média com dureza de 59 RC a 64 RC, utilizado na montagem de balancins que serão utilizados no sistema de acionamento de válvulas de motores automotivos de carros de passeio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
100 |
Eixo em aço carbono temperado ASTM A295, com peso entre 10 g e 11 g, de diâmetro 8,3915 mm (+/- 0,0025 mm) e comprimento 24,87 mm (+/- 0,05 mm), possui nas extremidades faixa de dureza entre RC 26 e RC 34 e na parte média com dureza entre RC 59 RC e RC 65, utilizado na montagem de balancins que serão utilizados no sistema de acionamento de válvulas de motores automotivos de veículos de passeio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
101 |
Eixo em aço carbono temperado ASTM A295, com peso entre 5,8 g e 6,2 g, de diâmetro 7,5705 mm (+/- 0,0025 mm) e comprimento 17,35 mm (+/- 0,05 mm), possui nas extremidades faixa de dureza entre de R15N 72,8 até R15N 77,2 e na parte média com dureza entre 59 RC até 64 RC, utilizado na montagem de balancins que serão utilizados no sistema de acionamento de válvulas de motores automotivos de veículos de passeio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
102 |
Clip estampado em aço carbono temperado SAE 1095, peso de 0,9 g , de dureza entre R15N 58 e R15N 87, com formato de “U”, espessura de 0,25 mm (+/- 0,025 mm), ) sob uma base retangular de largura 8,14 mm (+/- 0,12 mm) e comprimento 14,9 mm (+/- 0,12 mm) e as duas paredes com altura de 18,79 mm (+/- 0,12 mm) que possuem furos concêntricos de diâmetro 8,1915mm (+/- 0,06 mm), utilizada na montagem de balancins utilizados no sistema de acionamento de válvulas de motores automotivos de carros de passeio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
103 |
Arruela estampada em aço carbono temperado SAE 1095, com peso de 0,22 g, de diâmetro externo 15,065 mm +/- 0,075 mm, diâmetro interno 9,025 mm (+/- 0,045 mm) de espessura 0,025 mm (+/- 0,025 mm) e uma planicidade máxima de 0,076 mm, utilizada na montagem de balancins que serão utilizados no sistema de acionamento de válvulas de motores automotivos de carros de passeio. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
104 |
Suporte de fixação do sistema de combustível no motor de ignição por centelha, constituído de chapa metálica e plástico do tipo uretano RS-103 capaz de resistir ao ensaio de imersão em óleo por 500 horas a 150 graus Celsius apresenta resistência à tração mínima de 102 kPa, com temperatura de operação entre -35 graus Celsius a 150 graus Celsius, massa entre 0,500 Kg a 0,550 Kg, utilizado em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
105 |
Vedação da haste da válvula do motor bicombustível de injeção direta, constituída por aço, borracha e mola com diâmetro externo de 12,8 mm +/- 0.3, temperatura de operação entre - 40 graus Celsius a 150 graus Celsius e massa de 0,002 kg utilizada em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
106 |
Duto de alimentação de combustível da linha de baixa pressão, de, no mínimo, 4 bar e, no máximo, 6,8 bar, composto de 4 camadas em FKM (fluorelatômero), ECO (elastômero epicloridrina), AR (aramida) e AEM (elastômero de etileno - acrilato) ou 4 camadas em F-TPV (elastômero termoplástico), ECO (elastômero epicloridrina), AR (aramida), ECO (elastômero epicloridrina), com peso entre 50 g e 200 g. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
107 |
Tampa frontal da distribuição do motor; fabricada em liga de alumínio pelo processo de fundição HPDC para posterior usinagem; com dimensões de 488 x 306 x 86 mm e massa aproximada de 2,3 kg; aplicada em motor 4 cilindros de ignição por centelha. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
108 |
Conjunto de válvula de checagem especial, composto por esfera de aço (SAE-52100), retentor em chapa estampada (SAE 1010), assento de mola estampado em aço (SAE 1010), mola em aço e vedação em polímero (PA6.6), agregados em regime de blindagem, com diâmetro entre 5 mm e 14 mm e comprimento entre 5 mm a 20 mm, garante a vedação hidráulica e controle do fluxo de óleo, aplicado no conjunto tensionador de correntes do sistema de transmissão e sincronização entre comandos de válvulas e virabrequim utilizado nos motores de combustão interna dos veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
109 |
Duto do sistema de ventilação positiva do cárter, fabricado com uma seção em borracha multicamadas, sendo a camada externa fabricada em borracha de cloropreno e a camada interna fabricada em borracha NBR, ambas com dureza de 65 a 75 Hs e resistência à tração de 10 MPa, unido a uma seção de tubo rígido fabricado com material TSW-N, segundo norma JASO M 101-94, com suporte de fixação em aço com solda por brasagem por forno. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
110 |
Suporte do coletor de admissão de motores de veículos, fabricado em aço estampado laminado a frio, espessura de 1,6 mm, com acabamento superficial (FPO-5M), dimensões aproximadas de 32 x 28 x 31 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
111 |
Tucho mecânico de acionamento de válvulas de motores ciclo Otto, fabricado em liga 16MnCr5 com tratamento de carbonitretação e têmpera, superfície acabada com uma camada mínima de 2,5 micrômetros de Triondur CX+, superfície superior com rugosidade de Ra 0,04 micrômetro e dureza mínima de 1.500 HV, diâmetro externo de 28 mm com tolerância de circularidade de 0,01 mm, paredes laterais com dureza mínima de 500 HV1. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
112 |
Duto para transporte de fluído de arrefecimento para motores de veículos automóveis, fabricado em aço baixo carbono, segundo norma STKM11A, e superfície galvanizada, diâmetro de 19 mm e espessura de 1,2 mm, com extremidade possuindo uma seção de 30 mm com rugosidade RT 12,5 micrômetros, dobrado em formato próprio para encaixe no motor, contém 1 bocal de entrada de fluído e 2 bocais de saída, sendo um de 11 mm e outro de 19 mm, montado com anel o-ring de EPDM e suporte de fixação. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
113 |
Protetor de calor para coletor de exaustão de motores de veículos automóveis, fabricado com duas chapas de aço laminado a frio, sendo uma de 0,4 mm e outra de 0,6 mm de espessura, ambas revestidas com uma camada de alumínio de 60 g/m2 em cada face, com presilha de fixação no motor. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
114 |
Tampa frontal da distribuição do motor fabricada em liga de alumínio pelo processo de fundição HPDC para posterior usinagem com dimensões principais de 450 x 310 x 100 mm e massa de 2,05 kg +/- 0,1 kg; aplicada em motor 3 cilindros de ignição por centelha com cilindrada de 999 cm3. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
115 |
Tensionador para corrente de comando de motores de veículos automóveis, com corpo principal fabricado em alumínio fundido, força de tensionamento provida por mola de aço SWOSC-V ou equivalente, que fornece uma força de 55 N quando contraída a um comprimento de 32,65 mm, com canal interno para sistema de lubrificação capaz de suportar uma vazão de 40 cm3/segundos à pressão de 3,45 MPa, equipado com válvula de retenção e válvula de alívio de pressão. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
116 |
Caixa de saída d´água do motor, fabricada em liga de alumínio pelo processo de fundição HPDC, posteriormente usinado e montado com tubos conformados mecanicamente a frio; aplicada em motor 4 cilindros de ignição por centelha com cilindrada de 1600cm³; com dimensões de 211 mm x 121 mm x 73 mm e massa de 0,67 Kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
117 |
Válvula central de gerenciamento de fluxo de óleo do variador de fase do eixo de comando de válvulas, com a função de fixar o variador de fase, além de liberar/obstruir o fluxo de óleo para as câmaras de avanço e retardo do variador de fase; fabricado majoritariamente em aço (SB25+QT) (DIN EN ISO 898-1) ou aço (SCM435+QT) (DIN EN 10083), tratado termicamente; dimensões aproximadas de 30 mm (diâmetro) x 79,7 mm (comprimento); peso aproximado de 102 gramas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
119 |
Variador de fase do eixo de comando de válvulas, com a função de variar o enquadramento do eixo comando em relação ao eixo virabrequim atrasando a abertura e fechamento das válvulas de admissão e descarga; fabricado majoritariamente em aço sinterizado (Sint-D11) com tratamento térmico através de têmpera por indução; dimensões aproximadas de 93,3 mm (diâmetro) x 38,6 mm (altura); peso aproximado de 850 gramas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
120 |
Retentor de vedação dinâmica do motor de veículos automóveis de passageiros, composto por borracha FKM, com revestimento em PTFE, com diâmetro externo entre 55 mm a 94 mm, temperatura de operação entre – 30 graus Celsius a 170 graus Celsius e mola de aço de baixa tensão para redução de atrito. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
121 |
Válvula solenoide eletro-hidráulica 2/2 vias, dimensionada para suportar pressões no sistema de até 200 bar e média de 20 bar, temperaturas de trabalho do óleo com range entre -40 graus Celsius e 170 graus Celsius, tempo nominal de ativação de 1700 micro segundos e desligamento de 1000 micro segundos e tempo de vida de 400 milhões de ciclos, utilizada exclusivamente em um sistema de controle eletro-hidráulico totalmente variável de válvulas de admissão de ar nos cilindros de motores a combustão interna em veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
122 |
Suporte de fixação do sistema de combustível constituído de conjunto moldado de componentes em PA66 e uretano RS-103, temperatura de trabalho entre - 35 graus Celsius a 150 graus Celsius, massa de 0,181 kg, com uretano capaz de resistir a ensaio de imersão em óleo por 500 horas a 150 graus Celsius, com resistência à tração mínima de 102 kPa, aplicado no motor de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
123 |
Tubo de alimentação de combustível do sistema de injeção de bicombustíveis, fabricado em aço carbono com brasagem de cobre e tratamento interno em McFNi e externo em MFZn.Ni e controle de contaminação máxima com partículas de massa de 0,7 mg e tamanho máximo de 0,2 mm, submetido a pressão entre 490 MPa a 883 MPa, possui massa de 0,520 kg a 0,570 kg para fixação no motor com injeção direta de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
124 |
Duto flexível de entrada do sistema de admissão de ar dentro do cofre do motor fabricado em borracha tipo NBR-PVC, para operação em pressão relativa negativa, com durabilidade a vibração a uma temperatura de - 25 graus Celsius, diâmetros de bocais de 69 mm e 67 mm, aplicado em motores de veículos de automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
125 |
Duto flexível de entrada do sistema de admissão de ar dentro do cofre do motor fabricado em borracha tipo ACM, para operação em pressão relativa negativa, com resistência à temperatura, combustível, óleo, ozônio e com diâmetro dos bocais de 60,5 mm. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
126 |
Tubo conjunto saída de água, componente do sistema de refrigeração do motor do veículo, com função de interface do líquido refrigerante entre motor e veículo, composto de polímero (PPA/GF35%). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
127 |
Eixo usinado em aço inoxidável, com diâmetro externo entre 7,985 mm e 9,993 mm e comprimento entre 99,5 mm e 118,2 mm, com dureza mínima controlada de 230 Hv.2 ou HRC 48 até HRC 56 nas extremidades, alcançada por processo de têmpera, com rasgo interno e dois furos para montagem de uma válvula do tipo borboleta, utilizado em corpos de borboleta de motores de combustão interna do tipo Otto. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
128 |
Galeria de combustível de alta pressão para sistema de injeção direta; constituído de corpo em aço inoxidável e componentes estampados, forjados e unidos por processo de solda por brasagem; com pressão de operação de 50 a 350 bar, comprimento nominal de 325 mm; usado na fabricação de sistema de injeção direta (galeria + injetores + chicote elétrico) para motor de combustão interna de ciclo Otto; com função de conduzir combustível pressurizado até a câmara de combustão do motor; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
129 |
Tampa; contendo aço inox; com espessura de 1,5 mm, diâmetro nominal interno de 151 mm, diâmetro nominal externo de 331 mm e peso aproximado de 280 gramas; usado na fabricação de amortecedor de vibrações torcionais ; com função de estrutural e de estanqueidade; com aplicação em caminhões, ônibus. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
130 |
Injetor de combustível de alta pressão; constituído de corpo da válvula em aço inoxidável, anéis de vedação com matéria PA66 e PTFE, conexão de plástico, bobina elétrica com fios de cobre, eletroválvula de acionamento e conector elétrico com 2 terminais metálicos banhados em prata, sistema de válvula com aplicação de camada de DLC (Diamond Like Carbon); com pressão de operação de 50 a 350 bar, comprimento aproximado de 96,24 mm, peso aproximado de 78,9 g; usado na fabricação de galeria de combustível; com função de injetar combustível diretamente na câmara de combustão de motor a gasolina ou bicombustível; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
131 |
Flange frontal para motor 1.4 litros, em alumínio AlSi9Cu3 (conforme DIN EN 1706), com dimensões compactas de 255 milímetros x 170 milímetros x 55 milímetros, injetada sob pressão, com paredes de espessuras de 3 milímetros, para fechamento frontal do motor e alojamento do retentor e do eixo do virabrequim, usinada e com acabamento superficial de rugosidade entre 8 e 16 Rz. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
132 |
Tampa de cabeçote lado admissão fabricada em liga de alumínio pelo processo de fundição HPDC e posteriormente usinada com dimensões principais de 205,5 x 225,2 x 66,9 mm e massa de 0,678 Kg (+- 10%). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
133 |
Tampa frontal da distribuição do motor fabricado em liga de alumínio pelo processo de fundição HPDC e, posteriormente, usinado, com dimensões principais de 580 x 260 x 115 mm e massa de 3,129 kg (+-10 %); aplicada em motor de 3 cilindros turbo, de ignição por centelha, com cilindrada de 999 cm3. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
134 |
Rampa de combustível em aço inoxidável para motores com sistema de injeção direta (GDI) com pressão de trabalho de até 280 bar; composta de injetores com aquecimento independente, com geometria específica, ponta estendida e ângulo de injeção dimensionado para garantir uma pulverização de combustível eficiente e uma calibração em acordo com a regulamentação para emissões de poluentes e consumo de combustível; utiliza sensor para monitorar a pressão utilizada no sistema de injeção de combustível; o conjunto tem uma massa aproximada de 0,928 kg, utilizado em motor de combustão por centelha de 3 cilindros turbo flex de 999 cm3. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
135 |
Capa do anel de vedação de alumínio, com inclinação máxima de 0,5 mm, dimensão de encaixe de pressão de 0,75 mm a 0,80 mm, massa entre 0,269 kg e 0,271 kg, aplicado no bloco e virabrequim de motores bicombustíveis com injeção direta de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
136 |
Prato de válvula do sistema de comando de válvula, cementado com profundidade de 0,1 mm a 0,3 mm, dureza de Hr15N 85 a Hr15N 91, diâmetro de 21 mm e massa de 0,006 kg, aplicado em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
137 |
Pescador de óleo de lubrificação do motor a combustão, constituído de plástico do tipo PA6, com componentes em aço (SWCH-10R) e borracha (ACM), comprimento entre 170 mm a 180 mm, resistente a ensaio de vibração com aceleração 17 g até 125 horas sem apresentar falha ou trinca, aplicado em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
138 |
Assento da mola da válvula de escape, com planicidade controlada de 0,1 mm, carbonitretação com profundidade entre 0,1 mm e 0,3 mm, dureza de Hr15N 80 a Hr15N 91, diâmetro de 22 mm e massa até 0,01 kg aplicado em motores bicombustíveis com injeção direta de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
139 |
Conjunto injetor de óleo lubrificante em aço, com pressão de abertura da válvula de 150 kPa com tolerância de 15 kPa e perda máxima de 0,05 l/min em uma condição de pressão de 120 kPa, capaz de resistir a ensaio de durabilidade de 2 milhões de ciclos de variação de pressão de 0 kPa a 500 kPa com temperatura a 120 graus Celsius sem apresentar trincas e vazamentos, aplicado no motor de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
140 |
Tampa de travamento com inserto; contendo aço (S4660MC M e 16MnCr5); com diâmetro externo de 82,5 mm, diâmetro de posição de furação de 68 mm, espessura de 5 mm, resistência a força de extração do inserto de no mínimo 3000 N, rosca com classificação M6 nos furos de fixação com resistência da rosca de mínimo 20 kN conforme DIN EN ISO 898-2, tolerâncias geométricas precisas; usada na fabricação de variador de fase do eixo de comando de válvulas ; com função de garantir a conexão adequada entre os componentes do variador de fase e assegurar a vedação do conjunto, impedindo o vazamento de óleo fora e entre as galerias internas do variador de fase; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
141 |
Tampa de aço inox utilizada em amortecedor de vibrações torcionais, aplicado a motores a diesel de veículos comerciais, com a função estrutural e de estanqueidade, com espessura de 1,5 mm, diâmetro nominal interno de 174 mm e diâmetro nominal externo de 303 mm e peso aproximado de 570 gramas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
142 |
Duto de combustível aplicado em motores de veículos, fabricado em plástico etileno tetrafluoroetileno (ETFE), envolto em uma camada de TPE com espessura de 1,0 mm, com conector de engate rápido de 90 graus, fabricado em material condutor, e engate de 135 graus, fabricado em inox, resistente à pressão interna de, no mínimo, 6 kgf/cm2 e capaz de suportar temperaturas de -40 a 120 graus Celsius, montado com presilha de aço galvanizado e suporte de PA6, para transporte de combustível. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
143 |
Duto de combustível aplicado para transporte de combustível em motores de veículos, fabricado em plástico etileno tetrafluoroetileno (ETFE), envolto em uma camada de TPE com espessura de 1,0 mm, com conector de engate rápido de 90 graus e engate de 135 graus fabricado em inox, resistente à pressão interna de, no mínimo, 4,5 kgf/cm2 e capaz de suportar temperaturas de -40 a +110 graus Celsius, montado com presilha de aço galvanizado e suporte de PA6. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
144 |
Válvula do tipo "guarda-chuva", para retenção do fluxo do retorno de óleo, dotada de corpo em nylon (PA66) e disco em borracha (FKM70135), com diâmetro externo de 16 mm, altura de 4,85 mm e peso aproximado de 0,63 g, própria para aplicação na tampa do comando de válvulas de motores à combustão de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
145 |
Travas de válvula em pares bipartidas conformadas a frio em aço carbono S10C ou SAE1010, com inserção externa por cunha cônica, interior composto por um "groove" com raio de 2,725 mm e tolerância de 25 micrômetros, largura de 0,4 mm com profundidade máxima de 0,15 mm, rugosidade máxima de 6,3 S, ausência de rebarbas e ângulo de cunha de 11 graus 25 minutos e 16 segundos e restrito à tolerância de mais ou menos 0 graus e 30 minutos, resultando em massa total unitária de 0,5 gramas, com força de montagem de 1000 N, aplicadas em motores de pistão de ignição por centelha de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
148 |
Válvula direcional do tipo membrana (Flapper), para controle da direção do fluxo de ar, dotado de corpo em poliamida (PA 6.6 GF35) com detalhes em borracha fluorídrica (FPM 70138), com comprimento de 21,5 mm (+- 0,2 mm), largura de 17,05 mm, espessura de 3,82 mm (+- 0,2 mm) e peso aproximado de 0,84 g, própria para aplicação na tampa do comando de válvulas de motores à combustão de veículos automotivos. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
149 |
Conjunto tampa da corrente e polias de sincronização, aplicado em motores por ignição de compressão de 4 cilindros, composto de tampa de alumínio com furo para a polia do virabrequim de diâmetro de 58 mm e tolerância de, mais ou menos, 0,039 mm, tampa e tubo metálico, parafusos e selo de óleo com borracha capaz de suportar 200 por cento de alongamento mínimo em temperatura ambiente, conforme JISK6251, com peso total de 3,059 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
150 |
Tampa da corrente e polias de sincronização, aplicada em motores por ignição de compressão de 4 cilindros, composta de tampa de aço com espessura 3,2 mm, distância entre furos de X = 42 mm e Y = 77,5 mm, com tratamento surfdine SD2500, planicidade de 0,3 mm em todo o contorno da peça, peso total de 0,143kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
151 |
Eixo do balancim em aço STKM13C, sem costura, usinado, tratado com carbonitretação gasosa, retificado, com 4 ou 12 furos centralizados ao longo do eixo, 1 ou 3 furos de alimentação de óleo e 1 furo passante de fixação, com plugues laterais de vedação dos lados direito e esquerdo, com controle máximo de particulado de 0,8 mm, peso entre 0,345 kg a 0,408 kg, aplicado em motores de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
152 |
Eixo do balancim em aço STKM13C, sem costura, usinado, tratado com carbonitretação gasosa, retificado, tubo interno conformado em formato especial, processo de montagem de tubo interno por meio de interferência de 0,009 mm no diâmetro, com 20 furos centralizados ao longo do eixo, 1 furo passante de alimentação de óleo com formato elíptico e 1 furo passante de fixação, com plugues laterais de vedação dos lados direito e esquerdo e junta do balancim de material NA6G, aplicado em veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
153 |
Corpo injetor de óleo lubrificante, com corpo e tampa em aço baixo carbono, tubo em aço carbono, esfera em aço alto carbono, mola em aço mola, soldados em processo de solda brasagem, pressão de abertura de 135 kPa com tolerância de 15 kPa, pressão de operação de 400 kPa, volume de óleo por acionamento de 1,0 l/min com tolerância de 0,15 l/min para lubrificação do conjunto pistão e anéis em motores a combustão de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
154 |
Isolador de ruídos do motor em poliuretano, com massa de 0,02 kg, com temperatura de trabalho entre - 35 graus Celsius a 150 graus Celsius, excitação máxima de 25 G x 340 Hz, montado em motores bicombustíveis com injeção direta de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
155 |
Anel de inércia; contendo ferro fundido cinzento (EN-GJL-250-EN1561); com diâmetro externo de 145 mm (0 a -0,063mm) tolerância de eixo h8, diâmetro interno de 120,3 mm (+- 0,05 mm), tolerância de furo JS9, dotado de polia múltipla com arestas afiadas, altura de 27,5 mm (+-0,15 mm), com rugosidade da parte interna de 2,5 micrometros e rugosidade geral da peça de 6,3 micrometros, peso aproximado de 0,65 kg; usado na fabricação de amortecedores de vibrações torcionais (TVD); com função de transmitir a potência do virabrequim à correia Poly V, após filtragem de vibrações; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
156 |
Cubo da polia; contendo ferro fundido nodular (EN-GJS-450-10 EN1563); com diâmetro externo de 116,0 mm (+-0,0435 mm) tolerância de eixo js9, diâmetro do furo central passante de 13,5 mm (0 a + 0,027 mm) com tolerância de furo H8, largura de 25,0 mm (+- 0,1 mm) com tolerância de paralelismo de 0,15 mm e de planeza de 0,1 mm, rugosidade do encaixe do eixo de 1,6 micrometros e rugosidade geral da peça de até 6,3 micrometros, dotado de 4 furos oblongos na face, com fundição livre de retrações, porosidade e furos de sopro, peso aproximado de 0,615 kg; usado na fabricação de amortecedores de vibrações torcionais (TVD); com função de Transmitir a potência do virabrequim ao anel de inércia; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
157 |
Duto de alimentação de combustível da linha de baixa pressão de, no mínimo 4 bar e, no máximo, 6,8 bar, composto de 4 camadas em FKM (fluorelastômero), AEM (elastômero de etileno - acrilato), AR (aramida), AEM (elastômero de etileno - acrilato) ou 4 camadas em FKM (fluorelastômero), ECO (elastômero epicloridrina), AR (aramida), AEM (elastômero de etileno - acrilato) e tubo metálico. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
158 |
Duto para transporte de fluído de arrefecimento para motores de veículos automóveis, fabricado em aço baixo carbono segundo norma STKM11A, com diâmetro de 20 mm e espessura de 1,0 mm dobrado em formato próprio para encaixe, com um tubo secundário de diâmetro de 16 mm unido através de brasagem por forno, com as 3 extremidades apresentando rugosidade de RT 12,5 próximo aos bocais, montado com uma curva de borracha EPDM e isolante térmico de elastômero VMQ. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
159 |
Injetor de combustível de alta pressão para injeção direta na câmara de combustão em motores bicombustíveis de ciclo Atkinson, com fluxo dinâmico de até 11,36 mm3 por curso e pressão máxima de 30 MPa, com aplicação de camada de DLC (diamond like carbon) na porção do assento da agulha, para o sistema de alta pressão do motor a combustão com injeção combinada direta e indireta. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
160 |
Pino de pistão; contendo aço baixo carbono ; com formato cilíndrico, diâmetro externo 23,00 mm (- 0,003 mm) x diâmetro interno 13,60 x comprimento 59,70 mm, com cementação e têmpera, acabamento externo lapidado com rugosidade Ra 0,07 e Rz 0,90, produzida a partir de conformação a frio com alma central nas medidas, diâmetro de 11 ,2 min. x comprimento 10,56 max., com faces e chanfros usinados; usado na fabricação de conjunto pistão do motor; com função de transmitir movimento e força para a biela que movimentará o eixo girabrequim; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
161 |
Pistão superior; contendo aço (16MnCr5); com diâmetro externo de 10,95 mm, altura de 27,4 mm, diâmetro da esfera de 10,97 mm, furação com diâmetro de 1,25 mm, furação com diâmetro de 2,00 mm, dureza de 700 + 130 HV10; usado na fabricação de pivô hidráulico para motores a combustão interna; com função de ajuste automático da folga das válvulas através de um sistema hidráulico, e ponto de pivotamento para balancim flutuante, possibilitando a entrada e saída de ar na câmara de combustão do motor; com aplicação em automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
162 |
Protetor de calor para coletor de exaustão de motores de veículos automóveis, fabricado com duas chapas de alumínio segundo norma JIS H4000, sendo uma de 0,125 mm e outra de 0,3 mm de espessura, com presilha de fixação no motor. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
163 |
Capa de proteção metálica do sistema de exaustão constituído de 2 camadas sendo a interna de espessura 0,4 mm e a externa de 0,8 mm, com altura 140,5 mm e comprimento de 117 mm a partir do furo de fixação, com peso de até 0,300 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
164 |
Conjunto base e tubos em aço inox soldados por processo de brasagem para fixação e passagem de água aquecida, com estanqueidade após aplicar pressão de 200 kPa, com altura de 54,7 mm da base do centro do tubo, com 101 mm de comprimento do furo de fixação da base ao centro do tubo, peso de até 0,100 kg, aplicado no motor de automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
165 |
Conjunto de passagem de água quente composto por encapsulamento em alumínio com comprimento entre furos extremos de 198,2 mm, com largura das faces planas de 86 mm e com paralelismo de 0,2 mm na face de montagem, conexões metálicas de junção e parafuso de fixação, sem apresentar vazamento após teste de estanqueidade de 200 kPa, com peso máximo de 1,2 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
166 |
Conjunto de passagem de água quente composto por encapsulamento em alumínio com comprimento entre furos extremos de 79,5 mm no eixo x e 119,5 mm no eixo, planicidade de 0,2 mm na face de montagem, conexão metálica de junção, sem apresentar vazamento após teste de estanqueidade de 0,2 MPa, com peso de até 0,900 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
167 |
Conjunto de tubo e componentes de fixação em aço carbono soldado por processo de brasagem para fixação e passagem da água aquecida, com tratamento superficial na camada externa em zinco níquel com espessura mínima de 5 micrômetros, com tratamento superficial na camada interna de liga de níquel (McNFi) de 3 micrômetros, o conjunto deve suportar teste cíclico de corrosão CCT de 30 ciclos sem apresentar corrosão, com peso de até 0,200 kg, aplicado no motor de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
168 |
Conjunto de tubos e componentes de fixação em aço carbono soldado por processo de brasagem para fixação e passagem de gases, com tratamento superficial na camada externa em zinco níquel, com tratamento superficial na camada interna de liga de níquel (McNFi), capaz de resistir à pressão de 250 kPa sem apresentar vazamento, com comprimento de 203 mm, com peso de até 0,100 kg, aplicado no motor de veículos automóveis. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
169 |
Guia de corrente aplicada na transmissão do sistema de sincronização entre virabrequim e eixo de comando, fabricada em poliamida, pode ser composta por politetrafluoroetileno, com ou sem base em PA66 GF43, com ou sem suporte em SPFH590, temperatura de operação entre - 30 graus Celsius a 150 graus Celsius e rotação máxima de 8600 r/min, com massa entre de 0,030 kg e 0,150 kg, para acoplamento direto na transmissão primária de motores bicombustíveis com injeção direta de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
170 |
Sub braço estrutural metálico em liga (HD2G-1R), com 2 guias metálicos montados sob pressão nas extremidades, com distâncias entre centro de furo com centro dos guias metálicos de 41,7 mm e 84 mm com tolerância mais ou menos 0,1 mm, paralelismo de 0,1 mm e planicidade 0,3 mm, com peso de até 0,100 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
171 |
Tensionador hidráulico aplicado na transmissão do sistema de sincronização entre virabrequim e eixo de comando, com velocidade máxima de vazamento de óleo de 0,6 mm/s a 6 mm/s, com temperatura de - 30 graus Celsius a 150 graus Celsius, rotação de 6900 r/min a 8600 r/min e massa de 0,111 kg a 0,120 kg, para acoplamento direto na transmissão primária de motores bicombustíveis com injeção direta de veículos automóveis de passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
172 |
Tampa de cabeçote lado escapamento fabricada em liga de alumínio pelo processo de fundição HPDC e posteriormente usinada com dimensões principais de 322,5 x 198 x 70 mm e massa de 1,15 Kg (+- 10%). Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
172 |
Anel de inércia utilizado em amortecedores de vibrações torcionais de motores a diesel de veículos comerciais, com função de massa inercial, fabricado em ferro fundido, possui espessura entre 28 mm e 48 mm, diâmetro nominal interno entre 162 mm e 249 mm, diâmetro nominal externo entre 223 mm e 339 mm, com peso máximo de 12,5 kg. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
173 |
Carter de óleo fabricado em chapa metálica XES G10/10 com espessura de 1 mm; dimensões principais de 305 x 205 x 38 mm e massa de 0,590 kg (+- 0,059 kg); aplicado em motor de 3 cilindros turbo, de ignição por centelha, com cilindrada de 999 cm3. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.
(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.
Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 8409.91.90, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Área | Informação |
---|---|
NF-e | uTrib: KG (Quilograma) |
PIS e Cofins | Sujeito ao adicional de 1% (um ponto percentual) a título de Cofins-Importação no período de 01/04/2022 a 31/12/2023 (artigo 8º, § 21 da Lei nº 10.865/2004 e artigo 3º e 5º da Lei nº 14.288/2021). |
PIS e Cofins | Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015). |
Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".
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