Responsável: Ministério da Fazenda
Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 7412.20.00, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.
NCM | Ex | Estrutura da NCM nº 7412.20.00 | IPI (%) |
---|---|---|---|
XV | METAIS COMUNS E SUAS OBRAS | ||
74 | Cobre e suas obras. | ||
7412 | Acessórios para tubos (por exemplo, uniões, cotovelos, luvas (mangas*)), de cobre. | ||
7412.20.00 | - De ligas de cobre | 3,25 | |
Ir para a tabela completa de NCM. |
Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").
Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.
Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".
Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".
Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:
No caso da classificação fiscal (NCM) nº 7412.20.00, temos as seguintes alíquotas de II:
Alíquota TEC | 12,60% |
Alíquota efetiva | 12,60% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC). |
Ex (*) | Descrição da NCM nº 7412.20.00 | II (%) |
---|---|---|
001 |
Conexão em alumínio forjado, contém anel o-ring 21,2 mm x 3 mm e parafuso sextavado, flangeado M8, apresenta nível de limpeza de acordo com ISO 4406, instalada na linha de sução de direção, utilizada em veículos comerciais pesados para transporte de cargas e/ou passageiros. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
002 |
Pórtico fabricado em latão (EN 12164 - CW614N - R480 - F48), com tensão de alongamento de 480 N/mm2, sem a presença de óleo, impurezas, manchas, rebarbas (rebarba lateral máxima de 0,02 mm), trincas, marcas e oxidação, com usinagem interna de tolerância milesimal e rugosidade (rmáx 16) com a presença de ranhuras simétricas transversalmente usinadas em escala centesimal, diâmetro de 16 mm ou 22 mm, próprio para aplicação no conector de sistema de engate rápido pneumático de freios de veículos leves a extra-pesados Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
003 |
Anel metálico de travamento; contendo liga de latão (CuZn39Pb3) de acordo com a norma DIN 17660; com diâmetro externo de 8 mm a 14,75 mm (+- 0,05 mm) e altura de 2,2 mm a 2,8 mm +- 0,15 mm) para tubos de poliamida (PA) de 6 x 1 mm a 12 x 1,5 mm; diâmetro de 18,75 mm a 19,45 (+-0,05) mm e altura de 3,5 mm a 3,75 mm (+- 0,2 mm) para tubos de PA de 15 x 1,5 mm e 16 x 2 mm; dotado de um corte, rugosidade geral de Ra3,2 micrômetros, raio máximo da aresta de travamento de 0,01 mm ; usado na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar o travamento e destravamento do tubo de PA; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
004 |
Carcaça metálica; contendo liga de latão (CuZn39Pb3); com diâmetro superior de 15,4 mm a 27,7 mm (+- 0,2 mm), altura de 21,3 mm a 41,7 mm (+- 0,3 mm), rugosidade geral de Ra3,2 micrômetros, rosca de M10x1 a M26x1,5; usado na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a posição dos componentes internos e externos da conexão pneumática além de assegurar interface de montagem através da rosca; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
005 |
Carcaça metálica rotativa; contendo liga de latão CuZn39Pb3; com diâmetro do pórtico de 14,8 mm a 20,25 mm (+- 0,1 mm), altura de 31,9 mm a 43 mm (+- 0,4 mm), dotada de cavidades para assentamento de três anéis o-ring; usado na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a posição dos anéis o-ring, capa de proteção dos anéis o-ring superiores, possibilitar a interface de montagem através da rosca, realizar a interface com demais conexões através de pórtico; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
008 |
Carcaça metálica reta de engate rápido; contendo liga de latão (CuZn40Pb2 e CuZn39Pb3); com diâmetro de 24,5 a 31,3mm e rosca de M16x1,5 a M22x1,5 e 3/8 polegadas NPTF, dotado de 18 estrias (abertura de 60 graus) para travamento rotacional; usada na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a posição da capa metálica roscada além de garantir a interface de montagem através da rosca; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
009 |
Carcaça metálica 45 graus de engate rápido; contendo liga de latão (CW617N S); com altura de 49 mm a 60 mm e rosca de M16x1,5 a M22x1,5 e 3/8 polegadas NPTF, dotado de 18 estrias (abertura de 60 graus) para travamento rotacional; usada na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a posição da capa metálica roscada além de garantir a interface de montagem através da rosca; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
010 |
Carcaça metálica 90 graus de engate rápido; contendo liga de latão (CW617N S); com altura de 35,75 mm a 44,75 mm e rosca de M16x1,5 a M22x1,5 e 3/ polegadas NPTF, dotado de 18 estrias (abertura de 60 graus) para travamento rotacional; usada na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a posição da capa metálica roscada além de garantir a interface de montagem através da rosca; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
011 |
Bico metálico de engate rápido para mangueira; contendo liga de latão (CuZn39Pb3); com altura de 57,4 mm (+- 0,3 mm), diâmetro de 17,5 mm a 20,0 mm (+-0,1 mm), dotado de uma extremidade com 18 estrias (abertura de 60 graus) para travamento rotacional e uma extremidade com bico para mangueira (com três rebaixos de 12 graus (+- 3 graus)) e um canal para identificação de vazamento; usado na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a união entre mangueira e conexão e detectar falha de montagem através de vazamento controlado; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
012 |
Capa metálica roscada; contendo liga de latão (CW614N S); com rosca de M17x1,5, altura de 21,5mm (+- 0,26 mm), diâmetro de 21mm (+- 0,11 mm), usado na fabricação de conexão pneumática para mangueiras de borracha; usado na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a posição dos componentes internos (anel metálico, anéis o ring) da conexão pneumática além de permitir a manutenção através da desmontagem; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas. Ver observação (5) abaixo. |
2,00 |
==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.
(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.
(12) Essa NCM consta do Anexo III da Resolução GECEX nº 272/2021, alterada pela Resolução GECEX nº 310/2022, que reduz a zero a alíquota do Imposto de Importação de produtos do setor aeronáutico. Verifique a legislação para saber se o seu produto está beneficiado!
Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 7412.20.00, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Área | Informação |
---|---|
NF-e | uTrib: KG (Quilograma) |
PIS e Cofins | Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015). |
Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Todo o conteúdo publicado é de livre acesso e 100% gratuito, sendo que a ajuda que recebemos dos usuários é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, ficaremos muito gratos se puder ajudar.
Abaixo dados para doações via pix:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.