NCM nº 7320.90.00 - Com alíquotas de IPI e Imposto de Importação atualizadas

Responsável: Ministério da Fazenda

Estrutura da NCM e tributação do IPI

Abaixo você encontra a estrutura detalhada da classificação fiscal (NCM) nº 7320.90.00, com a respectiva alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Lembramos que as mercadorias (ou produtos) estão distribuídas na Tabela de Incidência do IPI (TIPI/2022) por seções, capítulos, subcapítulos, posições, subposições, itens e subitens, sendo que a alíquota do IPI só existe para o último nível (ou seja, para o subitem, cuja estrutura sempre será no formato: XXXX.XX.XX). Além disso, os produtos marcados com a notação "NT" na coluna "IPI (%)" não são tributados por esse imposto.

NCM Ex Estrutura da NCM nº 7320.90.00 IPI (%)
XV METAIS COMUNS E SUAS OBRAS
73 Obras de ferro fundido, ferro ou aço.
7320 Molas e folhas de molas, de ferro ou aço.
7320.90.00 - Outras 9,75
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Imposto de Importação do NCM 7320.90.00

Como Estado Parte do Mercosul o Brasil adota a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC). Portanto, para a maioria dos NCM's temos que a alíquota do Imposto de Importação (II) efetivamente aplicada nas importações realizadas pelos brasileiros é àquela constante na TEC (a chamada "alíquota TEC").

Porém, há códigos NCM's que o Governo brasileiro decidiu utilizar uma alíquota de II diferente daquela constante na TEC, a chamada "alíquota efetiva". Essa alíquota se sobrepõe à "alíquota TEC" quando das importações de produtos do exterior.

Há, ainda, códigos NCM's ou partes de códigos (como o ex-tarifário) que fazem parte de instrumentos ou regras de exceção, os quais possuem uma alíquota específica de Imposto de Importação (II), aqui chamada de "alíquota de exceção".

Na prática temos a TEC adotada pelos países membros do Mercosul e uma "TEC ajustada" que efetivamente é adotada pelo Brasil, onde as alíquotas podem ser iguais ou diferenciadas. O código NCM ainda pode constar de uma lista de exceção possuindo, assim, uma alíquota específica (de exceção), sendo esta aplicável em detrimento da "TEC ajustada".

Devido ao exposto, apresentamos para cada NCM três alíquotas de II, quais sejam:

  1. Alíquota TEC: é àquela constante na TEC, não sendo utilizada nas importações pelos brasileiros. Apresentamos ela apenas para fins informativos;
  2. Alíquota efetiva: é àquela efetivamente utilizada nas importações, a qual pode ser a mesma da TEC ou diferente, no caso de eventual majoração ou redução tarifária implementada pel Brasil; e
  3. Alíquota de exceção: no caso do Brasil ter adotado algum instrumento ou regra de exceção para o NCM, sendo que ela prevalecerá sobre a "alíquota efetiva".

No caso da classificação fiscal (NCM) nº 7320.90.00, temos as seguintes alíquotas de II:

Alíquota TEC 16,00%
Alíquota efetiva 16,00% (fundamentação: o Brasil adota como alíquota efetiva do Imposto de Importação a alíquota constante na TEC).

Alíquota de exceção para o NCM 7320.90.00:

Ex (*) Descrição da NCM nº 7320.90.00 II (%)
001 Mola plana de constante elástica média de 24,5N/mm, em formato "C" manufaturada em aço carbono C60 endurecido por tratamento térmico e jateado na região da curvatura principal de dobra, corpo com largura aproximada de 25,8 mm, altura 150,0 mm e espessura de 6,4 mm, utilizada em conjuntos de freio a tambor.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
002 Molas aplicadas em tensionadores de correia de sistemas de transmissão de veículos automotores, com tolerância de torque de 10%, ângulo objetivo de trabalho de +- 5,5 graus, durabilidade de 1680 ciclos por minuto (+/- 20 ciclos por minuto) durante 800h em temperatura de 95 Graus Celsius sem apresentar trincas, falhas ou perdas de torque superiores a 15%.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
003 Mola anti-retorno do retrator dos cintos de segurança dos veículos automotores, fabricada em aço inoxidável austenítico (X10CrNi18-10), com resistência à tração na faixa de 1.500 N/mm2 a 1.750 N/mm2 e alívio de tensões a 240 Graus Celsius.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
004 Mola carga tipo lâmina em aço (C75S (1074)) ou equivalente 10132-4 austêmpera para atingir a microestrutura bainítica em toda a espessura da peça com classe de Dureza (HV10 420-480); estampada a frio a partir do processo de (corte fino de alta precisão) conforme a norma DIN 5480, espessura de 1,9 mm considerando suas extremidades com chanfros raiados de geometria circular.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
005 Mola ômega da trava dos retratores dos cintos de segurança dos veículos automotores, fabricada em aço mola (X10 Cr Ni 18 8 - 1.4310), resistente à corrosão mergulhado em óleo com acabamento conferido por pedra de diamante ou por um material isento de corrosão, além de ser revestido eletroliticamente com níquel com peso de 0,21 g.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
007 Mola aramada para bancos dianteiros, confeccionada em aço-liga de médio carbono dobrado em forma de zig-zag interligado com insertos poliméricos de polipropileno de alta resistência, com 348 mm de comprimento e 250 mm de largura, aplicado em assentos de bancos dianteiros do passageiro e motorista.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
008 Mola de pressão, utilizada em pinça de freio a disco automotivo, tem a função de dar apoio a pastilha de freio montada no suporte, além de força e pressão apropriadas, acabamento superficial em PTFE (“Teflon”) para melhor deslizamento, material (SUS301), largura de 77mm a 84mm, comprimento de 43mm a 44,7mm, espessura de 0,4mm.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
009 Mola de pressão, utilizada em pinça de freio a disco automotivo, tem a função de dar apoio a pastilha de freio montada no suporte, além de força e pressão apropriadas para evitar ruídos no acionamento e no descanso, acabamento superficial em PTFE (“Teflon”) para melhor deslizamento, material (SUS301), largura de 65,6mm a 70,5mm, comprimento de 37,7mm a 43,8mm, e espessura de 0,4mm.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
010 Mola de pressão, utilizada em pinças de freios a disco automotivos, tem a função de dar apoio a pastilha de freio montada no suporte com acabamento superficial em PTFE (“Teflon”) para melhor deslizamento, fabricado em material (SUS301), largura de 23 mm a 27,50 mm, comprimento de 25 mm a 27,30 mm, espessura 0,4 mm.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
011 Mola da pastilha de aço, estampada, em formato "C" e com ponte unindo parte interna com a parte externa, com as dimensões de comprimento de 91,4 mm (+- 1 mm), largura de 42,8 mm (+- 1 mm) e altura 9,85 mm (+- 2 mm), força elástica de 13,5 N (+- 3 N), alívio de tensão a 370 grau C por 10 minutos, utilizada no conjunto de freio a disco de veículos automotores e com peso de 14 g (+- 2 g).
Ver observação (5) abaixo.
2,00
012 Mola de aço-inox austenítico, estampada, com ou sem revestimento em camadas de PTFE, em formato "C" com as dimensões de largura e comprimento de 27 a 40 mm e altura de 22 a 37 mm, com peso de 5 g (+- 0,2 g), com resistência a corrosão vermelha de 720h, alívio de tensão a 275 Graus Celsius por 30 minutos, utilizada no conjunto de freio a disco de veículos automotores.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
013 Pacote de molas de travamento utilizado em sistema de auto-ajuste de platôs de embreagem,com função de evitar movimento indevido do sistema, composto por duas molas chapa de espessura entre 0.5 mm e 1.5 mm em aço inoxidavel soldadas, com dimensões entre 15 mm e 60 mm para aplicação em veículos comerciais (ônibus e caminhão).
Ver observação (5) abaixo.
2,00
014 Mola de torção tipo pino, fabricada em aço de alta resistência com liga de ferro e níquel, com mecanismo interno de molas para controle de esforço e posição de abertura, com força de atuação máxima para abertura de 13N e fechamento de 18N, dimensões de 100,8 mm de comprimento e 51,5 mm de largura, própria para aplicação no apoio de braço do console central de veículos automotivos.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
015 Mola espiral, aplicada em assentos, para reclinação do encosto, constituída de aço (SWRH62A), com comprimento total de 694 mm, espessura de 3,0 mm, largura de 8,8 mm, dureza da parte efetiva da mola entre 380 HV e 460 HV e aplicada em veículos automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
016 Mola espiral, aplicada em assentos, para reclinação do encosto, constituída de aço (SWRH62A), com comprimento total de 498 mm, espessura de 3 mm, largura de 8,5 mm e dureza da parte efetiva da mola entre 380 HV e 460 HV e utilizada em veículos automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
017 Mola espiral, aplicada em assentos, para reclinação do encosto, constituída de aço (SWRH62A), com comprimento total de 178 mm, espessura de 2 mm, largura de 5 mm, dureza da parte efetiva da mola entre 380 HV e 460 HV e utilizada em veículos automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00
018 Mola espiral, aplicada em assentos, para reclinação do encosto, constituída de aço (SWRH62A), com comprimento total de 498 mm, espessura de 3 mm, largura de 8,5 mm e dureza da parte efetiva da mola entre 380 HV e 460 HV e utilizada em veículos automóveis.
Ver observação (5) abaixo.
2,00

Observações:

==> Quando o código do ex-tarifário for "TOD" aplica-se a alíquota do Imposto de Impotação (II) prevista para o respectivo NCM em qualquer importação. Por outro lado, quando possuir um número de ex-tarifário a alíquota de exceção só valerá para o produto descrito.

(5) Conforme Resolução Gecex nº 284/2021, que reduz o II incidente na importação de autopeças sem produção nacional equivalente para 2%, quando forem importadas para produção. Esse benefício depende de habilitação específica no Siscomex, sem prejuízo da necessidade de habilitação para operar no comércio exterior e demais obrigações legais cabíveis.

(12) Essa NCM consta do Anexo III da Resolução GECEX nº 272/2021, alterada pela Resolução GECEX nº 310/2022, que reduz a zero a alíquota do Imposto de Importação de produtos do setor aeronáutico. Verifique a legislação para saber se o seu produto está beneficiado!

Mais informações da NCM do 7320.90.00

Abaixo listamos algumas informações tributárias e de comércio exterior referente a NCM nº 7320.90.00, inclusive sua Unidade de Medida Tributável e Estatística no Comércio Exterior (uTrib) a ser utilizada quando da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Referente a tag uTrib da NF-e de Exportação, importante mencionar que seu conteúdo será migrado automaticamente para o campo de "Unidade de Medida Estatística" da Declaração Única de Exportação (DU-E).

Área Informação
NF-e uTrib: KG (Quilograma)
PIS e Cofins Admitido para fruição do benefício fiscal intitulado "Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra)" desde 01/05/2015, conforme percentuais definidos na legislação (artigo 2º, caput, § 7º do Decreto nº 8.415/2015).

Buscar NCM ou mercadoria no Portal:

Para consultar outro código NCM ou mercadoria (produto), ou ainda verificar a alíquota do IPI e do Imposto de Importação (II) que o mesmo está sujeito, faça uma consulta em nosso banco de dados de NCM, é gratuito! Para tanto, basta informar o número da NCM ou a descrição do produto e clicar no botão "Buscar".

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